Estreia de Fátima Bernardes no ‘The Voice Brasil’ tem péssima audiência

Por - 16/11/22 às 16:19

fátima bernardes posando no palco do the voice brasilTV Globo/João Cotta

Após a saída de Fátima Bernardes do “Encontro” para apresentar o “The Voice Brasil”, ambos da TV Globo, muita curiosidade girou em torno da estreia da 11ª temporada do reality show, que finalmente aconteceu na noite de terça-feira, 16 de novembro.

Porém, de acordo com o site Notícias da TV, a audiência da estreia da apresentadora não correspondeu às expectativas, registrando apenas 15,1 pontos de média de audiência na Grande São Paulo. Para efeitos de comparação, a estreia ano passado marcou média de 18,5 pontos. A estreia ainda foi afetada pela pior terça-feira de “Travessia”, que registrou 22,6 pontos de média na hora anterior ao programa.

Antes de 2022, a pior estreia do “The Voice Brasil” vou em 2020, com 16,9 pontos, enquanto a estreia da atração na grade horária da emissora em 2012 foi de 15,5 pontos, ainda maior que o último programa exibido.

Porém, é importante ressaltar que a atração mesmo assim eixou a Globo em primeiro lugar no ranking de audiência da faixa horária, superando “A Fazenda 14”, da Record TV, que marcou oito pontos em plena formação de Roça da semana, que foi vice-líder na audiência.

Leia+: Fátima Bernardes testa positivo para Covid-19 e bagunça agenda do ‘The Voice Brasil’

FASES DO THE VOICE BRASIL

Audições às cegas – Na primeira fase, os candidatos se apresentam e são avaliados apenas pela voz. Os técnicos viram suas cadeiras e montam seus times: Time Gaby, Time IZA, Time Lulu e Time Teló. Se mais de um técnico virar, o participante é quem escolhe com quem quer trabalhar. São 12 vagas em cada time. O botão de bloqueio fica disponível durante toda a fase. Com ele, os técnicos podem bloquear uns aos outros e o técnico bloqueado só descobre que está impedido de participar da disputa pela voz se decidir virar sua cadeira.

Tira-teima – Os técnicos Gaby Amarantos, IZA, Michel Teló e Lulu Santos precisam reduzir seus grupos e, para isso, ​formam quartetos, que vão se enfrentar – um em cada programa do Tira-Teima – em números solos. De cada quarteto, o técnico salva duas vozes. As outras duas ficam disponíveis para o “Peguei”. Nesta fase, cada técnico tem dois “Pegueis”. Os times terminam o Tira-Teima com oito vozes, cada.

Batalhas – Com as equipes formadas, os técnicos Gaby Amarantos, IZA, Michel Teló e Lulu Santos dividem seus times em duplas para batalhar cantando a mesma música. Ao final da apresentação, o técnico decide qual dos dois candidatos permanece no time. Nesta etapa, os técnicos também podem usar o “Peguei” para resgatar os eliminados das performances — são dois “Pegueis” por time

Batalha dos técnicos – Nesta fase, um técnico desafia o outro para um duelo, cada um com uma voz representando seu time. Cabe aos dois técnicos que não participam da disputa definir quem foi o vencedor. A voz do time que perder deixa a competição. Ao final de todas as rodadas, o técnico que tiver mais vitórias ganha uma vantagem para a fase ‘Remix’.

Michel Teló, IZA, Gaby Amarantos e Lulu Santos no palco do The Voice Brasil
Os técnicos ficaram surpresos com o nível dos candidatos – Foto TV Globo/ João Cotta

Leia+: The Voice Brasil: Desabafo, emoção e participante grávida na estreia

RETA FINAL DA COMPETIÇÃO

Remix – Nessa fase os times estão desbalanceados. Cada técnico tem três vagas e escolhe uma voz do time para avançar direto para a próxima fase, garantindo já uma vaga na semifinal. Os demais integrantes se apresentam disputando as duas vagas restantes. São duas rodadas de salvamento: na primeira, os técnicos salvam uma voz de seus próprios times; na segunda, todas as vozes restantes ficam à disposição dos técnicos. O técnico com mais vitórias na fase ‘Batalha dos técnicos’ tem a vantagem de ser o primeiro a escolher as vozes para completar sua equipe, seguido pelos demais, por ordem de vitórias na fase anterior.

Semifinal – Os três candidatos de cada time se apresentam individualmente, mas apenas um segue para a ‘Final’. Durante o show de cada time, o público vota na sua voz predileta. Sem saber o resultado da votação, o técnico escolhe um dos participantes para receber uma pontuação bônus. O candidato que alcançar a maior pontuação, somando a porcentagem de voto do público e o bônus concedido pelo técnico, é o finalista do time.

Final – Na grande final, cabe ao público decidir o campeão. O vencedor ganha um prêmio de R$ 500 mil e assina contrato a Universal Music.

O “The Voice Brasil” tem direção artística de Creso Eduardo Macedo, e apresentação de Fátima Bernardes, com Thais Fersoza nos bastidores. A produção é de Valesca Campos, e a direção de gênero é de Boninho. O reality está previsto estreou dia 15 de novembro e irá ao ar às terças e quintas após “Travessia”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.