Samba da Águia de Ouro reverencia a Holanda
Por Flavia Cirino - 14/02/2026 - 11:00

A Águia de Ouro vai celebrar a liberdade, a diversidade e a arte ao homenagear Amsterdã, capital da Holanda. E leva ao Anhembi o samba-enredo “Mokum Amesterdã: o voo da Águia à cidade libertária”.
Antes de mais nada, a agremiação da Pompéia mira na vitória com um samba-enredo que promete empolgar o público no Anhembi. Assinado por Aquiles da Vila e parceiros, o trabalho é acima de tudo uma aposta forte da escola para o desfile deste sábado, 14 de fevereiro.
Além disso, a composição reforça a identidade vibrante da agremiação, que busca transformar emoção em espetáculo na avenida. A expectativa cresce justamente porque a comunidade, mais uma vez, aparece como base do projeto carnavalesco.
“A Águia de Ouro é o coração pulsante de uma comunidade que acima de tudo acredita na arte, na cultura e na união. Para o Carnaval 2026, nossa força vem principalmente dessa comunidade, dos sonhos compartilhados por cada componente que veste nossas cores com orgulho. Assim, estamos prontos para levantar voo mais uma vez. Impulsionados pela garra de quem constrói esse espetáculo com alma e paixão”, comemora Jacque Meira, diretora de carnaval da escola.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Enquanto isso, a escola também conta com o patrocínio da Amstel, que vai apoiar a homenagem a Amsterdã no desfile. Assim, a Águia de Ouro prepara uma viagem cultural e visual. A escola vai unir tradição, narrativa e impacto para disputar espaço entre os grandes momentos do Carnaval paulista.
Confira a letra do samba
Chegou Águia de Ouro, não me leve a mal
Eu vou ficar bem louco nesse carnaval
De azul e branco, eu sou mais um
Vamos brindar, Mokum!
Amsterdã, eu quero asas pra voar
Sobre os Moinhos de Vento, em seus rios navegar
Pedalar é liberdade, sentir a brisa me envolver
Pintar a vida com leveza
Emoldurados girassóis
Vem ver o arquiteto da beleza
Deus é natureza, gostoso é saber viver
Das folhas no diário, o relato do horror
Em meio ao caos, não se calou
Acreditar na fé foi a lição
Quem é da Pompéia tem bom coração
Vitrines do prazer
Diversidade não é pecado
Diga não ao preconceito
Respeite para ser respeitado
Vou me embriagar de amor
Felicidade transbordou
Convidei a realeza
Com samba, suor e cerveja
Nos festivais, pra celebrar
Com o rei daqui e o rei de lá
E de mãos dadas, bebemorar
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


















