Gregorio Duvivier reencarna Barão de Itararé em documentário 

Por - 18/10/2025 - 17:00

BarãoDivulgação

Fernando Apparicio de Brinkerhoff Torelly, o jornalista gaúcho que se autointitulou o Barão de Itararé, é saudado no documentário-comédia “O Brasil que não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas”, uma produção original do Curta!.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

O longa é um passeio pela história do Brasil, fazendo conexões bem-humoradas do descobrimento aos dias de hoje, em uma análise, assim como ele, satírica. Inédito e exclusivo, o filme estreia no canal depois de ser exibido na Festa Literária Internacional de Paraty e no Festival do Rio.

Com direção do jornalista e cineasta Renato Terra e do escritor e roteirista Arnaldo Branco, a produção é conduzida pelo ator Gregório Duvivier e tem participação dos comediantes Fábio Porchat e Rafael Portugal, responsáveis por algumas encenações, com imagens de arquivo, jornais da época e animações.

A partir de uma superlente de humor de Apporelly – uma junção de Apparicio com Torelly – Duvivier narra uma “República Generalizada” e o seu poder natural por avacalhar todas as coisas. Interpreta a carta de Pero Vaz de Caminha e apresenta os feitos do Barão de Itararé e os defeitos de um país que se equilibra entre a graça e a desgraça.

“O Brasil que não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas” é uma produção da Inquietude e foi viabilizada pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O documentário pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma um dia após a estreia no canal. A estreia é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 24 de outubro, às 22h.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.