Mocidade retrata as obras de Cândido Portinari
Por Redação - 20/02/12 às 01:14
Quarta escola a entrar na avenida no Carnaval do Rio, a Mocidade Independente de Padre Miguel retratou na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, as obras do pintor paulista Cândido Portinari com o enredo "Por ti, Portinari: Rompendo a tela, à Realidade".
Há quase 10 anos sem desfilar no sábado das Campeãs, a escolha entrou na avenida com muita animação e com a comissão de frente destacando esboços das pinturas do artista nascido em Brodósqui, cidade a 330 quilômetros da capital paulista.
Outro destaque ficou por conta dos 264 ritmistas da bateria dos mestres Dudu e Bereco que surgiram vestidos de pincéis, com a palheta.
Enredo: Por ti, Portinari. Rompendo a tela, a Realidade
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Componentes: 3,5 mil
Alas: 41
Alegorias: 8
Intérprete: Luizinho andanças
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Robson e Ana Paula
Rainha da Bateria: Antônia Fontenelle
Quem vem: Marcos Paulo, Regina Casé
Sinopse do enredo: Um desfile totalmente artesanal, com fantasias pintadas a lápis, giz de cera e com muitos mosaicos. Inspirada nas obras de Portinari, a Mocidade Independente de Padre Miguel pisa na Sapucaí prometendo inovar, com muito colorido. No abre-alas, a estrela, símbolo da escola, ganhará efeitos hightech, com lâmpadas LED e em tom prata, fazendo alusão a um cometa, anunciando a chegada do pintor, trazendo várias estrelas para se unir à estrela da Mocidade. No primeiro setor estarão os medos e sonhos de Portinari, abordando ainda a sua infância rural. Suas aventuras por Paris, onde estudou, e o retorno ao Brasil, não serão esquecidos. Suas pinturas aparecerão em várias nuances, formando um grande mosaico. No desfecho, o painel Guerra e Paz, representando o sofrimento da guerra e o bem-estar da paz.
Letra do samba:
Autores: Diego Nicolau, Gabriel Teixeira e Gustavo Soares.
Eu guardei
A mais linda inspiração
Pra exaltar em tua arte
A brasilidade de sua expressão
Desperta gênio pintor
Mostra teu talento, revela o dom
Deixa a estrela guiar
Faz do firmamento, seu eterno lar
Solto no céu feito pipa a voar
Quero te ver qual menino feliz
Planta a semente do sonho em verde matiz
Emoção, me leva…
Livre pincel a deslizar
Vou navegar, desbravador
Um errante sonhador
Voar pelas asas de um anjo
Num céu de azulejos pedir proteção
Vida de um retirante
No sol escaldante que queima o sertão
Moinhos vencer… Histórias de amor
Riscar poesias em lápis de cor
Você, que do morro fez vida real
Pintou nossos lares num lindo mural
Você, retratando a alma, se fez ideal
Meu samba canta mensagens de "Guerra e Paz"
Seu nome será imortal em nosso Carnaval
É por ti que a Mocidade canta
Portinari, minha aquarela
Rompendo a tela, a realidade
Nas cores da felicidade
Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Alegre Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Alegre Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Desfile da Mocidade Alegre Desfile da Mocidade
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.