Maratona x Semanal: qual o melhor formato de lançamento no streaming?
Por Raphael Araujo - 20/06/22 às 07:00 - Última Atualização: 16 junho 2022
Os serviços de streaming vieram para ficar! Após a Netflix revolucionar a maneira como consumíamos conteúdo audiovisual no entretenimento, diversas ouras plataformas chegaram para agregar no mercado, como Amazon Prime Video, Globoplay, Disney+, HBO Max, entre muitas outras. O diferencial da televisão clássica? Assistir exatamente o que quiser e quando quiser!
Porém, uma coisa é bem característica da plataforma de “cor vermelha”: ela geralmente lança todos os episódios de uma temporada de uma série de uma vez, principalmente quando são produções originais, fazendo com que o público faça a famosa maratona.
Já a maioria das outras, acaba apostando em um formato de lançamento semanal, algo similar aos canais de televisão antigamente, em que era necessário esperar uma semana para conferir um episódio da produção escolhida (mais de um em ocasiões especiais).
Com isso em mente, OFuxico resolveu propor um debate: Qual o melhor formato para se lançar uma série? Quais os pontos fortes de cada um?
MARATONA
Quando falamos do formato proposto pela Netflix em sua grade de lançamentos, a maratona se destaca entre os usuários exatamente pela obra estar completa (ao menos uma temporada ou parte dela) no momento que fica disponível ao público no catálogo.
Com isso, os fãs podem instantaneamente conferir aos logos minutos que lhe forma entregues ali, podendo curtir seu momento de lazer por completo e não ficando na angústia para saber o que vai acontecer, afinal, é só dar play!
Ainda, pensando na Netflix como distribuidora de conteúdo, isso permite um calendário mais recheado de lançamentos, afinal, a cada emana, ou dependendo do intervalo, a cada dia, novidades são adicionadas ao catálogo, podendo apostar em mais variedade e gênero.
Na Netflix, sucessos recentes como “Stranger Things”, “Primeira Morte”, “Maldivas”, e em breve, “The Umbrella Academy”.
SEMANAL
Após falarmos das vantagens de todos os episódios serem lançados de uma vez, parece que o formato de um por semana acaba ficando para trás, não é mesmo? Mas ele não deixa nada a desejar!
Apesar da angústia de ter que esperar mais tempo para descobrirmos o que acontece, é, além de uma maneira de testarmos nossa paciência, uam forma de manter nossa curiosidade, conversar sobre a obra com os amigos e até mesmo criar teorias.
Isso deixa a obra viva por mais tempo, seja no boca a boca público, seja no coração do fã, que vai passar um período convivendo com a série. Quanto ao primeiro item, isso é bom para quem está produzindo o conteúdo, pois deixa ele vivo por mais tempo e podendo investir em marketing e atrair assinantes, como o caso das séries do Disney+, que atualmente está lançados episódios para “Ms. Marvel” e “Obi-Wan Kenobi”.
HÍBRIDO
Opa, esse formato não foi citado antes, certo? Mas ele só poderia ser introduzido quando os outros dois ficassem mais claros, afinal, como o nome sugere, é uma junção deles.
Essa forma de lançamento, muito utilizada pelo Amazon Prime Video, libera aos assinantes alguns episódios de sua temporada de uma vez e posteriormente vai lançando o restante. O atual exemplo da plataforma é “The Boys”, que teve três episódios da sua terceira temporada lançados no dia 03 de junho e depois começou a lançar um por semana, estando em cinco atualmente, com previsão de conclusão no episódio oito em 8 de julho.
Graças a essa possibilidade, o espectador consegue matar a saudade da série depois de longos meses (ou até anos) sem episódios inéditos com mais de um ficando disponível ao mesmo tempo que mantém o boca a boca forte por semanas.
AFINAL, QUAL O MELHOR?
Definir qual o melhor é algo muito delicado e de várias nuances, e a maior proposta deste texto era levantar um debate.
Mas se fossemos para analisar os pontos, formato híbrido consegue mesclar pontos positivos dos outros dois, podendo unir conceitos e permitindo que o fã ganhe muito conteúdo a curto e longo prazo.
Entretanto, cada um pode preferir um formato por conta de seu estilo de vida, de seu tempo livre, da maneira como consome produções audiovisuais, entre tantas outras variáveis possíveis que a façam escolher aquela preferência para assistir.
Ainda, deve ser levado em conta a visão dos criadores das obras, que imaginaram elas em sua criação em algum formato por algum motivo, que deve casar com a forma como a história é entregue ao público e a maneira como o mesmo vai digerir o que assistiu. Este é o caso da HBO Max, em que cada lançamento original possui sua própria forma de lançamento.
E você, possui algum formato de lançamento de série de preferência?
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.