Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África
Por Redação - 18/02/12 às 05:27
Para criar seu Carnaval, a Acadêmicos do Tucuruvi buscou inspiração nos povos do além-mar. O misticismo de fez presente no desfile com os rituais da África,com direito a momentos retratando a vida selvage do luga.
A influência da raça negra no carnaval brasileiro ganha destaque especial com a rainha Valéria de Paula e sua fantasia de deusa Africana.
Entre os passistas famosos, a modelo Caroline Bittencourt, que saiu como madrinha de bacteria, além do rapper Emicida e Graciella Carvalho, vice-campeã do concurso Miss Bumbum.
Enredo: O Esplendor da África no Reinado da Folia
Carnavalesco: Wagner Santos
Componentes: 3,5 mil
Alas: 22
Alegorias: 5
Intérprete: Igor Vianna
Mestre-sala e Porta-bandeira: Róbinson da Silva e Thais Paraguassú
Rainha da bateria: Valéria de Paula
Sinopse do enredo:
O desfile da Tucuruvi fará uma reverência aos povos primitivos africanos, evidenciando o respeito à vida e à natureza. O desfile estará dividido em cinco setores: “o esplendor de uma civilização que o mundo não viu”, “o respeito pela natureza, o seu maior tesouro”, “a fé e a religiosidade cultural”, “riqueza da arte africana” e “arte e cultura brasileira herdados dos filhos da África”. Nesse último, a escola irá mostrar, por exemplo, as influências na gastronomia brasileira, com os temperos trazidos do outro continente. Palhas, esteiras e muita juta estarão nas alegorias e fantasias, num belo espetáculo, simples, mas original.
Letra do samba:
Autores: Rodrigo Atração, Fábio Jelleya, Edson Liz, Henrique Barba, Silvinho, Márcio Alemão, Waltinho, Felipe Mendonça, André Filosofia, Maurício Pito, Diley Machado, Leandro Franja e Xandinho
Teu filho, oh mãe África,
Faz festa pra te exaltar
Sou Tucuruvi, tua história
Meu samba vai revelar
África!
Terra de raro esplendor
Berço de uma nação
Que acolhe teus filhos em teu coração
“Brilhou em teu solo a riqueza”
Lindas obras da mãe natureza
Selvagem paraíso: um tesouro natural!
Em cada filho teu, o amor por esse chão
Levantando a bandeira da preservação
É a fé que embala o teu caminhar
Na mãe feiticeira o dom de curar
Ao som do tambor, há celebração
A magia se espalha e traz proteção
No dia a dia,
A arte era a tradução da criação
Modelada pelas mãos,
A inspiração transformou-se em alegria
Chegou à Bahia, na ginga da capoeira,
Com seu sabor, essa cultura
Fez nascer a raça afro-brasileira
Hoje, com a benção dos bambas,
Minha escola de samba vai passar
Com garra defendo meu pavilhão
No peito, a marcação
Herdeiro, eu sou, da batida do tambor (ô ô ô)
Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Academicos do Tucuruvi Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África Acadêmicos do Tucuruvi mostra as belezas da África
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.