Barbie: Sinopse, elenco, teorias, fofocas… tudo que sabemos do filme
Por Raphael Araujo - 16/07/23 às 10:00 - Última Atualização: 14 julho 2023
Nesta próxima quinta-feira, 20 de julho, estreia oficialmente nos cinemas brasileiros “Barbie”, um dos filmes mis esperados do ano, isso se não for o mais, afinal, nos cinemas brasileiros, é a pré-venda mais bem sucedida do ano até agora (via Portal Box Office, no Twitter).
Para que a ansiedade para o longa seja saciada e você possa ir preparado para os cinemas, nós do OFuxico vamos separar tudo que sabemos sobre o longa, desde sua sinopse a até mesmo teorias e fofocas da produção. Confira!
SINOPSE, ELENCO E DIREÇÃO
No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland, o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia. Porém, uma das bonecas, interpretada por Margot Robbie, começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim e se questiona sobre o sentido de sua existência. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela é expulsa de Barbieland e forçada a viver no mundo real.
Ficha Técnica
Lançamento: 2023
Gênero: Aventura
Direção: Greta Gerwig
Roteiro: Greta Gerwig, Noah Baumbach
Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Emma Mackey, Simu Liu, Dua Lipa, America Ferrera, Kate McKinnon, Issa Rae, Rhea Perlman e Will Ferrell, entre muitos outros nomes conhecidos do público.
Lembrando que os artistas e personagens principais foram revelados em cartazes especiais difundidos nas redes sociais, com a piada do Ken sendo “apenas um Ken” e com cada Barbie tendo sua própria profissão e personalidade.
TRILHA SONORA RECHEADA DE ESTRELAS
A trilha sonora oficial do projeto, intitulada “Barbie The Album”, será lançada completa no dia 21 de julho, e contemplará novas faixas com uma formação inédita de artistas, incluindo Nicki Minaj e Ice Spice, Lizzo, KAROL G, Charli XCX, PinkPantheress, Ava Max, Dominic Fike, KHALID, The Kid LAROI, Tame Impala, HAIM, GAYLE e FIFTY FIFTY feat. Kali. Ryan Gosling também se junta à robusta lista de intérpretes da trilha sonora com sua icônica música original interpretada como seu personagem, Ken.
O primeiro single revelado foi “Dance The Night”, com Dua Lipa, sendo sucedido por: Watati, de Karol G feat. Aldo Ranks; “Angel”, de PinkPantheress; “Barbie World (with Aqua)”, de Nicki Minaj & Ice Spice; “Speed Drive”, de Charlie XCX; “Barbie Dreams”, de Fifty Fifty feat. Kali; e mais recentemente, “What Was I Made For?”, de Billie Eilish.
CONFIRA A TRACKLIST COMPLETA DE “BARBIE THE ALBUM”
- Lizzo – Pink
- Dua Lipa – Dance The Night
- Nicki Minaj & Ice Spice – Barbie World (with Aqua)
- Charli XCX – Speed Drive
- KAROL G – WATITI (feat. Aldo Ranks)
- TBA
- Tame Impala – Journey To The Real World
- Ryan Gosling – I’m Just Ken
- Dominic Fike – Hey Blondie
- HAIM – Home
- TBA
- The Kid LAROI – Forever & Again
- Khalid – Silver Platter
- PinkPantheress – Angel
- GAYLE – butterflies
- Ava Max – Choose Your Fighter
- FIFTY FIFTY – Barbie Dreams (feat. Kali)
Confira as músicas já reveladas de “Barbie The Album” e outras relacionadas com o tema clicando AQUI!
FIGURINO DE OUTRO MUNDO
Com seu estilo sempre em voga, a Barbie é rica, bonita, famosa, inteligente e reflete com perfeição cada época. “A Barbie está profundamente ligada à moda, pois a maneira como brincamos com ela é vestindo-a”, diz a figurinista Jacqueline Durran. “As roupas são sua forma de expressão”.
Após ser premiada com um Oscar pelo seu trabalho em “Adoráveis Mulheres” (2019), a diretora Greta Gerwig convidou a figurinista para o seu próximo projeto, e construir um mundo inteiro da Barbie. Jacqueline, que vive em Londres, notou que o processo era diferente dos seus outros projetos: “Não se trata a Barbie como se fosse uma personagem normal, pois a motivação para o que ela veste não vem de dentro”, declarou Jacqueline à Vogue.
Barbie tem uma característica muito prática e esse foi o caminho seguido pelo figurinista para criar os looks do filme.“O que define o que ela veste é o lugar para onde ela vai e o que está fazendo […] Trata-se de estar completamente vestida para o seu trabalho ou tarefa”.
Isso é reflexo do fato de cada boneca ser vendida com um pacote de moda. Ela pede um look especial para cada momento. Se é para ir à praia, Barbie pede um vestido, um maiô, uma bolsa, um chapéu, sapatos apropriados e acessórios. Esses conjuntos de roupas mudam e se transformam dependendo do que está acontecendo ou vai acontecer na Barbie Land.
Todos os figurinos da Barbie Land se encaixam em uma de quinze combinações de cores “que são inspiradas na ideia de uma praia da Riviera Francesa no início dos anos 60”. Os criadores pensaram em trios vibrantes de tons pastéis perfeitos para o verão: “lavanda, azul brilhante, azul claro; verde, laranja, bege; laranja, azul, rosa; dois rosas e um amarelo…”
SINTONIZADA COM A HISTÓRIA
Outro detalhe incrível: Jacqueline Durran trabalhou usando referência à história da boneca, começando por sua forma mais antiga: a Barbie de 1959, que usava um maiô preto e branco, batom vermelho, sombra azul e salto alto. Sua recriação quase idêntica estreou no primeiro trailer do filme, uma paródia de “2001: Uma Odisseia no Espaço”.
Assim, as primeiras fotos de paparazzi das filmagens, mostravam Robbie e Gosling em looks de patinação em tons neon, foram adaptadas da “Barbie Hot Skatin” de 1994. “O Ken é uma espécie de suplemento à Barbie. Portanto, a “Barbie Patinadora” é a influência no visual dos patins no mundo real, e o Ken tem sua própria versão.”
“Tentei fazer referência à história da Barbie. O problema é que, na era moderna, é mais difícil encontrar looks que sejam reconhecíveis como sendo da Barbie. Porque há tantos visuais. Pedi à Mattel que me dissesse qual era o traje de Barbie mais popular dos últimos cinco anos e me disseram que era uma Barbie com um vestido amarelo. Acontece que, provavelmente, não seria reconhecível se eu fizesse uma iteração do mesmo”, afirmou Jacqueline
Ao revisar as muitas versões das bonecas, a figurinista observa que “a Barbie é uma maneira muito útil de olhar para diferentes ideias de feminilidade: o que significa, quem a possui e a quem se destina”.
Isso se reflete no filme. “A Barbie sempre tem a ver com o ideal, então, através dos trajes, damos a cada personagem um visual que reflita o melhor visual da Barbie para o momento em que se encontra na história. E, claro, no mundo da Barbie há mais de uma Barbie, então, se todas forem ao mesmo evento, não estão vestidas com um uniforme, mas todas combinam umas com as outras”, completou.
FOFOCAS
CONDIÇÃO PARA ACEITAR PAPEL
O filme vem sendo elogiado pela preocupação com a diversidade, e devemos isso a Margot Robbie. A atriz revelou que aceitou o papel de protagonista com apenas uma condição: que a famosa boneca fosse representada de forma mais diversa.
Em entrevista à revista Time, Margot disse que a boneca traz a ideia que as mulheres podem fazer o que quiserem, então nada mais justo do que representá-la dessa forma. “Se a Mattel não tivesse feito essa mudança para ter vários tipos de Barbies, eu acho que não iria tentar fazer o filme. Eu não acho que se deva dizer: ‘Essa é a única versão do que ela é, e é isso que as mulheres devem aspirar a ser, a parecer e a agir’”, afirmou a atriz.
BRIGA COM A MATTEL
Além da interferência na questão da diversidade, Margot Robbie também protagonizou uma discussão com o presidente da Mattel, Richard Dickson, que chegou a pegar um avião e ir ao set para questionar o tom de uma cena. Ao lado de Greta Gerwig, Robbie não entregou sobre o que a cena tratava, mas disse que o executivo da companhia de brinquedos só se acalmou depois que as duas encenaram o texto para ele. “Quando você lê na página, a nuance não está lá. A entrega [do elenco] não está lá”, contou.
CENA DOS PÉS
Uma das cenas mais aguardadas do filme é quando Barbie desce dos saltos, mas ainda assim mantém os pés flexionados. A diretora Greta Gerwig contou que precisou interferir mais uma vez na produção por conta do viés da cena. Ela não concordou em usar CGI (imagens geradas por um computador) para fazer as imagens e optou pela atuação de Margot Robbie, que usou barras de apoio para caminhar na ponta dos pés.
“Houve uma grande discussão no início. Todo mundo perguntou ‘Você vai fazer CGI em todos os pés?’ E eu pensei: ‘Meu Deus, não! Isso é assustador! É um pesadelo’. Além disso, Margot tem os pés tão incríveis. Esses lindos pés de dançarina. Ela deveria apenas se segurar naquela barra e fazer as cenas”, revelou a diretora em entrevista à revista Variety.
BARBIE 2
O primeiro filme mal saiu, mas o sucesso da divulgação faz os fãs se perguntarem se alguma sequência já está sendo planejada. Mais uma vez, Margot Robbie se pronunciou sobre o assunto. Em entrevista à Time, ela disse que aconteceram reuniões para debater os caminhos da personagem em uma possível continuação.
“Neste momento, [o próximo filme] pode seguir em um milhão de direções diferentes, mas eu acredito que você acaba caindo em uma espécie de armadilha se tentar estabelecer um primeiro filme e, ao mesmo tempo, planejar sequências”, contou a atriz.
ROTEIRO GENIAL
Ryan Gosling falou em entrevista ao “The Tonight Show with Jimmy Fallon”, em julho de 2022, que o roteiro de “Barbie” foi o melhor que ele já leu em toda sua vida. Ios vai de encontro a outra fofoca. Simu Liu não estava querendo aceitar o papel na produção, mas bastou uma simples ligação com seu agente para ele mudar de ideia.
“Ele disse: ‘Se eu pudesse apostar minha carreira em qualquer roteiro, seria o roteiro da Barbie. Eu realmente acho que você deveria fazer isso”, contou a estrela da Marvel. O intérprete de Shang Chi ainda definiu ‘Barbie’ como “selvagem e incrivelmente único”: “Eu gostaria de poder mostrar o que fazemos no dia-a-dia porque é uma loucura”.
TEORIAS
AUTOCONHECIMENTO
O trailer mostra que Barbie receberá a oportunidade de conhecer o mundo real. Então, caso o roteiro e a direção não queiram se arriscar tanto, o que será decepcionante para os fãs, é possível que a aventura da protagonista se limite apenas a essa história. Nesse caso, Barbie conhece o mundo real, e passa pelos clichês esperados, como: entender que não é perfeita, agir como alguém comum, e não querer a mesma vida de antes, sem muitas complicações.
HISTÓRIA DE AMOR LÉSBICO
Os fãs gostam de ir longe nas ideias e dessa vez eles conseguiram! Uma das protagonistas do filme é America Ferrera, que vive uma humana, e será uma das principais companheiras na aventura pelo mundo real com Barbie. Mas uma cena divulgada fez um caos na internet, por conta de uma troca de olhares cheia de química entre as personagens, indicando que elas podem viver um romance no filme. Veja a cena aqui!
Por conta disso, o longa se trataria da descoberta da sexualidade de Barbie, além dela tendo que terminar o relacionamento com Ken e o boneco passando por um período de superação. Porém, algumas pessoas rebatem essa teoria dizendo que, durante a cena, a personagem de America só olha dessa forma para Barbie pois teria sido dona dela no passado, ou seja aquela era sua Barbie de infância.
KEN, O VILÃO!
O boneco mais amado e apaixonado do mundo pode se transformar no vilão mais temido de todos! É isso mesmo que você leu. Uma teoria começou a ganhar força no TikTok e no Twitter de que Barbie largaria Ken no filme, para focar em si mesma, e o galã não aceitaria bem o término, se revoltando contra a boneca.
Assim, ela teria que enfrentar a fúria dele, que tentaria fazer de tudo para estragar a experiência dela no mundo real, além de voltar para a Barbieland e fazer a caveira da ex-namorada. Nos trailers, é possível perceber algumas cenas em que o personagem está diferente, com roupas pretas e uma atitude mais sombria. Será que teremos Ken como o grande antagonista de “Barbie”?
BARBIE CONTRA EMPRESÁRIOS
Outra teoria muito discutida entre os fãs, até mesmo antes dos trailers serem lançados, é de que Barbie enfrentaria a fúria dos seus “Donos Jurídicos”, ou seja, os empresários que detém os direitos da marca Barbie. Como confirmado nos trailers, com a boneca solta no mundo real, os engravatados farão de tudo para aprisionar novamente ela.
“Se isso vazar, isso acarretará coisas estranhas ao nosso mundo. Pode ser catastrófico. Ninguém descansa até essa boneca estar de volta numa caixa”, diz o personagem de Will Ferrel, o CEO da empresa da Barbie. Porém, resta saber se o filme se contentará apenas com essa narrativa, se apenas aprisionar a Barbie é o interesse real dos empresários, ou se não existe algo muito maior por trás de tudo isso, até porque, como uma Barbie pode existir no mundo real?
DOMÍNIO KEN
Olha o Ken ai de novo! Porém dessa vez, todos eles! Uma das principais teorias é a de que a saída de uma Barbie para o mundo real irá causar uma revolução de Ken´s na Barbieland. Segundo os internautas, os bonecos repensarão o papel masculino dentro da sociedade em que vivem e tomarão o local para eles.
A teoria ganhou força por conta de uma cena do trailer, em que a entrada da Barbieland havia sido modificada para Kendom (Reino do Ken). Além disso, como uma estratégia de marketing para o filme, a mansão da Barbie ficou disponível para aluguel no Airbnb. Porém, depois de um tempo, o link foi modificado e Ken foi colocado como proprietário do local, dando boas-vindas ao Kendom, dizendo que a Barbie “está fora”.
UMA GRANDE BRINCADEIRA!
Essa teoria é focada no final do filme, e não na história em si. Quando lembramos das brincadeiras com Barbie, logo pensamos nas mil e uma histórias e mundos que criávamos com as bonecas e bonecos a nossa disposição, além dos cenários, casas e carros que vinham juntos .
O filme promete trazer os principais aspectos da boneca mais famosa do mundo, então seria condizente se no final do filme fosse revelado que tudo não se passa de uma grande brincadeira de uma criança, que está no seu quarto com suas Barbies e Kens, inventando uma história para passar um tempo.
Esse final seria com certeza seria um choque para os telespectadores, além de com certeza dividir bastante as opiniões sobre o filme. E você, está ansioso para assistir “Barbie”?
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.