Silvio Santos será homenageado no desfile da Tradição no Carnaval 2025
Por Flavia Cirino - 22/08/24 às 14:22
A escola de samba Tradição, do Rio de Janeiro, vai prestar uma homenagem a Silvio Santos no Carnaval de 2025. O comunicador, que morreu aos 93 anos no último dia 17 de agosto, foi enredo da agremiação em 2001.
Relembre o desfile da Tradição em homenagem a Silvio Santos
Desta vez, contudo, Silvio estrará retratado em uma das alegorias da agremiação durante o desfile da Série Ouro, o antigo Grupo de Acesso.
De acordo com Raphaela Nascimento, presidente da Tradição, a escola está fazendo ajustes no último carro alegórico para incluir Silvio Santos na narrativa do desfile.
No entanto, a Tradição não vai alterar o enredo original. A homenagem será sutil, mas significativa, mantendo a essência do enredo “Reza rumo ao Carnaval”.
Com Silvio Santos, mas sem perder o foco
Raphaela relembrou o desfile de 2001, quando a Tradição fez história ao celebrar Silvio Santos. “Não vamos mudar o enredo para 2025, não penso em reeditar o Silvio Santos. Poderia fazer de outra forma, mas não seria igual, nunca com a mesma emoção vivida naquela época. O que fez história em 2001 foi um dia histórico. Ele participou de cada detalhe, viveu cada momento, todos os amigos dele estavam presentes, como Hebe e Gugu, foi marcante”, recordou.
Apesar de manter o enredo planejado para 2025, Raphaela Nascimento explicou como a escola vai integrar Silvio Santos ao desfile. “Tem coisas que não voltam e o que é gratificante é ver no falecimento de um ícone o desfile da Tradição. A gente não vai mudar o enredo, mas vamos ter uma homenagem no último carro, porque ele era judeu e nosso enredo é sobre a reza”, explicou.
O enredo da Tradição para 2025, “Reza rumo ao Carnaval”, vai explorar o tema da fé e da oração. Segundo o carnavalesco Leandro Valente, a proposta do desfile vai além das barreiras religiosas e busca conectar-se com o divino. “A Tradição está em Reza. Um enredo que ultrapassa os muros religiosos e se conecta com o divino, o sagrado, com Deus. Rezar é ter fé e crer naquilo que muitas vezes não se pode ver. É navegar na imensidão do planeta em sua total escuridão, mas guiado pela luz que conduz a sua crença”, afirmou Valente.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino