Desfile da Águia de Ouro. Veja as fotos!

Por - 19/02/12 às 04:33

A música popular brasileira tomou conta do sambódromo paulistano durante desfile da Águia de Ouro, que este ano relembrou o tropicalismo com direito a  presença de grandes estrelas da música como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé , criadores do movimento na década de 1960.

O abre-alas levou o cinema para a avenida, exibindo em um telão de LED algumas cenas do filme Tropicália, ainda inédito e com estreia prevista para abril.

A azul e branco da Pompeia encantou com um desfile cheio de cores e um elenco de artistas famosos como Rita Lee, Cauby Peixoto, Wanderléa, Ângela Maria, Roberta Miranda e Simoninha. Chacrinha, o Velho Guerreiro foi reverenciado.

Co-produtor do filme Tropicália, o cineasta Fernando Meirelles foi destaque do carro Caldeirão Cultural, equipado com uma grua com 12 metros de altura, instalada na parte traseira da alegoria. Um telão exibia em tempo real as imagens feitas pelo diretos.

A bateria relembrou o Festival de Woodstock e  mostrou ritmistas vestidos de Jimi Hendrix, com direito a peruca.

A escola contou com o maior elenco de famosos entre todas as agremiação: Wanderléa, Caetano Veloso, Rita Lee, Gilberto Gil, Roberta Miranda, Ângela Maria, Tony Tornado e Cauby Peixoto.

Valesca Popozuda brilhou como rainha da escola, mas acabou passando mal durante a passagem pelo sambódromo e precisou ser amparada. Cinthia Poderosa arrasou com madrinha da bateria. Suéllem Rocha, a Mulher Pêra saiu como destaque.

A comissão de frente "Tropicália, o Grande Musical" trouxe a influência dos espetáculos da Broadway, que foram mesclados aos tambores afro-brasileiros. Nesta alegoria, o grande destaque ficou por conta da eterna Garota de Ipanema Helô Pinheiro, que esbanjou simpatia.

A escola dividiu opinião ao levar para a avenida o carro alegórico "Antropofagia: Devoração, Tropicãlia, Adoração", que lembrou o regime militar e ainda destacava um enforcamento, representando o jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto enquanto estava detido pelo DOI-CODI.

Águia de Ouro acelerou os passos para poder encerrar no horário permitido a apresentação. Isso ocorreu com exatos 1h05 de desfile. Portão emperrou e a escola ficou aflita.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.