Filme biográfico de Mauricio de Sousa foi feito para ele assistir em vida

Por - 26/10/2025 - 17:40

mauricio e mauro sousa juntos na pré-estreia do filmeFoto: Divulgação

Da infância em Mogi das Cruzes à criação de mais de 400 personagens, “Mauricio de Sousa – o Filme” promete tocar o público com história emocionante sobre um dos maiores artistas contemporâneos do país.

Maurício de Sousa tieta elenco de filme do Chico Bento. Fotos!

Tendo estreado na quinta-feira, 23 de outubro, a obra mostra os bastidores da vida do desenhista, sua relação com a família e o lançamento do primeiro gibi, que veio a dar origem a um dos grandes estúdios de entretenimento do Brasil, a MSP Estúdios.

Antes de se tornar o nome por trás do maior universo de personagens infantis da América Latina, Mauricio de Sousa era um menino curioso, apaixonado por histórias em quadrinhos. Entre a imaginação e o desejo de transformar desenhos em profissão, nasceu sua vocação.

O longa apresenta ao público como surgiram os primeiros personagens que marcam gerações e como se entrelaçam com a história pessoal do artista.

Dirigido por Pedro Vasconcelos, “Mauricio de Sousa – o Filme” é protagonizado por Mauro Sousa, que interpreta o próprio pai na fase adulta. O elenco também conta com Diego Laumar como o Mauricio na infância; Thati Lopes como Marilene, sua primeira mulher; Elizabeth Savalla como Vó Dita; Emílio Orciollo Neto como Antonio de Sousa, pai do quadrinista; Natália Lage como Nila, mãe dele, entre outros.

O filme é uma produção da Focus Films e da Boa Ideia Entretenimento, com coprodução e distribuição da Disney e colaboração da MSP Estúdios.

Carinho dos envolvidos

Na coletiva de imprensa oficial do filme, na qual OFuxico esteve presente, Mauro Sousa ressaltou a felicidade em lançar o projeto. “Eu realmente estou num momento muito especial. De expectativa, de nervosismo, de ansiedade, mas acima de tudo, muito feliz disso estar acontecendo. E principalmente, nesse momento de 90 anos do meu pai. É realmente algo muito especial pra mim, pro meu pai, pra minha família, pra todo mundo”.

Relembre a homenagem de Mauricio de Sousa para Neymar

Pedro Vasconcellos, o diretor, complementou em seguida: “Muito feliz mesmo. Isso é um sonho sonhado, um sonho realizado. Quando eu falei com o Mauricio a primeira vez, pra gente fazer um filme sobre a história da vida dele, a motivação era justamente essa. ‘O Brasil precisa conhecer a sua história, e a gente sabe sobre o seu trabalho, mas a gente não sabe a sua história”

Todos nós precisamos ter disponível a sua história, desse cara que é tão importante não só pra todos nós, aqui dentro do Brasil, como para o mundo inteiro'”.

Em seguida, o cineasta falou: “Eu pessoalmente queria retribuir a ele o benefício que ele fez pra minha vida através da sua obra. E pra vida dos meus dois filhos, que cresceram literalmente debaixo daquela montanha de gibis que eles consumiam, substituindo muitas vezes as redes sociais. Eles estavam ali mergulhados naquela história, e eu também, com 7, 8 anos de idade, eu mergulhei naquele universo profundamente”.

“Depois eu fui entender que de certa forma o Maurício me indicou o caminho da direção de cinema através dos seus quadrinhos, através daquele jeito de contar a história. Então eu queria dar de presente pra ele um retorno, falar: ‘olha cara, você foi fundamental não sobra minha vida como eu acredito pra vida de tanta gente”, afirmou ele, em síntese.

Filme para Mauricio de Sousa assistir

Aliás, Pedro queria fazer uma biografia enquanto Mauricio de Sousa estivesse vivo e pudesse conferir: “Esse é o legal da cinebiografia da pessoa ainda viva, né? Teve um caso que me marcou muito, que foi o falecimento da Márcia Cabrita, a atriz. Ela estava passando muita dificuldade durante a carreira dela, poucas oportunidades. Depois que ela partiu, começou uma série de homenagens. Tantos outros depois, como Jorge Fernando, diretor”.

“Eu ficava: ‘gente, mas as pessoas estavam aqui há pouco tempo atrás, por que que não estão homenageando essas pessoas? Por que que não estão falando delas? E aí, corre, vamos fazer um Maurício que esse cara precisa saber o quanto esse país ama ele, o quanto as pessoas têm amor por esse cara. É importante ele saber o impacto de tanto trabalho e do benefício que ele gerou pra todos nós”, garantiu ele.

Mauro então revelou: “O Maurício assistiu a um dos cortes do filme faz um tempo já. Foi ali um momento tão especial, lágrimas assim, do começo ao fim. Lágrimas, sorrisos, e eu lembro do meu pai apontando assim, apontava e me olhava e dava um sorrisinho, apontava e falava assim, é, foi assim mesmo que aconteceu. Ou então ele simplesmente assim, pegava assim no meu braço, na minha mão e dava uma apertada assim, sabe, com muito orgulho”.

“E eu só fico pensando nisso, ‘como que meu pai não poderia vivenciar isso junto comigo?’. É um enorme privilégio de eu estar junto com meu pai e ele vendo esse trabalho, homenageando ele, ainda no aniversário dele de 90 anos. Tantas coisas que ele conquistou na vida dele, e ele poder curtir isso”, afirmou ele então.

Permitir curtir e sentir

“E eu acho que a vida é isso, é esse intervalo de tempo que você precisa preencher com momentos como esse. Que você traz felicidade e muita emoção e muita alegria, e que bom que eu pude fazer isso com meu pai e ele estar aqui para ele ver isso, para ele sentir isso. É por isso que o filme faz sentido, e ainda ele vê o filme do jeito que ele queria. Ele participou da montagem de todo o filme e o filme está no tom que ele queria. Um filme leve, um filme para toda a família, que mostra a parte a vida dele”, continuou o ator.

“Ele queria que todo mundo soubesse como que os personagens apareceram. Como que era a relação com os filhos, como que era a relação com o trabalho, com as coisas da vida. Então, eu ver ele ali, e ele me ver no cinema, foi uma coisa tão especial, que eu falei assim: ‘é por isso que o filme existe, e por isso que a gente precisava fazer isso agora’. E foi realmente uma coincidência de muitas coisas para que isso acontecesse e como isso aconteceu”, Mauro completou.

Presente em toda a produção do filme

Pedro logo lembrou: “Sempre que eu vou fazer um filme que tem uma pessoa por trás da obra, eu gosto muito que essa pessoa seja extremamente respeitada, e que essa pessoa me ajude a trazer todo o universo do seu trabalho no filme. […] Eu queria muito que ele tivesse junto comigo por dois motivos muito importantes. O primeiro é esse respeito que tenho, um nível de respeito muito alto por quem eu estou usando, no caso, compartilhando para fazer um trabalho”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

“Então, o Maurício para mim era importante e eu queria que ele, como até o Mauro falou, o reconhecimento dele vendo as coisas do filme, chorando… para mim essa era a primeira provação que eu precisava ter. A vida é dele, a obra é dele, eu só queria ser um instrumento de ajudar mais pessoas a terem conhecimento sobre essa história”, garantiu ele.

Orientação constante

“O segundo motivo, o cara criou história para caraca vida inteira, o cara contou história que não tem fim. se a gente botar a quilometragem dos quadrinhos e das historias dele, eu acho que dá três voltas no planeta. […] Então sim eu botei ele do meu lado máximo que eu pude. Falei: ‘Mauricio, essa pessoa vai fazer teu pai, essa pessoa pra fazer tua mãe, esse garoto pra fazer você. Olha o roteiro, a fotografia, me ajuda, eu quero fazer assim, eu quero fazer desse jeito…'”, logo explicou o diretor.

“Ele sempre me orientando, falando: ‘ isso assim, isso assado’. Nenhum momento desrespeitei ele. Eu acho que é um mérito né, porque é um filme homenagem, não é um filme que eu quero mostrar: ‘olha, eu sou aqui o diretor que vai transgredir e superar ou sobrepor-se a obra do Maurício’. Nunca! Maurício, te amo, e com o maior respeito do mundo, esse filme é uma homenagem merecida a você”, concluiu Pedro Vasconcellos, por fim.

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.