Cinema atinge seu ápice de 2023 este mês. Entenda os motivos!
Por Raphael Araujo - 09/07/23 às 05:00 - Última Atualização: 7 julho 2023
O ano de 2023 tem sido intenso quando o assunto é cinema, não é mesmo? Diversos lançamentos marcantes aconteceram desde janeiro, e com as mais variadas recepções de público e crítica, e ainda tem muito mais por vir nas próximas semanas.
Todavia, o mês de junho, que foi recheado de grandes estreias, acabou com um gosto estranho na boca quando o assunto é filme, pois ao mesmo tempo que a quantidade foi exacerbada, a maioria das bilheterias acabaram decepcionando, indo de fracasso completo a não conseguir se pagar mesmo com performance decente.
Apesar de termos mencionando o assunto arrecadação, vamos deixar ele de lado agora para comentar sobre os lançamentos do mês de julho, pois OFuxico vai provar que é o ápice artístico dos cinemas em 2023! Sabe a frase “isso é cinema!”? Ela será ouvida aos montes.
LANÇAMENTOS MEGA AGUARDADOS
Apesar de hype para lançamentos ser muito associado a grandes blockbusters, como de franquias milionárias como a Marvel, “Velozes e Furiosos” e “Transformers”, há filmes com orçamentos menores que esses que estão sendo comentados desde suas datas de estreia reveladas.
Mesmo que essa visão seja um tanto pessoal, vamos destacar três lançamentos aqui, a começar por “Missão Impossível: Acerto de Contas Parte 1”, o sétimo longa da franquia de ação estrelada por Tom Cruise, que já faz parte do imaginário popular de forma inegável. Quem não conhece a música tema principal?
Apesar dos lançamentos espaçados, os filmes sempre conquistam o apoio dos fãs e são elogiados, além de darem lucro à Paramount, e ficam sempre entre os longas de ação mais elogiados do ano, vide “Missão Impossível: Efeito Fallout”, o filme anterior, lançado no mesmo ano de “Vingadores: Guerra Infinita”.
O novo projeto parece ter repetido a dose, e quem viu o filme adiantadamente, o considerou o melhor filme de ação do ano e um dos blockbusters de mais qualidade dos últimos tempos. Lembrando que a estreia é dia 12 de julho, com pré-estreias especiais neste final de semana.
GUERRA DO ANO
Todavia, é na semana seguinte que as coisas engrossam, pois no mesmo dia, 20 de julho, “Barbie” e “Oppenheimer” vão estrear nas telonas, e a “guerra do ano” promete acontecer.
Falando do primeiro, ele dispensa comentários, e sempre está na lista de destaques de 2023, trazendo Margot Robbie como a boneca mais amada do mundo em uma jornada existencial e cheia de referências, além do elenco completo de estrelas.
Todas as prévias foram ovacionadas, e até teorias estão sendo feitas acerca do enredo. Destaque para a casa dos sonhos da boneca aparecendo e para a cena dela andando na ponta dos pés, igual ao brinquedo. As cenas na “Barbielândia” prometem emocionar!
Warner Bros. Pictures/ Divulgação As roupas da Barbie (Margot Robbie) são o ponto central e o Ken sempre se veste combinando com ela- Warner Bros. Pictures/ Divulgação As roupas da Barbie (Margot Robbie) tem o rosa como prioridade – Warner Bros. Pictures/ Divulgação Cena em que Barbie anda na ponta dos pés – Foto: Divulgação Bastidores de “Barbie” com Margot Robbie e Ryan Golsing – Foto: Reprodução/Twitter Warner Bros. Pictures/ Divulgação Ryan Gosling no papel de Ken- Warner Bros. Pictures/ Divulgação- Warner Bros. Pictures/ Divulgação Casa dos sonhos da Barbie – Foto: Divulgação Ken (Ryan Gosling) ganhou coleção de roupas íntimas para o filme “Barbie” – Warner Bros. Pictures/ Divulgação Ken (Ryan Gosling) e Barbie (Margot Robbie), sempre combinando – Warner Bros. Pictures/ Divulgação Filme “Barbie”: Margot Robbie e Ryan Gosling com os seus figurinos inspirados na “Barbie Hot Skatin’ – Warner Bros. Pictures/ Divulgação Cena do filme Barbie – Foto: Divulgação
Confira o trailer de “Barbie” aqui!
Mas e o outro? Tem chances? Se é Christopher Nolan dirigindo filmes de guerra, mercê atenção, igual a “Dunkirk”, e é exatamente isso que se trata “Oppenheimer”, baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas, O longa promete cenas de ação eletrizantes, e Nolan fez questão de que todas as salas IMAX exibissem o longa, garantindo a melhor experiência para os fãs.
Confira o trailer de “Oppenheimer” aqui!
DIVERSIDADE DE GÊNEROS
Os três exemplos citados já são muito fortes, e cada um tem um exemplo da arte do cinema: um é um filme pipoca de ação, outro é um drama de guerra para o Oscar e o terceiro uma ventura criativa baseada na boneca mais famosa do mundo.
Mas o cinema é plural e cheio de vertentes, e outros lançamentos de gêneros variados vão marcar julho, como “Sobrenatural: A Porta Vermelha” na última quinta-feira, 06 de julho, sendo uma clássica franquia de terror voltando às telonas, prometendo conquistar os fãs do gênero. Caso queira algo alternativo, terá “O Convento”.
Biografia? “Eu, Leonardo Da Vinci”. Aventura e comedia infantojuvenil? “Mansão Mal-Assombrada”, da Disney. Adaptação de um clássico da literatura brasileira? “Capitu e o Capítulo”. Bom, se fossemos listar, ficaríamos até amanhã, mas só mostra como o cinema está vivo par todos os amantes da sétima arte!
E você, vai assistir a quais dos lançamentos de julho? Já te ingresso comprado para algum dos longas?
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.