Quem é o cachorro que estrela o filme ‘Caramelo’?

Por - 07/10/2025 - 12:28

Filme O cachorro Amendoim interpreta o Caramelo, ao lado de Rafa Vitti - Foto: Divulgação/ Netflix

Amendoim, o vira-lata que protagoniza “Caramelo”, estreia na quarta-feira, 8 de outubro, na Netflix e já encanta o público. A trajetória do cachorro é quase cinematográfica: ele vagava pelo interior de São Paulo quando apareceu na entrada do sítio de Luís Estrelas, treinador de animais para produções audiovisuais. O momento coincidiu com a busca do treinador por um protagonista de quatro patas para o filme.

‘Top Dog’: Aventuras caninas e lições de vida

“Comecei a pesquisa e nada de um cachorro ideal aparecer. Até que o Jeová, meu irmão que trabalha comigo, me ligou: “Tem um caramelo sentado aqui na frente, surgiu do nada”, lembra Estrelas, em conversa com O Globo. “Amendoim devia ter uns quatro meses. Era orelhudo, um pouquinho magro, mas muito feliz e alegre”, disse ele em seguida.

A conexão imediata entre Amendoim e a equipe garantiu o cachorro como protagonista. O filme dirigido por Diego Freitas acompanha Pedro, chef de cozinha interpretado por Rafael Vitti, que enfrenta uma promoção inesperada enquanto lida com uma doença grave. Caramelo surge como apoio emocional, equilibrando momentos de êxtase e agonia do personagem.

Diego comenta a inspiração do roteiro: “Adotei uma cachorra caramelo na pandemia, num momento em que a gente não sabia do futuro, e ela me salvou, me deu alegria e amor incondicional. A mensagem sobre como um animal pode transformar vidas era o que eu queria mostrar no filme”.

Filme
Amendoim e Rafa Vitti estrelam o filme “Caramelo” – Foto: Divulgação/ Netflix

Produção, bastidores e a estrela Amendoim

O diretor buscava um cachorro que refletisse a cultura brasileira. — O vira-lata caramelo representa o Brasil, de um povo corajoso, que não desiste e tem fé — afirma Freitas.

Durante as 11 semanas de filmagem, Amendoim teve um “cãomarim” exclusivo, com caminha, água de coco e massagista, garantindo recuperação após dias intensos. Apesar disso, correr era a especialidade dele. Cenas mais calmas contaram com dublês, seis no total, incluindo Derek, o mais requisitado.

‘Eternos Companheiros’: Drama de um cão-guia

De acordo com o treinador, quando era preciso que o cachorro ficasse quieto, era o dublê quem estava em cena. Isso porque Amendoim não parava, ficava correndo.

Cerca de 60 cachorros participaram do filme, todos treinados pela equipe de Estrelas, especialista em publicidade e audiovisual há mais de 40 anos. Cada cena exigiu ajustes, pois os animais entregavam performances diferentes a cada take. Truques ajudaram a capturar expressões emocionadas, ainda que o animal estivesse apenas observando comida.

Rafael Vitti comenta desafio de contracenar com o pet

Rafael Vitti se adaptou ao ritmo canino e à necessidade de pausas, para evitar estresse ou permitir necessidades básicas dos cães. “É um desafio filmar com cachorro, talvez por isso não tenhamos tantos filmes nacionais com protagonistas caninos”, comenta o ator, logo assumindo seu amor por animais.

Vitti destacou em seguida: “Não é toda produção que dispõe de tempo e paciência para trabalhar com o cão protagonista”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Para Vitti, Amendoim e seus dublês também auxiliaram emocionalmente. — Nos momentos mais sensíveis do Pedro, parecia que o Amendoim entendia do que se tratava. A sensibilidade do animal me impressionou e me ajudava a permanecer presente na cena — revela.

A estreia de “Caramelo” reforça o potencial do cinema brasileiro em explorar novas narrativas e apresenta um protagonista único, capaz de conquistar a plateia com alegria, energia e emoção genuína.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino