Portela desfila histórias da Bahia com a rainha Sheron Menezzes

Por - 19/02/12 às 22:44

Ag.News

Única escola a ter participado de todos os desfiles, a Portela – maior campeã do Carnaval do Rio com 21 títulos – foi a segunda escola de samba a desfilar na Marquês de Sapucaí, no Rio, neste domingo (19). 

A agremiação de Madureira, que fala sobre a Bahia com o samba-enredo "E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual", quebrou os trágicos eventos que marcaram sua comunidade em 2011 (com um incêndio que a deixou fora da competição) e em 2012 (41 pessoas ficaram feridas e uma morreu, após serem atingidas por um carro desgovernado e uma explosão de granada durante o ensaio geral na quadra da escola), com uma bela passagem pela passarela do samba.

A escola contou com a presença da cantoras Daniela Mercury e Vanessa da Mata, que representou Clara Nunes, sambista ligada à Portela, morta em 1983. Vanessa, aliás, usou uma fantasia assinada pelo estilista mineiro Victor Dzenk e que é bem parecida com a usada por Clara Nunes em seu último desfile pela agremiação. 

 

À frente dos ritmistas do mestre Nilo Sérgio, a rainha de bateria Sheron Menezzes – que está no ar em Aquele Beijo, novela da Globo -, que ocupa o cargo pelo segundo ano consecutivo, não escondeu a emoção quando viu a tradicional águia, símbolo da escola entrar na avenida.

A atriz, que exibiiu uma fantasia Coração de Oxalá, Força e Luz Transcendental, confessou à imprensa que não conseguiu segurar as lágrimas.

“Estou muito emocionada… Foi um momento muito especial para nossa comunidade. Chegar ao final recebendo esse carinho, essa energia toda é um presente".

 

Enredo: E o Povo Na Rua Cantando, É Feto Uma Reza, Um Ritual
Carnavalesco: Paulo Menezes
Componentes: 4,1 mil
Alas: 35
Alegorias: 7
Intérprete: Gilsinho
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rogério Dornelles e Lucinha Nobre
Rainha da bateria: Sheron Menezzes
Quem vem: Daniela Mercury, Mirian Barreto, Carla Visy, Vanessa da Mata, Marisa Monte, Paulinho da Viola

Sinopse do enredo: Madureira sobre o Pelô. Com esse verso – considerado pela crítica especializada como o melhor do ano – a Portela fará uma homenagem à Bahia, com o melhor do tempero portelense. No desfile estarão as principais festas baianas e personalidades que fazem parte dela. Clara Nunes, a anfitriã do desfile, será representada pela cantora Vanessa da Matta. A escola pretende traçar as semelhanças entre a Portela e a Bahia, ambas esbanjando alegria, fé e esperança. A águia, símbolo da agremiação, estará em dose dupla na avenida. Os ritmistas estarão fantasiados de Filhos de Gandhi. 

Letra do samba:
Autores: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo
Meu Rei
Senhor do Bonfim alumia
Os caminhos da Portela
Que eu guardo no meu patuá
Eu vim com a proteção dos meus guias
Com Clara Guerreira à Bahia
Cheguei, eu cheguei pra festejar
Deixa lavar, nos altares e terreiros
Tem jarro com água de cheiro
Vou jogar flores no mar
No mar
Procissão dos Navegantes
Eu também sou almirante
De Nossa Senhora Iemanjá
Vou no gongá
Bater tambor
Teso no altar
Levo o andor
Vem chegando os batuqueiros
Desce a ladeira, meu amor
Que a patuscada começou
Eu vim pra rua
Que o samba de roda chegou
Iaiá
De saia rendada em cetim
Bota o tempero na festa
Oi, tem abará e quindim
Portela cheia de encantos
Acolhe a Bahia em seu canto
De festas, rezas, rituais
Vestido de azul e branco
Eu venho estender o nosso manto
Aos meus santos do samba que são orixás
Madureira sobe o Pelô…tem capoeira
Na batida do tambor…samba Ioiô
Rola o toque de Olodum…lá na Ribeira
A Bahia me chamou
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.