Pelé celebrou os 100 anos de idade da mãe 2 meses antes de morrer
Por Raphael Araujo - 30/12/22 às 10:50
Morreu, na tarde de quinta-feira, 29 de dezembro, Pelé, o Rei do Futebol do Brasil e do Mundo, aos 82 anos de idade. O ex-jogador que lutava contra um câncer desde 2021 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da cidade, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada apresentando inchaço em todo o corpo. Lá, o ex-atleta foi identificado pelo corpo clínico como anasarca, um inchaço generalizado, além de uma síndrome edemigênica e insuficiência cardíaca descompensada.
Porém, curiosamente, a mãe do ex-jogador, Celeste Arantes, ainda está viva, e teve seu aniversário de 100 anos comemorando pelo craque da seleção brasileira, pois a matriarca celebrou a marca de vida no último dia 20 de novembro, com Pelé publicando uma homenagem nas redes sociais.
“Hoje, celebramos 100 anos de vida da Dona Celeste. Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu ele.
Leia+: Xuxa se pronuncia sobre a morte do rei Pelé
Celeste Arantes deu a luz à Pelé com apenas 18 anos de idade na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Posteriormente, eles passaram a viver em Bauru, no interior de São Paulo, durante a infância e adolescência do atleta.
Nessa época, Edson Arantes do Nascimento passou a jogar futebol sob influência do pai, Dondinho, aprendendo mais sobre o esporte que passaria a dominar sua vida profissional, e anos depois, já adulto, foi morar em Santos e jogar pelo clube de mesmo nome, na qual eternizou sua carreira.
PELÉ JÁ PROMOVEU SÃO PAULO COM SAMBA PRÓPRIO
Pelé, o Rei do futebol, já presenteou a cidade com um vídeo publicitário para promover São Paulo. Nele, Pelé canta e dança um samba de autoria dele. O material foi produzido em 2009. A campanha tinha o objetivo de promover o turismo na cidade.
Leia+: Morte de Pelé ‘cancela’ novela na Globo e irrita o público
O Rei do Futebol também escreveu a letra da propaganda e desistiu de receber cachê pelo trabalho. Na cerimônia de entrega do material à prefeitura, Pelé agradeceu o apoio do maestro Ruriá Duprat e do diretor Sérgio Amon, que participaram da propaganda.
“Me honra muito poder dar esse presente à cidade de São Paulo, que sem dúvida nenhuma é a capital do Brasil”, disse o jogador na época. “O início da minha carreira começou em São Paulo. Alguns dos melhores momentos da minha vida foram no Pacaembu e no Morumbi. Foi um gol de placa receber essa homenagem”, completou Pelé.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.