Além de Marvel e DC! Confira quadrinhos de super-heróis alternativos

Por - 26/06/22 às 03:00 - Última Atualização: 6 julho 2022

fotomontagem de capitão pátria (antony starr) em the boys e poster da terceira temporada de the umbrella academyDivulgação Amazon Studios/Reprodução Instagram @umbrellaacad/Montagem

É inegável a força que o fenômeno dos super-heróis vem ganhando nos últimos anos, principalmente com a dominação de adaptações cinematográficas desses personagens advindos das histórias em quadrinhos ganhando cada dia mais espaço no cinema e na televisão. A maior parte dos personagens famosos acabam se dividindo em apenas dois eixos: Marvel e DC, que recebem grande parte dos holofotes quando falamos do gênero.

Todavia, há muitas outras histórias tão queridas quanto as publicadas/produzidas por essas duas empresas, e OFuxico relembrou alguns quadrinhos alternativos de super-heróis que conquistaram o público, e muitos deles até mesmo já possuem adaptação audiovisual. Confira!

THE BOYS

Sim, meus amores! Uma das series de maior audiência e engajamento do momento, “The Boys” é inspirada em uma história em quadrinhos criada por Garth Ennis e Darick Robertson, publicada entre os anos de 2006 e 2012 em 72 edições, incialmente como um selo alternativo da DC Comics e posteriormente pela Dynamite Entertainment.

Tanto na série para o Amazon Prime Video quanto nas HQs, temos aqui uma visão descontruída dos super-heróis, que aqui acabam sendo, mesmo que secretamente da população, os vilões da história, fazendo atos de verdadeiros super-viões.

Na série, isso ganha novas camadas ao se criticar o mundo real, como o marketing e a criação de símbolos por meio de manipulação e propagandas bem planejadas, que buscam apenas lucrar em cima dos ícones que deveriam apenas proteger a Terra. Já a segunda temporada, trabalhou muitos itens anteriores, mas inseriu discussões raciais e sobre imigração, deixando a série ainda mais importante para o mundo atualmente.

Atualmente, a série está em sua terceira temporada, trazendo como temas sociais o machismo (tal como qual o ideal de masculinidade) e como a loucura pelo poder pode ser a queda de muitos indivíduos.

THE UMBRELLA ACADEMY

A série da Netflix que chegou à sua terceira temporada na últiam quarta-feira, 22 de junho, também é inspirada em uma história em quadrinhos. Originalmente, “The Umbrella Academy” se trata de uma HQ escrita por Gerard Way (ex-vocalista do My Chemical Romance) e desenhada pelo brasileiro Gabriel Bá. Seu lançamento físico aconteceu pela Dark Horse em 2007.

Na história, um grupo de irmãos foi adotado por um milionário excêntrico e criados para serem super-heróis. A adoção de tais crianças aconteceu quando, inexplicavelmente, 43 mulheres ao redor do mundo deram à luz ao mesmo tempo para crianças dotadas de superpoderes.

Em um universo bastante lúdico e imaginativo, os irmãos vivem verdadeiras aventuras e enfrentam a mais variadas ameaças. A série mantém este espírito, porém não segue à risca os acontecimentos dos quadrinhos, seguindo um rumo próprio.

KINGSMAN

Está surpeso? Pois acredite, “Kingsman” não surgiu apenas em 2015 com o lançamento do filme estrelado por Taron Egerton e dirigido por Matthew Vaughn pela 20th Century Fox, e sim se originou em um quadrinho escrito por Mark Millar, um quadrinista extremamente renomado, intitulada “O Serviço Secreto”.

A obra, que também teve mão de Dave Gibbons em sua criação, é muito diferente do longa que a adaptou, mas tem seus principais elementos: acompanhamos a jornada do jovem Egsy para se tornar um espião da agência secreta Kingsman.

INVENCÍVEL

Outro quadrinho que traz uma versão diferenciada sobre super-heróis é “Invencível”, criada por Robert Kirkman e Cory Walker e publicada pela Imagem Comics entre 2003 e 2017, em 144 edições totais.

A história acompanha Mar Grayson, um adolescente até então comum que é filho do maior herói da Terra, Omini-Man, um alienígena do planeta Viltrum extremamente poderoso, sendo uma versão diferenciada do Superman (ou pelo menos, aparentemente) deste universo, que também faz referência aos quadrinhos clássicos de super-heróis.

A história vai acompanhando a vida de Mark e os desafios que vão surgindo, como a dificuldade em reconciliar os dramas adolescentes com a vida heroica no início e até mesmo a chegada da vida adulta conforme o tempo foi passando na história.

“Invencível” também já ganhou uma adaptação para além das páginas, se tornando uma série animada do Amazon Prime Video, cuja primeira temporada foi lançada no primeiro semestre de 2021, com Steven Yeun e J.K Simmons no elenco de voz.

HELLBOY

Apesar de não estar no eixo mais popular das histórias em quadrinhos, Hellboy é u personagem extremamente popular na cultura pop, muito por conta de seu visual vermelho e “demoníaco” extremamente marcante.

Sua primeira aparição foi em 1991, sendo o personagem criado por Mike Mignola e tendo suas histórias em quadrinhos publicadas pela editora Dark Horse. Hellboy já ganhou três adaptações cinematográficas, duas dirigidas por Guilherme Del Toro em 2004 e 2008, e uma estrelada por David Harbour em 2019.

Na história, Hellboy é filho de um demônio e uma feiticeira, descoberto pelo exército aliado em 1944 após ser invocado em um ritual por um monge nazista para trazer o apocalipse à Terra. Porém, ele possui boa índole, sendo treinado pelo professor que o encontrou e integrando uma equipe que luta com diversas ameaças pelo mundo, desde criaturas místicas a nazistas sobreviventes.

SPAWN

Um dos maiores sucesso da Image Comics, Spawn é um personagem criado por Todd McFarlane em 1992, tendo inclusive a alcunha de “o soldado do inferno”.

A história acompanha o ex-agente da CIA Al Simmon, que ao ser morto em uma emboscada vai para o inferno e faz acordo com um demônio para ter sua vingança. Om o tempo, ele se rebela contra os demônios, passando a combater criatura místicas e a Máfia.

Em outras mídias, Spawn já chegou a ganhar videogames, uma série animada e um filme lançado em 1997, disponível no serviço de streaming HBO Max.

O LEGADO DE JÚPITER

Outra obra a ser adaptada pela Netflix como série em 2021, “O Legado de Júpiter” também é uma obra autoral do aclamado quadrinista Mark Waid em seu selo próprio, o “Millarworld”, desta vez desenhada por Frank Quitely.

A história traz outra versão dos super-heróis, criando seu próprio mundo de seres poderosos, tendo duas gerações de “supers”, com a primeira mostrando aos seus herdeiros como é essa vida de salvar o mundo.

Todavia, assim como clássico como “Watchmen”, o papel de um super-herói é bastante refletido pelo público dentro da história, assim como reflexões mais profundas e cheias de camadas são adicionadas, deixando a obra memorável. Quanto a sua série, ela não foi tão bem recebida pelos fãs.

KICK-ASS

Fechando a lista com mais uma obra de Mark Millar e seu “Millarverso”, o selo alternativo da Marvel, Icon, publicou os quadrinhos de “Kick-Ass” entre os anos de 2008 e 2010, e tendo uma visão mais realista, similar a de heróis sem poderes das outras editoras.

Aqui acompanhamos a trajetória de Dave Lizewski, um garoto excluído do ensino médio que sonha em se tornar um herói após ler histórias sobre eles, mas o garoto é bem atrapalhado e se mete em muitas enrascadas por conta de ser uma pessoa comum. Destaque para os vigilantes Big Daddy e sua filha, Hit Girl, verdadeiros assassinos que acabam ajudando Dave em sua jornada.

Vale lembrar que dois filmes de “Kick-Ass” já foram lançados em 2010 e 2013, dirigidos, respectivamente, por Matthew Vaughn e Jeff Wadlow.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.