Águia de Ouro aposta em Amsterdã e quer voltar ao topo
Por Flavia Cirino - 14/02/2026 - 10:30

A Águia de Ouro prepara uma mudança de rota ambiciosa para o Carnaval de São Paulo 2026. Com a estreia do carnavalesco Alexandre Louzada, a escola da Pompeia aposta em um enredo internacional para tentar recolocar seu nome entre os grandes destaques.
O tema escolhido, “Mokum Amsterdã: o voo da Águia à cidade libertária”, promete uma viagem cultural pela capital holandesa. Isso além de propor paralelos com a identidade brasileira. Assim, Louzada pretende construir uma narrativa que conecte povos, costumes e histórias de liberdade. Tudo isso em uma estrutura que principalmente lembra trabalhos anteriores do artista no Rio de Janeiro.
Alexandre Louzada estreia e propõe conexões culturais
Conhecido por enredos que exploram referências fora do Brasil, Louzada chega à Águia de Ouro com a missão de renovar o repertório da escola. Além disso, ele aposta em correlações entre brasileiros e holandeses, fórmula que já trouxe bons resultados em sua carreira.
Em 2017, por exemplo, o carnavalesco conquistou o título no Carnaval carioca ao desenvolver um enredo sobre Marrocos. Agora, ele tenta repetir o impacto, só que em solo paulistano, com Amsterdã como cenário principal.
Escola quer voltar ao Desfile das Campeãs
A azul e branco da zona oeste busca seu segundo título no Grupo Especial e também quer retornar ao Desfile das Campeãs, algo que não acontece desde 2020, quando levantou o troféu.
Em 2025, a escola homenageou o cantor Benito di Paula e terminou na 7ª colocação, com 269,5 pontos. Apesar de uma boa apresentação, ficou a apenas três décimos da campeã Rosas de Ouro, o que aumentou ainda mais a expectativa por uma virada em 2026.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Neste Carnaval, a Águia de Ouro será a segunda escola a entrar na avenida neste sábado, 14 de fevereiro. Na mesma noite, desfilam nomes fortes como Império de Casa Verde, Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel, o que promete uma disputa intensa no Sambódromo do Anhembi.
Veja a ficha técnica da Águia
Enredo: Mokum Amsterdã, o Vôo da Águia na Cidade Libertária
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Direção de Carnaval: Jacque Meira
Intérpretes: Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto
Mestre de Bateria: Rodrigo Neves – Mestre Moleza
Rainha da bateria: Renata Spalicci
Mestre-sala e Porta-bandeira:
Comissão de Frente: Robson Bernardino
Famosos:
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino
























