Arcanjo Renegado: Criador conecta séries do Globoplay
Por Raphael Araujo - 05/11/24 às 15:55
(atualizado às 16h51)
“Muitas vezes, contra o inimigo maior, os inimigos se juntam”. Esse é o lema que move Mikhael (Marcello Melo Jr) durante a aguardada terceira temporada do Original Globoplay “Arcanjo Renegado”, um dos maiores sucessos do streaming da Globo, desenvolvido em parceria com a AfroReggae Audiovisual, que invade a plataforma com 10 episódios inéditos a partir de 14 de novembro – cinco chegam juntos na data e, a outra metade, no dia 21.
Paloma Bernardi radicaliza o visual para nova temporada de Arcanjo Renegado
Do criador e showrunner José Júnior, a produção tem direção geral de Lipe Binder e promete envolver o público nessa sequência repleta de cenas de ação eletrizantes, personagens incansáveis por justiça e seus ideais e uma trilha sonora instigante. Se a vida de Mikhael já tinha se transformado da primeira para a segunda temporada (disponíveis na íntegra no Globoplay), depois de uma missão no continente africano e muitas reviravoltas surpreendentes em sua trajetória, desta vez ele se redescobre ainda mais durante uma imersão no norte do Brasil, na região amazônica.
Do Rio de Janeiro para o Pará, Mikhael encara novos inimigos e é de lá que começa a nova leva de capítulos da franquia, expandindo os conflitos para uma realidade nacional. Destemido como nunca, o policial acompanha de perto como é viver em um assentamento, liderado por irmã Emily (Chris Couto), sob constates ameaças por produtores rurais. A personagem é uma das protagonistas de ‘O Jogo que Mudou a História’ e aparece em cena décadas depois dos acontecimentos de sua série de origem, como uma das aliadas de Mikhael.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Criação do afroverso em ‘Arcanjo Renegado’
Em coletiva de imprensa da terceira temporada de “Arcanjo Renegado”, na qual OFuxico esteve presente, o criador José Júnior detalhou o que planejou para os novos episódios: “A terceira temporada vai encerrar um ciclo, é o fim de uma trilogia. Vai ter uma mudança muito grande, e vamos homenager algums figuras que nos inspiraram, como a irmã Dorothy que morreu na Amazônia anos atrás, e até gravamos lá. É um tributo à luta da terra”.
[…] Outra novidade é o ‘afroverso’, em que vários personagens de nossas séries estarão representdos (com “A Divisão” e “O Jogo que Mudou a História”), até de algumas nem estrearam ainda (“Verônica”). É a maior temporada de odas, brinco que são os meus Vingadores!”, revelou ele. “O ‘afroverso’ é muito bem pensado e costurado”, completou o ator Álamo Facó.
Vale lembrar, aliás, que a série já está renovada para sua quarta e quinta temporada antes da terceira estrear: “Já vamos gravar logo mais! Esse projeto é sempre para o público, meu foco é nele, nunca é premiação, apesar de estarmos indo para o Emmy. O público é o maior prêmio, e essa parceria maravilhoda com o Globoplay. Fevereiro chega a 4ª de ‘A Divisão’, em breve escrevo a sgeunda de “O Jogo que mudou a Hisória” e a quinta de Arcanjo. O público empre será o maior presente!”.
Participação de Belo
Inclusive, a participação de Belo nessa série é vivendo o mesmo personagem da série “Verônica”, gravada antes dessa temporada de “Arcanjo Renegado”: “Teve uma preparação grande, como empre tem, mas com Belo foi especial. Quisemos tirar ele da zona de conforto, e botamos um personagem que ele pudese lidar com seus traumas e fantasmas. Ele disse que foi como uma terapia. Ele respndeu a todos os estímulos que foram dados”, contou Júnior.
André Luiz Miranda complementou: “Quero ressaltar a genialidade do ‘Afroverso’. Esse personagem [do Belo] vai ter mais destaque em ‘Verônica’, que vai estrear ainda, mas que foi gravada antes. Vai ser um easter-egg para o público. E amei trabalhar com o Belo, ele se entrega em tudo que faz, e nos imrpessionou como ator. Ele estava dispsoto a aprender e escutar, e também como pessoa é incrível. Ele me chamava de professor, e foi importante ter ele ao meu lado nesse processo. O desempenho dele foi incrível e vai impressionar a todos”.
Novas roupagens do personagens
Marcello Mello Jr, o protagonista Mikhael, declarou sobre o assunto citado: “Acho muito divertido cabeça do Júnior de fazer um complemento de personagem da outra série dele, e para mim é uma honra trocarmos sempre. É supr interessante eu como Mikhael contndo ess históri e tarzendo utras pessoas para viverem junto comigo, é uma honra. E tenho um carinho muito grande por todo mundo que veio somar com ‘Arcanjo’, foi muito dverido gravar com vocês”.
Ele então falou do personagem: “Falei com o Júnior quando começamos a filmar, e no quarto dia, Mikhael me acessou por inteiro. Ele já tem uma história que já é contada e ele vem com novas nuances. Mas como ele disse, o sucesso vem pois o públio abraçou e se envolveu com a gente. Sempre que sou parado pelos fãs na rua, ele está dentro de mim”.
“[…] Muito bom estar em uma das maiores séries nacionais, e uma série do povo preto, é importante esse personagem ser contado por um favelado, um preto. […] Mikhael tem essa coia forte de retratar um pouco o que a gete vive no dia a dia. […] Estamos rodando a quarta, vamso rodar a quinta, voê terão Mikael por muito tempo”, prometeu ele, em síntese.
Expondo situações da realidade
Erika Januna então comentou sobre seus status quo na atração: “Sarah enontrou lugar ela no mundo. […] Ela se decobriu como miltar na geunda, mas e encntrou de fato na terceira, e se desvincilhou de ficar e preocupando om o irmão. Ele tem o caminho dele e ela tem as batalhas dela”.
“Também fiquei muito feliz em poder lutar contra o feminicídio, um assunto infelizmnete comum. Muita genet que estará assitindo e poderá e idnetifiar ou reonhecer casos. […] Você usar a ficção para fazer ee tipo de trabalho social’, inspirar mulheres para enunciarem, é incrível. Espero que faça um barulho positivo nessa luta contra o feminicídio”, refletiu a artista, em suma.
Gabriela Loran, que vive a chefe de gabinete Giovanna, detalhoa parceria com Cris Vianna: “Essa terceira temporada foi a flor da pele, vivemos altos momentos de tensão. Essa história que estamos construindo juntas é muito bonita, uma das nossas melhores cenas acontece nessa temproada, e acho que vamos gostar disso. Confiando no desdobramentos do José Junior para Gabi e Maíra, só deve ter sucesso pela frente”.
Cris disse em seguida: “É muito bom trabalhar com a Gqbi e com essa equipe maravilhosa. Esse momento de aventura dessa nossa Aventrua de ser ator, vivi várias emoções. Pimeiro que eu queria estar sempre preente em todos os momentos, sentir a adrenalina, a produção até estranhou (risos). Nunca sofri um acidente assim, e foi muito forte, saiu algo bem real. Parecia que estávamos vivendo uma situação bem real. E ter uma parceira tão incrível do lado deixa mais incrível. Louca para assistir o resultado final. Não vamos contar muito não para vocês se surpreenderem”.
Conexão profunda com a história da série
Rita Guedes: “A cada temporda dessa série fico cada vez mais apaixonada pelo univrso e seus persogens. Você sente que a série tem vida eterna, pois os persongens vão entrando e ficando. José Junior tem um cabeça genial, muita criatividade em deixar os personagens mais próximos do público. São personagens que contam histórias que estão no dia a dia. A gente vive a violência de várias formas”.
Posteriormente, ela detalhou sua personagem: “A Manuela me inspirei em grandes mulheres da política e fora dela, pois estamos falando de empoeramento feminino. Quando falamos de empoderamento feminino na política, que é majoritariamente masculina, é uma barreira sendo quebrada. […] Consegui sugar fatos da realidade de mulheres fortes na política, e homens também, pois é um universo muito rico que as pessoas se interessam hoje em dia”.
Processo criativo
José Júnior comentou sobre como cria suas histórias: “Eu vivi boa parte dessas histórias, direta ou indiretamente. Nunca poderei fazer uma série da minha vida, senão mato tudo (risos). Tenho muitas outras histórias, estamos rodando mais um projeto pralelo ao ‘Arcanjo’. O importante é saber dar vários pontos de vista, como nessa série que temos da equerda e da direta. […] Como alguém que assiste muitas séries, e pergunto o que o público quer assistir”.
“[…] Todo projeto que fiz, tem uma temática do social e da violência. […] Me inspira também todo mundo que trabalho junto, seja o Lipe [Binder, diretor] ou elenco, na qual muitas veze crio personagens pensando nos atores maravilhosos que tenho. É um prazer muito grande e fácil trabahar com essas pessoas talentosas. E Globoplay me faz sempre me superar, e acabo concorrendo comigo mesmo. É minha grande motivação”, garantiu, em suma.
Álamo Facó rasgou elogios ao showrunner: “A diferença do AfroReggae para outras obras, é que a história não sai da sala de roteiro, mas sim fe alguém que comhece o Rio de Janeiro de vários pontos de vista. Quando recebi o roteiro da terceira temporada, e meu personagem vai denunciar que estão esconcendo armas na Baía de Guanabara, pesquisei e descubri que situações similares aconteceram na nossa cidade anos atrás. O gênero preferido do brasileiro é ação e do carioca é porque ele vive muita ação no dia a dia diante de tantas situações intensas”.
Cenas de ação de “Arcanjo Renegado” prometem arrebentar
Em dado momento, o diretor geral Lipe Binder descreveu as cenas de ação da terceira temporada de “Arcanjo Renegado”: “Eu fiz as maiores cenas de ação da minha vida na terceira temproada de ‘Arcanjo Renegado’. Senti um peso enorme de colocar a mão no grande sucesso que é. Mas ao mesmo tempo, fluiu muito bem pela longa parceria com o Júnior de muitoa anos. Ele foi como um pai na minha entrada no projeto. Também me indeitifico muito com eses projetos da AfroReggae Audiovisual, que conta hitórias que eu gostaria de contar”.
“As séries do Júnor são muito bem contadas e realistas […] Trabalhei com muita gente querida e, se preparem, tem cenas que fizemos que vão fazer bastante barulho. Herdei a direção do Heitor [Dhalia], então tentei manter a construção dele de mundo e adicionar coisas novas. E vale lembrar que a cada temproada, o público se envolve cada vez mais com os personagens, e é muito legal estarmos evoluindo cada vez mais nas cenas de ação. Somos o primo pobre desse mercado, fazemos na raça!”, prometeu ele, em síntese.
Erika Januza deu tudo de si em gravação
Erika Januza concordou e revelou uma cena que gravou: “A cada nova temporada, por mais que eu tenha aprendido sobre a preparação tática, eu sempre quero voltar e fazer um pouco mis, e quando vou me preparar, entendo como é cansativo. E quando você quer dar vida à uma personagem assim, você tá dando vida a uma corporação de profisisonais que existem. […] Quero sempre aprender algo de novo para dar mais realismo à isso”.
“[…] Temos um cena que deve ser a maior de ação do Brail, muito intensa de gravar. Terminamos de gravar e íamos seguir no dia seguinte, mas como tudo estava posicinado, fomos ensaiar. Mas minha andrenalina estava tão alta, que depois do ‘ação’, só me joguei e dei tudo de mim. Sai rasgada, machucada, sem unha depois de me arrastar, e a cena acabou valendo. Quando assistirem, lembre-se disso!”, pediu ela, bastante enfática.
Erika Januza ainda refletiu sobre como a arte pode ajudar e melhorar a vida das pessoas, e citou que dois jovens buscaram estar em “Arcanjo Renegado” de alguma forma para poder mudar de vida, memso que nos bastidores. José Júnior então revelou: “Semrpe que gravamos na favela, a criminalidade cai. A boca não pode vender droga enquanto gravamos, não tem roubos e assaltos. A arte muda vidas, e somos a prova disso. É algo muito real das nossas histórias e vidas”.
Atores e seus personagens
Por fim, a coletiva contou com os atores contando como “Arcaanjo Renegado” se conecta em suas vidas. Gabriela Loran lembrou: “Há um tempo, eu estava indo para a casa dos meus pais no Uber, e vi um pôster de ‘Arcanjo Renegado’, e falei: ‘Quero estar nessa série’. Posteriormente, me marcaram em uma postagem que estavam procurando uma atriz trans para a série, e decidi tentar, pois senti que queria aquilo. Então, depois envivei meu teste, e ficava treinando omo se tivesse passado. Após passar mesmo, eu treinei mais dois meses para entrevistas, e no lanamento da segunda temporada, eu falava exatamente o que eu imaginei que responderia. Acredito muito na lei da atração, e foi isso que aconteceu”
Ela também comentou: “Ao longo da minha carreira, busco personagens que trabalham pela humanidade. Como uma mulher trans, digo que isso passa pela minha existência, mas não é a única coisa, e quero papéis que tenham mais que isso. Giovanna tem um grande cargo político, e isso molda a vida e rotina dela, independente dela ser trans (o que ela é). Tenho preocupações que vão muito além disso. Porém, como chefe de gabinete, vivo a personagem trans de maior cargo e poder do audiovisual brasileiro. Tenho orgulho de ser trans, mas quero mostrar mais que isso”. José Júnior adiantou celebrando em seguida: “Spoiler: e na quinta temporada vai virar deputada”.
Escalações representativas
Marcello Melo Jr. refletiu: “Estamos discutindo muitas coisas do nosso país. ‘Arcanjo Renegado’ não é uma série policial, ma sim política, que denuncia, questiona, levanta debates dentro de casa. […] Quanto mais pudermos fazer por nós, que é o que essas produções trazem no audiovisual, é a oportunidade de viver o que você merece. Quando Júnior me convidou para ser o Mikhael, tive apreensão em fazer um papel de tanta realidade, que mostrava muito do nosso país, mas estou orgulhoso do trabalho.
Rita Guedes concluiu: “José foi incrível em escalar pessoas para papéis que nunca seriam naturalmente escalados normalmente, quebrando paradigmas, principlmente Gabi e Marcello. Eu mesma sempre fui escalada para papéis sensuais, e estranharam quando meu nome veio para esse papel. Mas nunca teremos opotunidades se você não nos der”.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.