Ator de ‘Indiana Jones’ e ‘Os Goonies’ revela porque abandonou carreira
Por Raphael Araujo - 30/04/22 às 18:00
Se teve dois filmes que, na década de 1980 deram o que falar e até hoje possuem sua importância para a história do cinema do gênero de fantasia, estes são “Indiana Jones” e “Os Goonies”, e os dois longas têm algo em comum: a presença do ex-ator Ke Huy Quan no elenco.
Porém, o astro, que chegou a contracenar com Harrison Ford em “Indiana Jones e o Tempo da Perdição”, abandonou a carreira de ator anos depois, e em entrevista à revista People, o artista de 50 anos revelou os motivos.
Já de cara, ele ressaltou o fato de ter se tornando ator mirim de repente, sem intenção alguma: “Nunca na minha imaginação mais insana pensei que acabaria sendo um ator. Esse filme mudou minha vida e a vida de toda a minha família”, contou ele, revelando a humildade de Ford e do diretor Steven Spielberg durante as filmagens.
Leia+: Paramount+ estreia série sobre os bastidores de ‘O Poderoso Chefão’
Eles eram tão gentis, humildes e pé no chão. Apenas pessoas amorosas, seres humanos, que se tratavam com nada além de gentileza. Passamos três semanas no Sri Lanka. Ficávamos à beira da piscina. Harrison me ensinou a nadar”.
Porém, após atuar nas duas produções de sucesso, Ke Huy Quan conseguiu apenas papéis menores na TV e no cinema no restante de sua carreira, e mesmo essas conquistas foram com base em estereótipos de sua ascendência asiática.
“Foi difícil. Eu ficava esperando o telefone tocar e raramente tocava”, contou o astro, que acabou perdendo o gás com o passar do tempo. Por isso, nos anos 2000, ele se afastou da atuação para estudar em uma escola de cinema, focando em trabalhos atrás das câmeras, como assistente de direção e coordenador de dublês.
VOLTANDO A ATUAR
Entretanto, ao assistir “Podres de Ricos”, Quan sentiu que estava perdendo a oportunidade de brilhar em cena sem precisar de papéis estereotipados, e com isso, integrou o elenco de “Em busca de Ohana” e “Everything Everywhere All at One”.
Queria estar lá com meus colegas asiáticos. […] Por muitos e muitos anos, as pessoas me reconheciam apenas como um ator mirim porque essa foi praticamente a última vez que me viram na tela”.
Leia+: Michael J. Fox ganha documentário na AppleTV+
“Espero que quando as pessoas me virem agora digam ‘Oh meu Deus! Waymond [seu personagem] de ‘Everything Everywhere All at Once’ – e você também esteve em ‘Indiana Jones’ e ‘Goonies!”, concluiu Ke Huy Quan.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.