A rainha do funk: cineasta vai contar a trajetória de Tati Quebra Barraco
Por Flavia Cirino - 27/08/2025 - 11:10

Tati Quebra Barraco chega aos 45 anos, a serem comemorados em 21 de setembro, com uma vida que poderia render um filme. E, agora, essa história da cantora e compositora carioca começa a ganhar forma.
A força de Tati Quebra Barraco no funk
Pioneira voz feminina do funk, Tatiana dos Santos Lourenço é a inspiração do próximo longa-metragem da cineasta Susanna Lira. O filme, intitulado “A rainha do funk”, vai contar a trajetória da artista, desde a infância na favela carioca Cidade de Deus até as turnês internacionais.
Da infância ao sucesso nos bailes funk
O longa abordará momentos marcantes da vida de Tati: a maternidade precoce, o trabalho na creche e a ascensão nos bailes funk. Músicas icônicas, como Dako é bom (2004), farão parte da narrativa, mostrando o impacto cultural da artista.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O filme será de ficção, mas inspirado em fatos reais, dando ao público uma visão emocionante da trajetória da funkeira. O roteiro está sendo desenvolvido por Maíra Oliveira e o projeto ainda está em fase inicial de produção.
Para Tati Quebra Barraco, ter sua história transformada em cinema é mais um reconhecimento da relevância do funk na cultura brasileira. Assim o longa promete mostrar os desafios, conquistas e a força de uma artista. Tati quebrou barreiras e abriu caminho para muitas outras vozes femininas no gênero.
Com expectativa alta, “A rainha do funk” ainda não tem previsão de lançamento. Mas já desperta curiosidade sobre como a vida da cantora estará retratada nas telonas. Entre memórias da favela, sucesso nos palcos e acima de tudo a luta por reconhecimento, a história de Tati se consolida como uma narrativa que mistura talento, resistência e inspiração.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino

























