Mostra de Cinema em São Paulo movimenta toda a cultura do país

Por - 05/10/2025 - 08:00 - Última Atualização: 8 outubro 2025

Lyara Oliveira do SPcine, Milton Bittencourt da Petrobras, Renata de Almeida da Mostra, Érika Dutra do Sesc e André Furtado do ItaúFoto: Mario Miranda Filho/Agência Foto

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realizou uma coletiva de imprensa de lançamento da sua 49ª edição no sábado, 04 de outubro, com a participação da diretora do evento, Renata de Almeida, e dos patrocinadores do evento. OFuxico esteve presente a convite da própria Mostra, e pode conferir de perto as primeiras novidades do festival, que acontece de 16 a 30 e outubro.

49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: tudo do evento!

Scott Mcdonald, CEO do British Council, órgão que está liderando a temporada cultural Brasil/Grã-Bretanha de 2025/26, declarou: “Essa temporada vai ser construída ao redor de quatro objetivos simples. Primeiro, queremos que as pessoas tanto na Grã Bretanha quanto no Brasil possam experimentar um pouco mais da nossa cultura, descobrir novos artistas, novas ideias, novas formas de ver o mundo, seja isso através de filme, música, literatura ou design”.

“Segundo, estamos construindo parcerias entre festivais, instituições e artistas, conexões que vão além dessa temporada e podem se tornar colaborações de longo prazo. Terceiro, estamos investindo na nova geração. Jovens artistas, sejam eles cinegrafistas, músicos, escritores ou curadores, eles vão ter plataformas para crescer, para ser indistos e para montar o futuro da nossa paisagem cultural”, disse ele em seguida.

“Finalmente, a gente acredita que a arte é para todos. É por isso que essa temporada não vai acontecer apenas no Rio e em São Paulo. Já vai se vender por todo o Brasil, de Fortaleza até o Amazonas, de Porto Alegre até Belém. Estamos querendo ter certeza que a cultura é pública, aberta e acessível”, afirmou Scott. “É muito importante para nós porque cultura é uma questão central do nosso tempo, do nosso momento”.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Importância da cultura

“A cultura dá voz a questões de identidade, de representação, de quem nós somos, como nós vemos a nós mesmos e como nós somos vistos pelos outros. Responde a oportunidades, desafia, aos desafios da tecnologia, ampliando as fronteiras, levantando questões e criando novas formas de expressão. Isso fortalece o nosso senso de comunidade, o nosso lugar, como a gente se conecta uns com os outros, os espaços que a gente compartilha”, garantiu ele, em síntese.

Posteriormente, ele citou ações ecológicas que a Mostra fará e um dos projetos Brasil/Grã-Bretanha: “Para o projeto Poemas no Metrô, para marcar 40 anos desse projeto, a gente vai mostrar poesias de poetas brasileiros na rede de metrô de Londres, e aqui no Brasil o mesmo vai acontecer. Teremos poetas britânicos que vão estar aparecendo no metrô das cidades brasileiras. [Eles estarão] oferecendo momentos de reflexão, de beleza, no ritmo da vida”.

“Essa temporada é um convite a descobrir, para colaborar, a celebrar. Esperamos que isso vai iniciar uma nova era de colaboração cultural entre o Brasil e Grã-Bretanha, onde jovens artistas, instituições estabelecidas, milhões de pessoas em ambos os países possam compartilhar alegria e o poder da arte”, concluiu Scott Mcdonald, por fim.

Sesc e Mostra unidos pela cultura

Então, foi a vez de falarem os representantes dos maiores patrocinadores da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Subiram ao palco Érika Dutra, gerente da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP; André Furtado, gerente de criação e plataformas Itaú Cultural; Lyara Oliveira, presidente da Spcine e Milton Bittencourt, gerente de patrocínio cultural da Petrobras.

Érika logo ressaltou a conexão do Sesc com a Mostra: “A nossa história se confunde com a história da Mostra. Não é uma relação longeva, é uma relação de todas as histórias. Assim como vocês completaram 50 anos de Mostra, no ano que vem o SESC completa 80 anos de existência. Então, nesse período todo, muito justo. Saudar com isso todas as pessoas que agregam e trazem essa força, e essa importância inevitável da parceria, do patrocínio…”.

Em seguia, ela citou projetos culturais recentes do Sesc: “Por meio dessa relação tão longeva, a gente reafirma o nosso compromisso com as políticas culturais. Seja por meio do cinema, do audiovisual, das artes como um todo. Nesse exato momento, estamos em Campinas, com a Menorca Internacional de Dança, saindo de uma mostra de cinemas negros realizada no nosso Cine Sesc, a 4ª edição”.

“Então, são muitos fazeres que prescindem desse olhar, dessa perspectiva de formação de públicos, de acessibilidade, de diversidade. Todos valores da nossa instituição, valores convergentes nos valores dessa mostra tão rica, tão diversa. Isso tanto nos formatos quanto nas abordagens, então essa programação está belíssima”, garantiu Érika.

Ações do Sesc na Mostra

“Estaremos presentes por meio de algumas ações. Então, além das exibições presenciais, na nossa sala CineSes, de 16 a 30 de outubro, participaremos desse ano do V Encontro de Ideias, com o tema cinema para além da exibição, que é uma prática do SESC, de pensar o cinema expandido, de trabalhar diversas abordagens e formas de levar ou de promover essa linguagem nas nossas 44 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo”, revelou Dutra.

“Mas não somente nelas, alcançando às vezes as cidades, por meio de outros projetos, entre eles eu destaco aqui o Circuito Sesc de Artes, onde a pesquisa que fazemos identifica desejo das pessoas que vocês gostariam no campo das artes e da cultura: cinema, cinema, cinema. Então, isso aumenta a nossa responsabilidade e nosso compromisso com a linguagem”, garantiu posteriormente.

“Teremos curtas metragens em realidade virtual, também no CineSesc de 16 a 30 de outubro, depois a exibição da repescagem, 31 de outubro a 05 de novembro, e a itinerância dos filmes, que depois de 14 de novembro a 14 de dezembro, circulam por várias unidades do Sesc pelo interior, que também fortalece essa política de discussão do cinema. Então, por hora é isso, e feliz com esse ano de parceria”, concluiu Érika Dutra, em síntese.

Itaú Cultural e expansão do cinema

Já André Furtado celebrou a parceria entre Itaú Cultural e a Mostra: “Estamos juntos desde 2009 com a Mostra presencial. Ainda, desde 2021, com o Itaú Cultural Play. É uma parceria também, do ponto de vista digital, de distribuição. Vou falar em especial um pouquinho da plataforma, porque, pensando na dinâmica de difusão, a gente consegue levar a mais de mil municípios. Hoje a gente tem os vários plataformas de mais de mil municípios do país”.

“Até hoje, a gente já tem, este ano, 13 festivais e mostras parceiras, da Amazônia, de Rondônia, de Rio de Janeiro, de Florianópolis, daqui de São Paulo… Então a gente tem parcerias com diversas mostras e festivais, a gente quer promover isso cada vez mais. Até o final do ano devem chegar 20 mostras e festivais parceiras no Itaú Cultural Play”, contou ele posteriormente.

“Outro modelo nosso de parceria junto aos festivais é o prêmio Itaú Cultural Play. Nos últimos dois anos premiamos sete filmes. Isso pra gente é um orgulho muito grande também, de poder fomentar e colaborar com a distribuição e a trajetória de filmes independentes”, comemorou em seguida.

“É um movimento muito importante que a gente faz junto com os festivais, e pra gente é uma alegria estar aqui. Eu acho que isso é o recado mais importante. Nos últimos dois anos, voltou aquele comichão de vir ao cinema, e eu entendo que as mostras de festivais são um dos grandes motores disso”, completou André Furtado.

Spcine e difusão do cinema na população

Posteriormente, foi a vez de Lyara Oliveira falar do Spcine na Mostra: “A Spcine tem, nos últimos anos, focado bastante na importância de formação de público e difusão. Não é à toa que os nossos dois grandes programas de difusão cresceram muito nos últimos anos e cresceram em parceria com todos, com os realizadores, com as mostras e festivais. Ainda, temos a plataforma Spcine Play, que foi o primeiro streaming público do Brasil”.

“A nossa plataforma, ela é daqui de São Paulo, mas ela é acessível a todo o território brasileiro. E também o Circuito Spcine, que é a nossa cereja do bolo das nossas ações. Ele foi iniciado com 20 salas públicas de cinema. Hoje, contamos com 32 salas, sendo que são 27 salas em equipamentos da Secretaria de Educação, que são os CEUS, e cinco em equipamentos da Secretaria de Cultura”, falou em seguida.

“Então, essas duas ações são ações nas quais a gente tem apostado muito. Não é à toa que o circuito cresceu 12 salas o ano passado. Estamos aí entrando no planejamento de ampliar o circuito em mais quatro CEUS, aqui na cidade de São Paulo que foram inaugurados agora. Também vão receber equipamentos de cinema. E falar de difusão é falar dessa parceria muito estratégica entre Poder Público e Mostras e Festivais”, contou.

“A Spcine sempre acreditou nessa parceria. A Mostra é a nossa principal parceira, mas não é só Mostra. A Spcine também é parceira de várias outras Mostras e Festivais que acontecem aqui em São Paulo. Então, pra gente esse vínculo com a Mostra Internacional, ele é também estratégico. Política de difusão, de democratização do acesso e de capilarizar o acesso também às salas de cinema aqui na cidade de São Paulo”, garantiu ela, em síntese.

Mostrinha como projeto forte

Posteriormente, ela prosseguiu: “Esse ano, a gente está então comemorando o segundo ano da Mostrinha. A Mostrinha é algo que pra gente então é, de certa forma, também especialmente caro porque levar conteúdo para os CEUS, esses equipamentos de educação, pra gente é uma prioridade”.

“[…] Então, nesse sentido, a gente está levando a Mostra, mas a gente está levando a Mostrinha também de uma forma muito ampla e a gente está levando as crianças para ver algumas sessões da Mostrinha, tanto na sala São Paulo quanto na Cinemateca. Logo, só complementando, então um pouquinho mais das nossas ações, a Mostra também vai estar presente na Spcine Play”, contou.

“Isso como tem estado todos os anos, com alguns recordes de acesso, vai assim super rápido o acesso dos filmes da Mostra na nossa plataforma Spcine Play, e também no quanto a gente acredita na formação profissional, quanto a gente também tenta estimular a formação profissional, então essa parceria pra levar os conteúdos para os céus, levar também ações de formação, circulação de conteúdos, são coisas que pelas quais nós precisamos muito”, falou ela.

“E, por fim, mencionar que ainda sobre a Mostrinha, que a gente está bastante focado na difusão, na formação de público infanto-juvenil. Então, nós começamos no Fórum Específico esse ano, um momento de articulação, de conversar, de discutir, de debater a formação de público infanto-juvenil, e seguimos, seguiremos aí no próximo um ano ou dois anos, empenhados com esse foco em debater e construir novas políticas públicas para fortalecer, tanto a produção de conteúdo audiovisual para crianças e adolescentes, quanto a difusão. Então, nesse sentido, a parceria com a Mostrinha também se mostra, também se coloca muito providencial para todos nós”, concluiu Lyara.

Petrobras e seu apoio à cultura

O último patrocinador a falar foi Milton Bittencourt, representando a Petrobras como maior patrocinadora da Mostra: “É uma alegria estar aqui pela terceira vez, desde o nosso retorno, após alguns poucos anos. E que siga essa parceria rumo aos 50, 60 anos da Mostra. Esses são os principais projetos apoiados pelo Programa Petrobras Cultural. Nós temos muito orgulho de estar juntos.

“É um projeto que todo ano se reinventa, traz novidades. A gente vai estar muito presente na Mostra. E esse ano a Petrobras comemora 30 anos de apoio ao cinema. Ontem foi o aniversário da Petrobras, 72 anos. Estamos usando como tema de comemoração do aniversário os 30 anos de apoio ao cinema. Isso é muito único, né? Uma empresa poder falar isso e se dispor a colocar esse tema em evidência”, logo apontou ele.

“Então, estamos muito contentes de estar comemorando esses 30 anos. Vamos ter um filme especialíssimo que a estreia vai ser na Mostra. Tivemos a alegria de ter o ator Rodrigo Santoro participando desse filme, que foi gravado aqui no Espaço Petrobrás de Cinema. […] Estamos com 26 filmes da seleção pública que nós fizemos de realizadores do Brasil inteiro. Para esse ano, estamos tratando em breve a ser anunciado dois grandes filmes, dois blockbusters, vamos chamar assim brasileiros, que vão chamar muita atenção, muito público para o cinema, isso eu não posso divulgar aqui ainda”, disse.

‘O Agente Secreto’ destaque da Mostra

Em seguida, ele falou da parceria da Petrbras com “O A gente Secreto”, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026: “E também a Petrobras é a empresa que está patrocinando a distribuição do ‘Agente Secreto’ no Brasil. Então, é um filme que vai fazer muito sucesso. O lançamento oficial, a pré-estreia oficial do filme, será aqui na Mostra. Então, estaremos fazendo jus a importância da mostra. E vai começar aquilo tudo do ‘Ainda Estou Aqui’, né?”.

“Muitos memes, todo mundo empolgado indo ao cinema. Muita animação. E estamos muito contentes de estar junto desse filme. E só por último avisar vocês que a gente vai estar muito presente com diversas ações na Mostra. […] E parabéns a todo mundo aqui que faz a cultura acontecer e que vive a cultura. É uma coisa que a gente faz e vive juntos. Obrigado”, concluu Milton, por fim.

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.