São Paulo tem Festival de Cinema para crianças deficientes visuais

Por - 11/04/23 às 20:20

David e Sidney Schames, criadores do Festival de Cinema de InclusãoFoto: Divulgação

É nesta quarta-feira, 12 de abril! Acontece o “Festival de Cinema Acessível Kids”, que tem de arte, educação e lazer, voltado principalmente para crianças cegas ou com baixa visão; surdas, com deficiência auditiva ou com deficiência intelectual.

O projeto tem a chancela da Unesco e foi selecionado pelo “Criança Esperança”. Neste ano, o Festival deve estar em pelo menos seis cidades do País: São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador e Brasília. A estreia acontece amanhã, às 10h30, na sala Kinoplex Itaim Bibi, na sala 5 com a exibição do filme “Meu Malvado Favorito”. Antes da sessão, serão distribuídos kits com pipoca e refrigerante gratuito para 285 crianças das escolas da rede pública, com e sem deficiência, inscritos para o evento.

A causa aproxima da sétima arte as crianças com deficiência visual, deficiência auditiva e com deficiência intelectual, e mostra como educação, cultura, tecnologia e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social. Este ano, além das sessões de cinema com as tecnologias de acessibilidade (audiodescrição, LIBRAS e Legendas descritivas) e as oficinas para Educadores Inclusivos, o projeto passa a ter uma Rede Virtual de compartilhamento de boas práticas Inclusivas.

SOBRE O PROJETO

David e Sidney Schames, criadores do Festival de Cinema de Inclusão
Foto: Divulgação

O projeto nasceu há oito no Rio Grande do Sul, como “Festival de Cinema Acessível”, idealizado pelo empreendedor e musicista Sidnei Schames, o Sid, presidente da OSC Mais Criança (a proponente do projeto) e diretor da empresa Som da Luz. Logo na estreia, em 2015, seu filho, David, então com oito anos, não pode entrar no cinema, por não ter a idade necessária.

O menino então disse: “Meu pai criou um Festival Acessível para os outros; mas não é acessível para mim!”. Logo depois, transformou a indignação em projeto, lançado em 2017 e, em 2022, recebeu a chancela da Unesco, foi aprovado para a 36ª do “Criança Esperança”, saiu pela primeira vez dos limites do Rio Grande do Sul e percorreu outros estados, encorpado pela capacitação de professores de escolas da rede pública e privadas a serviço da inclusão educacional.

Até hoje, em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por 20.176 pessoas, em 37 cidades, com um total de 108 exibições. Ele traz como diferencial a adaptação de obras cinematográficas infanto-juvenis, mas que fazem sucesso com a família toda, oferecendo conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do direito de ter acesso à magia do cinema. As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas.

De acordo com Schames, os filmes têm audiodescrição das cenas para quem não enxerga, janela de libras para quem não ouve e legendas descritivas para quem não sabe Libras.

“Para chegar às telas de cinema com toda a acessibilidade necessária, tudo é gravado em estúdio. É preciso de tecnologia e muita sensibilidade. Todos somos diferentes, mas podemos compartilhar uma mesma sala de cinema. Nas sessões tem o pai com deficiência visual, com o filho que enxerga; a filha com deficiência auditiva com a mãe que escuta, crianças com deficiência intelectual ou mental…e todos estão juntos se divertindo dentro do cinema”.

David, hoje com 16 anos, diz: “criamos o Festival para todo mundo ser igual. Não igual no sentido de ter as mesmas características, mas os mesmos direitos e possibilidades. É um momento de inclusão estar todo mundo, pessoas com e sem deficiência, assistindo ao filme.”

Festival de Cinema de Inclusão
Foto: Divulgação

PLANOS PARA 2023

Para este ano há muitos planos. Com a participação no “Criança Esperança” e os apoios conquistados, o projeto deverá viajar para ao menos seis cidades do país, com oficinas para educadores iniciadas no ano passado.

“Temos conseguido contribuir com os educadores para fazer o acolhimento de forma adequada. Assim, cumprimos uma função muito importante, já que aumentamos – e precisamos ampliar ainda mais – a velocidade dessa mudança na sociedade. Se mostramos que a inclusão é perfeitamente possível, ela se torna natural. Estamos fazendo parte de uma história importante, do caminho da acessibilidade, do tudo para todos”, diz Schames, que espera atrair mais cidades e apoiadores ainda em 2023, à medida que o projeto se tornar mais conhecido.

Sobre a Rede Virtual de compartilhamento de boas práticas inclusivas, Sid Schames conta que a novidade incluiu a criação de um Portal que abrigara o site da OSC Mais Criança e “outras instituições que também trabalham com a Diversidade, Inclusão Social e Cultural, Acessibilidade e outras questões que combatam as desigualdades e a discriminação”.

“O portal também terá uma sala de trocas de boas práticas sociais dos participantes dos nossos eventos, já que essas experiências e conhecimentos devem ser compartilhados”, conta ele.

INVESTINDO NO FUTURO

“O investimento na formação das crianças garante uma sociedade melhor no futuro. Ações como esta do Festival possibilitam que as crianças e jovens já cresçam em um contexto que acolhe e respeita as particularidades de cada indivíduo. Estar em um ambiente com pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência, com todos assistindo a um filme de forma independente, provoca de maneira efetiva o pensar no que realmente podemos e sobre o que precisamos para exercer o nosso direito à cidadania. O acesso à cultura é fundamental. É notável a diferença na formação do adulto se já na infância houver a convivência e a troca entre crianças com e sem deficiência”, diz Sid.

SERVIÇO

“Festival de Cinema Acessível Kids”
Onde:
No Kinoplex Itaim Bibi, na sala 5 – Rua Joaquim Floriano, 462, em Pinheiros
Horário e data: 10h30 – dia 12/04
Títulos do acervo da Som da Luz na edição Kids: “Avatar 1”, “Harry Poter 1”, “Aladdim”, “Malévola”; “Meu Malvado Favorito”; “Universidade Monstro”; “Frozen Uma Aventura Congelante” e “Divertida Mente”.


Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.