Dia dos Professores: Profissionais incríveis da ficção que amamos

Por - 15/10/22 às 09:00 - Última Atualização: 14 outubro 2022

fotomontagem de professor raimundo na nova escolinha, sr. ajay em heartstopper e albus dumbledore em harry potterFoto: TV Globo/João Miguel Júnior - Reprodução/Twitter @heartstbrasil - Reprodução/Instagram @professordum_ - Montagem

Este sábado, 15 de outubro, é um dia muito especial, afinal, é comemorado no Brasil o Dia dos Professores, que celebra estes profissionais incríveis e muito necessário em nossa sociedade, que podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.

Há também profissionais incríveis deste ramo na ficção, e nós do OFuxico separamos alguns deles para você relembrar e comemorar a data em grande estilo e com o coração quentinho. Confira!

RAIMUNDO

Não poderíamos ter começado diferente, não é mesmo? Se tem um professor da ficção que o Brasil ama com certeza é o Professor Raimundo, que leva o nome em um dos programas humorísticos mais aclamados do país e eternizado por Chico Anysio e Bruno Mazzeo.

Apesar de ser duro às vezes, Raimundo sempre gostou de seus alunos, e vamos combinar, precisa ter uma paciência de ferro para lidar com todos aqueles alunos excêntricos, não é mesmo?

Com um bordão maravilhoso (“E o salário, oh!”), sempre nos rachamos com a reação dele à respostas inusitadas da sala de aula, além de nos identificarmos e termos noção do que um professor pode ser capaz de passar em sala de aula.

SR. AIJAY

Conforme OFuxico já comentou algumas vezes, “Heartstopper” foi uma das grandes surpresas deste ano na Netflix, trazendo uma representatividade LGBTQIAP+ muito bem-feita e de maneira mais esperançosa, ou seja, mostrando que a comunidade não está restrita ao sofrimento.

Parte disso também é graças ao Sr. Ajay (Fisayo Akinade), professor de artes do Colégio Truham para Garotos, que acolheu Charlie Spring (Joe Locke) quando ele sofreu bullying por ser gay, sempre lhe dando ótimos conselhos e o incentivando a, apesar de tudo, não se render ao preconceito sofrido.

Aliás, vale ressaltar que o professor também é d comunidade LGBTQIAP+, entendendo o que Charlie passa, e um easter egg disso é o broche com a bandeira da diversidade que ele frequentemente usa. Na segunda temporada, que adapta o terceiro livro, ele promete aparecer ainda mais para a nossa alegria!

CARVALHO

Fugindo um pouco das salas de aula, vamos falar de um viés diferentes de professores, afinal, no mundo Pokémon eles são responsáveis por desenvolver pesquisas para a sociedade (similar à vida real) e também por introduzirem os jovens em suas jornadas, frequentemente lhes dando o Pokémon inicial.

Entre os tantos professores deste mundo, vamos destacar o Professor Carvalho, o primeiro de todos, oriundo da região de Kanto e responsável por dar, nos jogos e anime, ao treinador ou um bulbassaur, ou um charmander ou um squirtle. Nas duas versões, ele também é avô de Gary Carvalho.

No anime principal, que acompanha a história de Ash Ketchum, ele aparece em praticamente todas as temporadas da série, além de ter convívio com a mãe do protagonista e por abrigar seus Pokémon de jornadas anteriores no laboratório.

JOHN KEATING

Um clássico do cinema, “Sociedade dos Poetas Mortos” acompanha um grupo de alunos em um internato para rapazes extremamente tradicional, com foco nos adolescentes Neil (Robert Sean Leonard) e Todd (Ethan Hawke), que vivem de ambos os lados opressões familiares.

Porém, a provável figura mais marcante do longa é o professor John Keating (Robin Williams), de Filosofia, que traz uma proposta diferente para suas aulas e apresenta um mundo diferente aos alunos, sendo extremamente amado por eles. Como não esquecer o icônico momento de “Oh Capitão, meu Capitão?”

MERLÍ

Merlí é uma série catalã que foi distribuída internacionalmente pela Netflix inclusive no Brasil, na qual acompanhamos o professor de filosofia do ensino médio Merlí (Francesc Orella), que apesar de fugir do que tradicionalmente esperamos de um professor, nos conquista pro seu carisma e visão de mundo.

No caminhar da trama, Merlí vai conquistando a confiança de seus alunos (inclusive de seu filho, que está inseguro com a sua sexualidade), sempre estando aberto a conversas e ensinamentos. Aliás, o forte dele é unir acontecimentos da vida de seus alunos ao conteúdo ministrado em aula, tornando tudo ainda mais factível.

CHARLES XAVIER

Um dos grupos heroicos mais proeminentes da Marvel com certeza são os X-Men, formado por super-humanos com o gene-X, popularmente chamado de mutantes, que apesar do preconceito sofrido, continuam a defender a sociedade e o mundo, discutindo preconceito de maneira extraordinária.

No geral, o grupo é liderado por Charles Xavier, popularmente chamado de Professor X, que os abriga na Escola/Instituto Xavier para Jovens Superdotados, na qual dá abrigo a jovens mutantes reprimidos socialmente e os treina para se aceitarem e saberem usar suas habilidades

DUMBLEDORE, MINERVA E SNAPE

E vamos fechar trapaceando um pouco, falando de não um profissional, mas três professores queridos do mundo de Harry Potter: Alvo Dumbledore (Richard Harris/Michael Gambon), Severo Snape (Alan Rickman) e Minerva McGonagall (Maggie Smith).

Em Hogwarts, cada um já ocupou um cargo, com Dumbledore já ocupando o cargo de professor nas matérias de Defesa Contra as Artes das Trevas e Transfiguração, bem como diretor; Snape foi Mestre de Poções, professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e Diretor; e Minerva já foi diretora da Casa Grifinória e professora de Transfiguração.

Ao longo da saga, seja nos livros quanto nos filmes, os papeis de cada um foram ficando mais claros com o tempo, inclusive com alguns caminhos se cruzando com o de Harry (Daniel Radcliffe), o menino que sobreviveu.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.