Saiba tudo sobre o UTV, veículo que Zé Neto dirigia no momento do acidente
Por Flavia Cirino - 01/10/24 às 07:16
Conforme OFuxico destacou, o cantor Zé Neto, da dupla sertaneja com Cristiano, passou por momentos de tensão após um acidente de UTV em Fronteira (MG), no último dia 28 de setembro. O sertanejo precisou de pontos na cabeça e segue em observação no Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), após sofrer um corte profundo causado pelo impacto em um ferro durante uma trilha.
Veja o que Cristiano diz sobre o estado de saúde de Zé Neto
Zé Neto dirigia um UTV, sigla para “Utility Task Vehicle”, veículo utilitário multitarefas, popular em trilhas e terrenos acidentados. Com preços que varias de R$ 120 mil a R$ 280 mil, o “brinquedinho” é proibido de trafegar nas ruas.
Trata-se de um veículo “metade carro e metade quadriciclo”, com uma estrutura que protege os passageiros e base motorizada semelhante a um quadriciclo.
Com motor de combustão interna, esses veículos geralmente têm tração nas quatro rodas, mas podem variar dependendo do modelo. São usados tanto para recreação quanto para trabalho em locais de difícil acesso. Assim como um carro, o UTV possui motor, chassi, freios e câmbio, podendo ser automático ou manual.
Regras de circulação
Existem regras específicas para a condução de UTVs no Brasil, conforme estabelecido pelo Contran na resolução 573 de 2015.
O quadriciclo deve ter placa de identificação e só pode circular em vias urbanas, desde que identificado com a placa, por exemplo.
Além disso, o condutor deve possuir CNH categoria B e usar capacete, assim como o passageiro.
Recuperação de Zé Neto
Após o acidente, a esposa de Zé Neto, Natália Toscano, informou que eles estavam na casa de Cristiano quando decidiram fazer a trilha. O cantor postou um vídeo nas redes sociais mostrando o ferimento, afirmando: “Estou com dreno. Foi um corte bem grande. Está tudo bem, Graças a Deus”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Levado ao hospital, o sertanejo passou por uma tomografia. O exame descartou lesões graves, mas ele permanece em observação. De acordo com o boletim médico mais recente, divulgado no dia 29 de setembro, o sertanejo está “consciente, com quadro de saúde estável e evoluindo de forma satisfatória”, mas sem previsão de alta.
Além do acidente, Zé Neto enfrenta problemas com a saúde mental. Em agosto, a dupla anunciou o cancelamento de shows por 90 dias, devido ao tratamento do cantor contra depressão e síndrome do pânico.
Nas redes sociais, Cristiano desabafou sobre a situação do amigo: “Luto com o meu irmão há quase quatro anos, tentando de toda forma ajudá-lo”.
Zé Neto também passou por um processo de autodestruição com o uso excessivo de álcool, como revelou Cristiano. “Ele estava bebendo muito, exageradamente”, disse. A pausa veio como uma medida para evitar o agravamento da situação, buscando preservar a saúde do cantor.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino