Rosas de Ouro é oficialmente punida e perde 0,5 ponto antes do desfile
Por Flavia Cirino - 11/02/2026 - 07:31

A Sociedade Rosas de Ouro, atual campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, começará a disputa de 2026 em situação delicada. A Liga-SP confirmou uma punição oficial contra a escola, com a perda de 0,5 ponto na pontuação final, após o não cumprimento de uma exigência prevista no regulamento.
Relembre o desfile do Rosas em 2025
Segundo a entidade, a agremiação não entregou a pasta de jurados dentro do prazo determinado. O protocolo deveria ocorrer até as 23h59 da última segunda-feira (9). No entanto, mesmo com uma prorrogação concedida até as 14h desta terça-feira (10), o material não chegou a tempo.
Liga-SP aplica penalidade prevista no regulamento
Diante do descumprimento, a Liga decidiu aplicar diretamente a sanção já estabelecida nas regras do Carnaval paulistano. Assim, não houve necessidade de convocar uma reunião entre os presidentes das 14 escolas do Grupo Especial, como inicialmente se cogitou.
“Diante da não entrega mesmo após a prorrogação, a Liga-SP decidiu aplicar diretamente a penalidade prevista em regulamento, sem necessidade de deliberação entre os presidentes das 14 escolas do Grupo Especial. Havia a expectativa de uma reunião para discutir o caso, mas ela acabou não ocorrendo justamente pela manutenção da irregularidade. Com isso, a Rosas de Ouro já iniciará a apuração oficial do Carnaval, marcada para o dia 17 de fevereiro, com um desconto automático de 0,5 ponto na pontuação final”, informou a CNN Brasil.
Com isso, a escola já entra na apuração do dia 17 de fevereiro com o abatimento confirmado, o que pode pesar na corrida pelo bicampeonato.
Rosas foi campeã em 2025
A punição chama atenção principalmente porque, no Carnaval de 2025, ano em que levantou o troféu do Grupo Especial, a Rosas de Ouro sofreu um desconto mínimo ao longo da apuração: apenas 0,2 ponto.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Agora, no entanto, o cenário muda. Além da pressão natural sobre a atual campeã, a perda de meio ponto antes mesmo da contagem oficial amplia a responsabilidade da escola na avenida, já que qualquer deslize pode custar posições importantes na classificação final.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino

























