‘Divertidamente 2’ prova famosa teoria no meio cinematográfico!

Por - 28/06/24 às 14:46

emoções de divertidamente 2 reunidasFoto: Reprodução/Instagram @tracklistoficial

Para quem acompanha o meio cinematográfico, tem se deparado com duras realidades para certos filmes originais: a grande maioria não tem um êxito comercial da maneira que deveria, ou, ao menos, como era esperado. Um exemplo que deixou uma pulga atrás da orelha foi “Furiosa”, do universo Mad Max.

Marcos Mion como lutador de boxe? Temos!

O filme estrelado por Anya Taylor-Joy amargou pouco mais de 168 mil dólares e veio de um mundo que era popular. E é aí que entra “Divertidamente 2”. O filme arrecadou, até o momento, 835 milhões de dólares e caminha para o sonhado bilhão da Pixar.

Com seus personagens carismáticos, o filme das emoções trouxe a renascença, por assim dizer, da Pixar: após “Luca” e “Red”, que foram lançados por um curtíssimo período nos cinemas, só após a pandemia, o estúdio ainda enfrentou dificuldades e amargou com spin-offs e mundos criados do zero.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Lightyear” sofreu para arrecadar 226 milhões, enquanto “Elementos”, o promissor filme com diversas técnicas de animações, conseguiu um bom resultado por conta do boca a boca, mas nada no nível Pixar: ‘apenas’ 496 milhões.

Continuações!

Os números não deixam mentir: mesmo com diversos live actions da Disney e novas animações originais, a Pixar conseguiu comprovar a teoria, que já deixou o campo do suposto e adentrou o campo das certezas: continuações são as mais rentáveis para esta indústria.

Céline Dion apresenta uma dura realidade em seu documentário

“Barbie” já tira o sono de alguns por conta de uma possível sequência. “Sonic”, mesmo não sendo o exemplo mais rentável, ganhou um spin-off e caminha para um terceiro filme. “Toy Story” ganha um quinto filme no próximo ano, assim como “Shrek”.

“Super Mario” veio de uma franquia que, diga-se de passagem, ganha novos jogos todos os anos e não deu outra: o sucesso instantâneo gerou interesse na Illumination e já tem o “2” agendado.

O que explica!

Continuações são rentáveis por um motivo: ligação emocional. Quando o primeiro filme se dá muito bem, algo te dá aquele ‘quero mais’. Quase todos os filmes clássicos da Disney ganharam três filmes e uma série animada (“A Pequena Sereia”; “O Rei Leão”; “Aladdin”, só para citar alguns).

Os personagens, sejam eles físicos ou desenhos, dos ‘big hits’ sempre deixam saudade. E qual o segredo? A nostalgia tem papel fundamental nisto tudo, afinal, é aquela lembrança que te acompanha em diversos momentos da vida.

Laura Castro está ansiosa com a sua estreia em “Tudo Por Um Popstar 2”

Mesmo em um mundo em que os ingressos são poucas vezes acessíveis e ir ao cinema virou um artigo de luxo, a nostalgia se sobressai. Com ela, a rentabilidade é quase certa. “Divertidamente 2” tem uma peculiaridade: um filme que parece infantil, mas traz, quase que imediatamente, identificação com os adultos.

Sequências são rentáveis e fica o alerta: “Moana 2” deve atingir altas bilheterias também. Sendo assim, como diziam em “Game of Thrones”, o inverno está chegando. E neste caso, espera-se uma ‘chuva’ de continuações para os próximos anos.

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha