Elton John fez Mauro Sousa viver o pai, Mauricio, nos cinemas. Entenda!

Por - 26/10/2025 - 19:00

cena de mauro sousa como mauricio em filme biográficoFoto: Vantoen Pereira Jr.

Em exibição nas salas de cinema do país desde o último dia 23 de outubro, “Mauricio de Sousa – o Filme” promete tocar o público com história emocionante sobre um dos maiores artistas contemporâneos do país.

Maurício de Sousa tieta elenco de filme do Chico Bento. Fotos!

Da infância em Mogi das Cruzes à criação de mais de 400 personagens, a obra mostra os bastidores da vida do desenhista, sua relação com a família e o lançamento do primeiro gibi, que veio a dar origem a um dos grandes estúdios de entretenimento do Brasil, a MSP Estúdios.

Dirigido por Pedro Vasconcelos, “Mauricio de Sousa – o Filme” é protagonizado por Mauro Sousa, que interpreta o próprio pai na fase adulta. O elenco também conta com Diego Laumar como o Mauricio na infância; Thati Lopes como Marilene, sua primeira mulher; Elizabeth Savalla como Vó Dita; Emílio Orciollo Neto como Antonio de Sousa, pai do quadrinista; Natália Lage como Nila, mãe dele, entre outros.

O filme é uma produção da Focus Films e da Boa Ideia Entretenimento, com coprodução e distribuição da Disney e colaboração da MSP Estúdios.

Elton John foi essencial. Saiba como!

Na coletiva de imprensa oficial do filme, na qual OFuxico esteve presente, Mauro Sousa revelou sua jornada até interpretar o próprio pai nas telonas. “Na verdade, o que me motivou desde pequenininho para entrar na arte foi Elton John. Meu sonho era ser Elton John. Eu vi o Elton John, cara, que cara incrível, a música que ele faz, pianista”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Aí eu comecei a tocar piano com sete anos para eu me tornar um Elton John. Me apaixonei pelo piano, aí depois de um tempo fui parar no teatro porque eu queria melhorar minha performance como pianista, na verdade”, explicou.

“Então eu comecei a fazer aulas de teatro, me apaixonei pelo teatro, me formei no teatro. Fui parar nos musicais, que realmente foi a minha grande bagagem. Até então, foi principalmente nos musicais. Foi o que eu trouxe para a MSP Studios também, toda essa minha bagagem de conhecimento em espetáculos foi o que eu comecei a imprimir dentro da MSP Studios”, contou ele em seguida.

Tudo trouxe Mauro para viver o pai

Então ele explicou: “E eu vejo que tudo isso aconteceu, como se tudo que eu passei na minha vida, na minha carreira, foi para que eu chegasse exatamente nesse momento. De eu interpretar meu pai no cinema, é como se fosse uma resposta mesmo. Então é um sentimento de enorme responsabilidade”.

“Eu lembro até nas filmagens que, assim, eu era emoções a flor da pele, eu estava completamente emocionado ali. Um dos grandes desafios meus naquele momento era eu conseguir canalizar toda essa emoção de interpretar meu pai”, revelou Mauro.

“Minha primeira vez no cinema com a Disney ainda por trás, MSP, o Pedro me dirigindo, toda aquela produção, canalizar toda essa energia com responsabilidade e em prol do personagem, porque ali não é o Mauro, é o Mauro interpretando o personagem, é o personagem, então eu precisava realmente me concentrar muito para eu conseguir passar e contar a história da maneira que a gente queria contar essa história”, descreveu.

“Então foi uma mistura assim de tantas coisas. Mas de novo, tudo começou com Elton John, que acho que me trouxe até aqui nesse momento, de eu estar aqui interpretando meu pai nos cinemas. Um momento, uma das experiências, acredito que a experiência mais intensa e inesquecível e emocionante da minha vida”, completou Mauro, em síntese.

Preparação constante e por toda a vida

Em dado momento, ele adicionou: “A filmagens duraram aproximadamente um mês e meio, dois meses, e eu ligava para o meu pai todos os dias para perguntar sobre aquela cena específica, aquele momento específico da vida dele. E ele ficava horas comigo no telefone, contando histórias e aprofundando sobre aquela pessoa, sobre aquele caso específico”.

Confira um momento raro de Maurício e Mauro Sousa

“Então foi um momento muito gostoso mesmo, de eu conhecer ainda mais a história do meu pai. Eu soube que ele montou o roteiro junto com o Pedro, então obviamente eu tinha que entender o que ele queria, qual era o tom que ele queria trazer para esse personagem, para essa história, para aquela cena em específico”, ele então garantiu.

“E fora isso, eu tive ali em casa a pesquisa desse personagem acho que a minha vida inteira. Eu captando ali os trejeitos, os sentimentos e comportamentos do meu pai. E que isso me ajudaram muito pra hoje. Meu pai tinha um jeitinho de ele andar, parece que ele anda toda hora meio dançando e falando assim: ‘Oh, oh, meu filho, não sei o que’, todo esse jeitinho dele, o abracinho, tudo dele, tudo isso assim”, disse.

“São coisas, são detalhes, mas que assim, acho que só eu mesmo que poderia trazer esse tipo de detalhe pra esse personagem, né. Porque eu entrei muito em contato com o que eu lembrava do meu pai, né, e tentei trazer aqui”, concluiu Mauro Sousa, por fim.

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.