Ney Matogrosso emociona ensaio da Imperatriz em Ramos

Por - 15/12/2025 - 11:14

Ney Matogrosso no ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense - Foto: Divulgação/ Imperatriz LeopoldinenseNey Matogrosso no ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense Ney Matogrosso no ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense

O ensaio de rua da Imperatriz Leopoldinense no domingo, 14 de Dezembro, ganhou contornos históricos e afetivos. Em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a comunidade recebeu Ney Matogrosso, enredo da escola para o Carnaval de 2026, em uma tarde marcada por emoção, música e simbolismo.

O artista esteve na Rua Euclides Faria para prestigiar o treino da verde, branco e dourado e, além disso, aproveitou a ocasião para gravar imagens destinadas ao documentário que acompanha sua trajetória.

Livre! Ney Matogrosso fala sobre tudo o que já fez na vida

A presença de Ney não passou despercebida. Ao contrário, desde os primeiros minutos, a energia da rua mudou. O cantor surgiu ao lado do carnavalesco Leandro Vieira e, logo depois, entoou versos do samba-enredo que embala a homenagem da Imperatriz. O resultado foi imediato: o público respondeu em coro, os componentes cantaram com ainda mais força e a vibração tomou conta do ensaio.

Ensaio vira celebração

Aos 84 anos, celebrando cinco décadas de carreira e prestes a completar 85 em 2026, Ney Matogrosso mostrou sintonia com a proposta da escola. A escolha do artista como tema do desfile ultrapassa o tributo musical e alcança sua importância estética, performática e cultural.

Em Ramos, essa conexão ficou evidente, sobretudo pela forma como o cantor se colocou no meio da comunidade, sem barreiras ou protocolos.

Para a presidente da Imperatriz Leopoldinense, Catia Drumond, o momento simboliza mais do que uma visita ilustre. “É uma honra muito grande para a comunidade da Leopoldina receber um artista do quilate de Ney Matogrosso. E hoje ele pôde ver de perto o show que os componentes vêm dando todos os domingos na rua. Uma escola solta, livre, se jogando na festa como o samba canta. Ney merece todas as homenagens e a Imperatriz promete um Carnaval à altura do que ele representa”, afirmou.

Enquanto isso, celulares registraram cada detalhe, bandeiras tremularam e o canto ecoou pela via. O ensaio, que já costuma atrair grande público, ganhou clima de espetáculo, antecipando a grandiosidade prometida para a Marquês de Sapucaí.

Documentário acompanha bastidores do enredo

A passagem de Ney Matogrosso por Ramos também integra o documentário “Ney por Trás das Máscaras”, dirigido por Esmir Filho. A produção acompanha os bastidores do processo criativo da Imperatriz Leopoldinense e mergulha na construção do enredo que celebra a obra e a performance de um dos nomes mais transgressores da música brasileira.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O filme propõe um olhar íntimo sobre o artista que marcou gerações com interpretações de canções como “Sangue Latino”, “Rosa de Hiroshima”, “O Vira”, “Homem com H” e “Metamorfose Ambulante”, agora transportadas simbolicamente para o universo do Carnaval. A narrativa acompanha, portanto, a transformação dessa trajetória em espetáculo visual e musical na avenida.

Com o enredo “Camaleônico”, assinado por Leandro Vieira, a Imperatriz será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval, em 15 de fevereiro de 2026. A agremiação busca o décimo título de sua história e aposta em um desfile que une identidade popular, sofisticação estética e emoção coletiva.

Sobre a visita, Leandro destacou o significado do encontro. “No dia que fiz o convite pro Ney ser enredo da Imperatriz, pedi que ele não deixasse de presentear nossa comunidade em seu território, e a si mesmo, com uma ida para sentir a vibração de nosso ensaio de rua. Chegou o dia do presente. Hoje, o Ney esteve nas ruas e encruzilhadas de Ramos”, disse.

Assim, entre canto, memória e expectativa, a Imperatriz Leopoldinense deu mais um passo firme rumo a um Carnaval que promete entrar para a história.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino