Ravel Andrade mergulha no universo de Raul Seixas: ‘Me confundiu’

Por - 29/06/2025 - 12:27

Ravel AndradeRavel Andrade interpreta Raul Seixas na série do Globoplay - Foto: Victor Chapetta/ AgNews

Com estreia nesta semana no Globoplay, a série Raul Seixas: Eu Sou levou fãs e artistas ao Circo Voador, no Rio de Janeiro, para celebrar a vida do cantor baiano que transformou o rock nacional. A data do evento coincidiu com os 80 anos que Raul completaria, se estivesse vivo. Protagonizada por Ravel Andrade, a produção conta com direção de Paulo Morelli e Pedro Morelli.

Durante o lançamento, diversos nomes do elenco marcaram presença, como Jaffar Bambirra, Chandelly Braz, João Pedro Zappa, Julia Stockler e Caroline Abras. A reunião no tradicional espaço cultural deu o tom nostálgico e, ao mesmo tempo, reverente ao legado do artista que marcou gerações com sua autenticidade e irreverência.

Ravel e a responsabilidade de interpretar o Maluco Beleza

O protagonista Ravel Andrade expressou o impacto de dar vida a um de seus maiores ídolos. De acordo com o ator, o peso do papel foi sentido logo nos primeiros momentos do projeto. “Foi um desafio muito grande… no início, eu senti a pressão da responsabilidade de honrar o legado do cara”, afirmou. Para ele, interpretar Raul foi mais que um trabalho: foi um mergulho profundo na essência de uma figura que ele considera “um semideus”.

Embora Ravel tenha nascido em 1991, apenas dois anos após a morte de Raul, a influência do cantor esteve sempre presente em sua trajetória. “Eu tinha 2 anos quando ele partiu, mas o Raul faz parte da minha infância, adolescência”, relembrou. Entre memórias afetivas e experiências musicais, o ator citou clássicos como “Carimbador Maluco”, do clássico infantil “programas como “Plunct Plact Zum” como portas de entrada para o universo do artista.

Raul como símbolo de liberdade e inspiração artística

Ao longo do processo de construção do personagem, Ravel se dedicou a compreender os múltiplos aspectos de Raul Seixas. De acordo com ele, mergulhar na história do cantor foi como entrar em um labirinto filosófico. “Ele é tudo e nada, sempre buscando o novo… fui muito nessa onda dele.”

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Com formação musical, o ator contou que já tocava violão antes da série, o que o ajudou a se conectar com o trabalho do cantor. Porém, a imersão na obra e na figura de Raul Seixas o levou a reflexões ainda mais profundas. “Me aprofundei muito nele, assim, quando eu me aprofundei, ele me colocou mais ainda para pensar, me confundiu”, revelou.

Na visão de Ravel, Raul permanece como um símbolo de resistência criativa. “Ele é um cara indecifrável, mas um professor, um filósofo, um excêntrico, um cara que gritava por liberdade, um revolucionário.” A oportunidade, segundo ele, foi única. Interpretar Raul foi mais do que dar vida a um personagem: foi se transformar com ele.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino