Renascer amarga média de audiência menor que Terra e Paixão
Por Raphael Araujo - 10/09/24 às 13:49
O último capítulo de “Renascer” encerrou a trajetória da novela na TV Globo na noite de sexta-feira, 06 de setembro, após sete meses no ar. Exibida em meio a desafios de programação, como a transmissão do jogo entre Brasil e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e um pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a trama não obteve os resultados esperados.
Aliás, a trama como um todo acabou tendo números que não agradaram emissora. De acordo com a coluna Play, do jornal O Globo, na média geral, “Renascer” teve 27 pontos no Rio de Janeiro, dois a menos que sua antecessora, “Terra e Paixão”. Em São Paulo, o remake teve uma média de 26 pontos, um abaixo da trama de Walcyr Carrasco.
Marcos Palmeira sobre Renascer: ‘Foi muito positivo’
Capítulo final de “Renascer” amarga recorde negativos
O capítulo final de “Renascer” registrou a segunda pior audiência entre os desfechos de novelas das nove da Globo, segundo o portal F5 da Folha de S. Paulo. Dados prévios do Kantar Ibope na Grande São Paulo apontaram uma média de 27 pontos, com pico de 29, ficando à frente apenas de “Um Lugar ao Sol”, que terminou com 25 pontos.
Lembrando que, enquanto a Globo transmitia o último capítulo de “Renascer”, a Record apostava na novela “Força de Mulher”, que alcançou 5,5 pontos, consolidando-se como vice-líder no horário. Já o SBT, com a exibição de “A Caverna Encantada”, registrou 3,6 pontos, garantindo o terceiro lugar em audiência.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Ao analisar o final de outras produções recentes, a audiência do último capítulo de “Renascer” se destacou negativamente. O fim da reprise de “Fina Estampa”, exibida em 2020, liderou com 37,6 pontos, seguida de “A Força do Querer”, também reprise de 2020, que obteve 36,8 pontos. “Amor de Mãe”, outro grande sucesso, registrou 35,7 pontos, enquanto o remake de “Pantanal” encerrou com 34 pontos.
Em relação à média geral durnate toda a trama, “Renascer” conseguiu apenas superar os números de “Um Lugar ao Sol”, “Babilônia” e “Travessia”, sendo uma das novelas das nove com menor desempenho nos últimos anos. A novela terminou com uma média geral de 25,5 pontos, segundo o portal O Planeta TV. Lembrando os números podem sofrer variações no consolidado, aumentando ou diminuindo a média.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.