Ator da Netflix mostra perna mecatrônica após amputação

Por - 25/03/22 às 19:00

Juan Pablo Medina, de La Casa de las FloresFoto: Reprodução/Instagram/@juan_pablomedina

O ator da Netflix, Juan Pablo Medina, da série “La Casa de las Flores“, é capa do mês da revista GQ México, e lá pela primeira vez, ele se abriu sobre a crise de saúde que enfrentou no ano passado e que o levou a perder uma perna. À publicação, Medina falou sobre um dos momentos mais difíceis que teve de viver.

Leia+: Juan Pablo Medina perdeu trabalho na Disney por causa de amputação

Juan Pablo revelou à revista que mal se lembra do que aconteceu, mas aos poucos começa a recordar:

“Com o tempo estou me lembrando pouco a pouco do que aconteceu. O que me lembro é que estava de plantão, gravando em um hotel, e de repente comecei a me sentir mal do estômago. Liguei para o médico da produção porque me senti mal, mas senti a pressão para não parar as filmagens por respeito ao resto da equipe. No entanto, a dor foi maior. Tenho sorte que meu pai é médico e pedi para ser levado com ele. Eu queria estar próximo do meu pai…”, relembra.

Leia+: Crise de saúde: Sthe Matos teve falta de lucidez e confusão mental

“Fizeram uma tomografia com contraste e viram que eu tinha coágulos no intestino e nas pernas. Eles finalmente encontraram o diagnóstico definitivo: eu tinha sofrido um infarto silencioso. Eu tinha um coágulo no coração e ele mandava coágulos por todas as artérias. Essa foi a avaliação. Eu estava com muita dor e para poder operar o intestino e as pernas tiveram que me colocar para dormir. Quando acordei, vi tudo inchado, minhas mãos pareciam bolas enormes … Foi tudo muito traumático (…) Foi mais de um mês no hospital sem poder mexer os braços. Houve mais cirurgias, porque viram mais coágulos nas minhas pernas. Minha primeira reação foi de raiva… eu fiquei muito put*… não conseguia ver minhas mãos e não queria que ninguém me visse naquelas condições”, afirma.

Medina então se lembrou da única opção para salvar sua vida: a amputação.

“Eles se ofereceram para salvar minha vida, mas a solução foi a amputação. E quanto mais o tempo passava, as coisas ficavam cada vez mais complicadas, então chegou a hora de tomar uma decisão. Apostei em viver. Juntei minha família e contei a eles que eu aceitei. Todos eles me apoiaram. Não tinha outra opção. Não tinha como voltar atrás”, confessa.

O ator afirmou que a partir desse momento começou a fazer terapias com um psiquiatra. Hoje ele estreia próteses mecatrônicas (Genium X3), fabricadas pela empresa alemã Ottobock, que mudaram sua vida e, aos poucos, está conseguindo retomar suas atividades.

Juan Pablo ainda está aprendendo a andar com as próteses, o que não é fácil, segundo ele, pois o membro da parte amputada ainda dói.

“Por enquanto, o mais importante é a saúde mental e a cura, poder dominar a prótese e continuar com a recuperação física (…) é importante entender que todos passamos por situações difíceis e nada pode ou deve nos atrapalhar. Nada vai fazer com que você seja menos e tenha menos oportunidades. O chip me mudou e tenho sorte de estar aqui e levar essa mensagem para os outros”, conclui.

DOENÇA

A doença que afetou o ator Juan Pablo Medina, tromboembólica venosa (TEV) ocorre em duas formas, de acordo com a Associação Internacional de Trombose (International Thrombosis Association): trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Leia+: Pocah vai parar no hospital por prisão de ventre

Ambas ocorrem após a formação de um coágulo sanguíneo em uma veia ou artéria que bloqueia a circulação.

A trombose venosa profunda ocorre, geralmente nas veias das pernas, enquanto a embolia pulmonar ocorre quando o coágulo bloqueia as veias de um dos pulmões.

SSegundo dados da associação, uma em cada quatro pessoas morre no mundo por causas relacionadas à trombose.

SINTOMAS

Ainda de acordo com a Associação, entre alguns dos sintomas da trombose venosa profunda (TVP) são: dor repentina em uma das pernas, que vai piorando; dor ao tocar a perna afetada, inchaço na perna, que vai aumentando, e deixando que a pele fique mais dura do que o normal. Nesses casos, é importante correr a um hospital para avaliar a situação e começar os tratamentos necessários.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.