Conheça Vecna, o impiedoso vilão de “Stranger Things 4”
Por Redação - 03/06/22 às 09:00 - Última Atualização: 2 junho 2022
ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém spoilers de “Stranger Things 4”.
A quarta temporada de “Stranger Things” finalmente chegou na Netflix e, com menos de uma semana de lançamento, já se tornou a série mais assistida da plataforma no determinado período de tempo. O novo capítulo se passa um ano após a batalha de Starcourt e mostra Hawkings enfrentando novos desafios com um novo vilão do Mundo Invertido, o impiedoso Vecna.
Enquanto o personagem foca em fazer novas vítimas de suas crueldades, Eleven tenta uma nova vida na Califórnia ao lado da família Byers. No entanto, é importante ressaltar que, ao final da terceira temporada, a heroína já se encontra sem seus poderes, que salvaram ela e seus amigos até o momento. Mas, afinal, quem é o vilão que ameaça a cidade americana desta vez?
DUNGEONS & DRAGONS
Antes de tudo, vale lembrar que, assim como o Demogorgon e o Mind Flayer, o Vecna também é um dos monstros de “Dungeons & Dragons”, jogo de fantasia muito famoso nos anos 80, jogado pelos personagens da série da Netflix desde a sua primeira temporada. Mike, Will, Dustin e Lucas se mostram grandes fãs do RPG de mesa desde o primeiro episódio, e acabam utilizando o jogo para traçar paralelos com a sua própria realidade em Hawkings.
Leia+: Quarta temporada de Stranger Things é dividida em duas partes. Veja as datas!
No RPG, Vecna era um feiticeiro, que se tornou mestre da magia negra, que praticava necromancia e, com o tempo, se transforma em um lich, uma criatura imortal extremamente poderosa. No entanto, o vilão não para por aí. Após estímulos de seus adoradores, Vecna se torna uma divindade real, o deus maligno dos mortos-vivos, segredos e da necromancia.
Assim, ele governa o que não deve ser conhecido e tudo sobre o que as pessoas querem manter em segredo, sendo um dos personagens mais poderosos de “Dungeons & Dragons”.
STRANGER THINGS
Apesar de apresentar semelhanças, a origem de Vecna na série está diretamente relacionada com a Eleven e o Laboratório de Hawkings. No sétimo episódio da nova temporada, o espectador é levado para o passado, onde conhecemos mais sobre o Projeto Indigo de Martin Brenner, do qual a garota fazia parte.
Desta forma, é possível conhecer o passado sombrio da garota, cujo nome verdadeiro é Jane. Enquanto era submetida aos treinamentos e exercícios para aprender a controlar seus poderes, Eleven conhece um cuidador misterioso, que não tem sua identidade revelada até os últimos momentos do episódio.
O jovem, no entanto, conquista a confiança de Jane, afirmando que as outras crianças do projeto e o próprio “Papa”, como chamavam Brenner, estavam contra ela e queriam matá-la. Assim, o cuidador ajuda a garota a encontrar uma saída do laboratório, mas ela se recusa a ir sem ele. Neste momento, o personagem mostra um dispositivo em seu pescoço, dizendo ser um tipo de rastreador, e que não adiantaria fugir com ela porque iriam encontrá-los.
Leia+: Eles cresceram! Veja o Antes e Depois das crianças de Stanger Things
Em seguida, Jane utiliza seus poderes para remover a peça do corpo do ajudante, e assim a verdade é revelada. Ao serem perseguidos pelos guardas do local, descobrimos que o garoto também tem os mesmos poderes que Eleven e os utiliza para matar os seguranças e praticamente todos os presentes no local, incluindo as demais crianças, enfermeiras e cuidadores.
001 – HENRY CREEL
Ao ser confrontado por Jane, conhecemos a história do personagem, que, na verdade, é Henry Creel, ou One, o primeiro experimento de Martin. Ainda quando criança, na década de 1950, o garoto se mudou com seus pais e sua irmã para uma casa em Hawkins, onde descobriu seus poderes, que, além de telecinesia, também envolviam a habilidade de ler e controlar mentes.
Com isso, ele descobriu segredos obscuros de sua família e, motivado pelo ódio e desgosto, acabou causando alucinações que os faziam reviver horrores e traumas do passado em suas mentes. Quando sua mãe descobriu, o garoto a assassinou, assim como sua irmã. Não acostumado com as habilidades, Henry desmaiou e deixou seu pai, Victor Creel, ser responsabilizado pelo crime.
Enquanto isso, o garoto passou uma semana em coma no hospital e foi oficialmente dado como morto. No entanto, isso só serviu para encobrir o fato de que o garoto se tornou cobaia do projeto MKUltra, comandado por Martin Brenner, se tornando One. Conforme era treinado, o jovem se mostrou poderoso demais e os responsáveis pelo projeto optaram por inibir seus poderes através de um dispositivo injetado em seu corpo.
Leia+: Fãs surtam e comemoram estreia da quarta temporada de Stranger Things
Sem poderes e sem saída, One passou a atuar como um dos funcionários do Laboratório. Ao descobrir a verdadeira identidade do rapaz, Eleven percebe o erro que cometeu e, ao invés de se juntar ao vilão, utiliza seus poderes para derrotá-lo. Assim, Jane acaba abrindo o primeiro portal para outra dimensão, o Mundo Invertido, e banindo Henry para o local. Lá, o personagem sofre por modificações em sua aparência, tendo toda a sua pele queimada e se transformando em Vecna.
INSPIRAÇÕES E REFERÊNCIAS
Desde a primeira temporada, é evidente que os criadores de “Stranger Things” capricham nas referências de filmes e músicas dos anos 80, e desta vez não foi diferente. A referência mais óbvia da quarta temporada é do filme “A Hora do Pesadelo”, clássico de terror, lançado em 1984, que conta a história de Freddy Krueger, um maníaco que atormenta os sonhos de um grupo de jovens e os mata dentro do próprio pesadelo, sendo uma inspiração direta para Vecna.
Vale lembrar também que as referências da obra cinematográfica não param por aí, já que Krueger também é uma criatura ex-humana, que acabou se tornando um monstro e também teve seu corpo inteiramente queimado no processo. E os Irmãos Duffer não deixaram passar nem um detalhe, já que chamaram Robert Englund, ator que interpretou a figura nos anos 80, para interpretar Victor Creel, o pai de Henry, nosso futuro Vecna.
Além disso, Jamie Campbell Bower, intérprete de One e Vecna, afirmou que, antes de ter o roteiro nas mãos, Matt e Ross lhe deram dois filmes para se inspirar para as audições: “As Duas Faces de um Crime”, de 1996, e “Hellraiser: Renascido do Inferno”, de 1987. O primeiro retrata a história de um assassino, que finge ter duas personalidades diferentes, remetendo ao passado de Vecna. Já o segundo, mostra Pinhead, um maníaco que, em busca de novas experiências do prazer, abre as portas de outra dimensão sádica, repleta de tortura e mutilação.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.