Band revoluciona e deixa transmissão dos desfiles de Carnaval ‘na palma da mão’ dos telespectadores
Por Luigi Civalli - 21/02/25 às 15:26

O Carnaval de 2025 se aproxima e as atenções já estão voltadas para a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Neste ano, as escolas de samba da Série Ouro se preparam para dois dias de festa e competição. A Band será a responsável pela transmissão exclusiva do evento na TV aberta.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Ao todo, 16 agremiações vão cruzar a avenida, divididas em duas noites de apresentações. Os desfiles acontecerão na sexta-feira (28 de fevereiro) e no sábado (1º de março).
Porém, neste ano, a Band vai inovar na transmissão, trazendo a mesma qualidade de sempre, mas com uma preocupação especial com o público. Em conversa exclusiva com o OFuxico, a diretora artística do Band Folia, Paola Novaes, explicou a grande novidade: um QR Code para deixar o desfile na palma da mão do telespectador.
Os melhores momentos do BBB 25 você encontra no Kwai

“Quanto mais a gente mergulha no desfile, seja nas nossas pesquisas, em produção, conversando com os carnavalescos, fazendo as visitas aos barracões, as matérias, mais vemos essa riqueza cultural”, afirmou.
Band quer Carnaval com “menos falação”
Paola Novaes ainda explicou que visa ter menos críticas com relação à “falação” na transmissão. Mas sem deixar cair a qualidade de informação, criou um “roteiro digital”.
Após polêmica, Claudia Leitte se apresenta no Carnaval de Salvador
“A gente criou um roteiro digital do desfile. Então, produzimos junto com os carnavalescos e enredistas todo um roteiro explicativo dos desfiles que vai ficar disponível no nosso site, o Band.com.br. Vamos colocar o QR Code na tela e pelo celular – porque hoje basicamente o espectador assiste TV com celular na mão – quem quiser saber mais informações, entender o desfile, o enredo, acompanhar o ala-ala, a explicação do carnavalesco sobre cada um dos segmentos, aponta o celular para o QR Code. A partir daí, vai abrir uma página que a gente vem com todo o explicativo do desfile, com todo esse roteiro, que era uma coisa muito circunscrita ao julgador”, revelou.

Paola ainda revelou que tudo isso foi criado com a ajuda dos carnavalescos nas escolas presentes.
“Na TV aberta, não é fácil você mostrar toda essa riqueza cultural e detalhes. Às vezes o público não quer ver exatamente isso, quer ver se está bonito, se falta acabamento, como está Iemanjá, quem é Iemanjá… Então, o que a gente criou junto com os carnavalescos é um novo modelo para essa transmissão, onde vem tudo descrito na palma da mão, disponível para a pessoa que quiser acompanhar toda a história e o enredo”.
Band vai transmitir a apuração da Série Ouro pela primeira vez
Outra novidade interessante da Band neste Carnaval é a transmissão da apuração da Série Ouro. Uma proposta que coroa os amantes da folia.
“Eu falo muito isso, que o protagonismo da transmissão da Band é o Sambista. A gente propôs isso para a Liga RJ e levaram em plenária. Os presidentes aprovaram que essa apuração, que essa abertura de notas fosse na quinta-feira, num horário que casa com a programação local. A gente tem o Brasil Urgente Rio, na sequência o Jornal do Rio – então nesse horário a gente vai exibir a transmissão com exclusividade”, explicou.
Paola destacou que faltava algo para coroar a transmissão por completo, já que mostravam tudo desde o esquenta até o fim do desfile.
“A gente sabe da audiência da apuração, sabe da expectativa que se cria. Transmitimos os desfiles desde o esquenta até o final. Aí quando chega a apuração, a gente não coroa isso? Então, acho que veio para completar esse ciclo que estava faltando. Já estamos montando tudo, vamos validar de novo, para que possamos entregar um produto incrível”, finalizou.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais