Ary Barroso merece ter seu filme popularizado como seu trabalho

Por - 24/10/2025 - 15:45 - Última Atualização: 6 janeiro 2026

cartaz do filme aryFoto: Divulgação

OFuxico foi convidado para conferir em primeira mão na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo o filme “Ary”, que conta intensa vida do autor de “Aquarela do Brasil”, Ary Barroso (1903-1964), narrada em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte.

‘Sirât’ é puro impacto e sensibilidade que foge do convencional

Da infância mineira aos dias de glória no Rio, passando pela parceria com os estúdios Disney, o filme mistura ficção e imagens de arquivo raras. Todas embaladas por clássicos como “No Rancho Fundo” e “No Tabuleiro da Baiana”. Um ensaio cinematográfico íntimo sobre a mente criativa do homem que inventou o “Brasil brasileiro”.

A sinopse descrita acima não poderia ser mais verdadeira para aqueles que assistiram “Ary” e agora conhecem mais a fundo a vida desse artista ímpar. Tudo que se comprova com o cineasta André Weller, mergulhou profundamente na pesquisa para contar a vida do maior compositor brasileiro.

Ainda, ele faz uma brincadeira de mostrar uma rádio novela sendo contada com Dira Paes logo que o filme se inicia. Isso já nos insere no contexto hsitórico na qual vamos conhecer. Ali é possível então já notar a paixão que permeará o longa.

O projeto também terá vídeos e fotos bastante especiais que felizmente o diretor eventualmente teve acesso e escolheu bem o que usar. E Lima Duarte traz uma vida pulsante ao filme sem igual na narração!

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Aliás até o trecho de “Aquarela do Brasil” na animação “Alô, Amigos” aparece, e dado o contexto do sucesso que Ary Barroso obteve internaionalmente e difundiu a cultura nacional, fia até mais emocionante. Ele de fato inventou o “Brasil brasileiro” e se hoje sabemos a imagem que o mundo tem do nosso país é porque Ary Barroso escancarou nossas portas para o mundo!

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.