Carnaval: Anitta se veste de cabloca e faz reflexão histórica e religiosa
Por Redação - 18/02/23 às 21:30
(Atualizada às 23h50)
Anitta decidiu homenagear todas as cablocas neste Carnaval de 2023 e usou uma fantasia para lá de especial para festejar em Olinda neste sábado, 18 de fevereiro.
A cantora compartilhou alguns cliques de um ensaio fotográfico em suas redes sociais e fez uma declaração sobre a história dessas mulheres.
Leia +: Carnaval: Anitta vem de Joana D’arc sexy e metálica em Salvador
“Ô Juremê ô Juremá! Bora pra carvalheira Olinda. Com o look lindo feito pelas maravilhosas @mairtentehar obrigada @guajajarasonia @guajajaracintia @marinaguajajara venha conhecer o trabalho dessas guerreiras do Brasil”, escreveu Anitta.
“Esse look em homenagem à Jurema me enche de orgulho, porque a história dela fala muito sobre força. Sempre sonhei em homenageá-la de alguma forma. Fazer isso no Carnaval é muito especial para mim!”, comemora Anitta. Outros grandes nomes da música, como Maria Bethânia e Zeca Pagodinho, já se dedicaram a exaltar a entidade, que é conhecida como a Rainha das Matas de Oxóssi.
Clara Lima, a estilista e stylist da cantora que assina o projeto, conta que idealizar o look foi um grande desafio, pois representar essa figura sem cometer algum tipo de desrespeito com a cultura índigena e religiosa, que foi um pedido da artista, seria uma tarefa delicada. “Como o meu objetivo não era criar uma roupa literalmente indígena, me inspirei nas cores da Cabocla Jurema na umbanda. A partir delas, desenhei um look feito com missangas”, explica a estilista.
Clara recorreu à especialista em línguas indígenas sul-americanas, Ana Suelly Cabral, que também é professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. A acadêmica colocou a estilista em contato com sua ex-aluna e artesã Marina Guajajara, da Aldeia Lagoa Quieta, no Maranhão. A partir disso, Clara começou a se reunir, de maneira online, com a indigena e com sua mãe e pajé da aldeia, Cintia Guajajara.
Ao conversar com a Cintia, foi sugerido por ela adicionar uma padronagem típica da Festa do Mel, celebração que dura cerca de um mês, período em que os membros da aldeia anfitriã e das que participam da festa saem à cata do mel, que é armazenado no lugar em que é feito, depois, o cerimonial.
“Foi uma visita transformadora. Fui recebida com todo o acolhimento do mundo de uma maneira especial, tivemos uma conexão forte e aprendi sobre a cultura guajajara. Para mim, essa roupa é deslumbrante por ter sido desenvolvida por excelentes artesãs, e tive uma experiência riquíssima na qual fiz amigos que vou levar para o resto da minha vida. A Aldeia Lagoa Quieta é um povoado totalmente matriarcal, puro e amoroso, composto majoritariamente por mulheres guerreiras e crianças”, lembra a estilista.
A participação da professora Ana Suelly Cabral foi imprescindível para o projeto, sendo ela uma acadêmica e guardiã de línguas indígenas do Brasil, e serviu como guia de Clara para que o look fosse de fato uma homenagem ao trabalho das artesãs, que levaram cerca de dois meses e meio para concluir a confecção. A estilista passou uma semana na aldeia para ajudar a finalizar o projeto junto a elas.
DISFARÇADA!
A gente trabalha mas também quer curtir! Na madrugada de sexta-feira, 17 de fevereiro, após entregar o seu show no Carnaval de Salvador, na Bahia, a cantora Anitta decidiu dançar um pouco no meio da galera. Porém, a artista teve que ir disfarçada.
Com um boné preto, cabelo preso, o abadá azul, shorts cinza e chinelo, ela rebolou bastante e se divertiu na noite e não foi reconhecida. No dia seguinte, compartilhou a travessura em seu Instagram. Haja pique!
BRONCA NO BLOCO
Nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, Anitta se apresentou no Carnaval de Salvador, na Bahia. A cantora arrastou uma multidão com o bloco “Eu Vou” no Circuito Dodô (Barra-Ondina).
Leia+: Carnaval: Bruna Marquezine quase mostra demais na pipoca de Anitta
Mesmo arrasando em cima do trio, a artista não deixou de observar o que acontecia o seu entorno. Anitta presenciou uma tentativa de furto e fez questão de repreender o suspeito.
“No meu bloco não tem coisa de roubar não, viu? Roubou devolve! Tira ele dos entornos do meu bloco”, disse ela.
Leia+: Anitta vai parar a carreira. Entenda como vai funcionar!
Além disso, uma ambulante teve o isopor quebrado pelos foliões. Mais uma vez, Anitta não deixou a situação passa despercebida e garantiu que pagará o prejuízo.
“Quem fez isso? Calma. Vamos resolver isso, fique tranquila. Eu pago o que foi perdido. Não vai acontecer de novo não”, afirmou.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.