Camila e Antônio Pitanga celebram estreia de ‘Malês’ no RJ

Por - 30/09/2025 - 12:43

Filme Manuela Dias., Antônio Pitanga, Camila e o noivo, Patrick - Foto: :Cristina Granato

A pré-estreia de “Malês” levou ao Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, uma plateia repleta de artistas, amigos e admiradores da família Pitanga. Logo após a exibição, Antônio Pitanga, diretor do longa, e sua filha Camila abriram as portas para receber o elenco em uma celebração intimista. A atriz, acompanhada pelo noivo, Patrick, era só sorrisos.

O encontro, marcado pela alegria coletiva, se estendeu até as primeiras horas da manhã ao som do DJ Nyack, que animou a pista com repertório variado.

A reunião reforçou o caráter afetivo do projeto, que uniu diferentes gerações da família Pitanga no cinema. Camila e Rocco Pitanga dividiram cenas com o pai, consolidando uma trajetória de engajamento artístico que atravessa décadas e conecta passado e presente.

Edvana Carvalho e Belize Pombal
Edvana Carvalho e Belize Pombal – Foto: Cristina Granato

O longa e sua importância histórica

O filme retrata a Revolta dos Malês, o maior levante de pessoas escravizadas da história brasileira, ocorrido em 1835, em Salvador. Baseado na obra do historiador João José Reis, Rebelião escrava no Brasil: a história do Levante dos Malês em 1835, o roteiro foi adaptado por Manuela Dias, com produção de Flavio Tambellini.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!       

Antônio Pitanga destacou a relevância do enredo: “O Brasil não conhece sua História. Mesmo na época, a notícia sobre a revolta demorou quatro anos para se espalhar pelo país, pois não havia interesse dos coronéis em divulgar algo assim”. A fala do diretor ecoa a proposta do longa de revisitar episódios silenciados pela elite da época.

Com estreia marcada para 2 de outubro em todo o Brasil, “Malês” chega às telonas com elenco forte, narrativa potente e acima de tudo um olhar que busca resgatar a memória coletiva. A obra promete não apenas emocionar o público, mas também provocar reflexões urgentes sobre identidade, resistência e herança cultural

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino