Sophie Charlotte e Jorge Furtado carimbam mão na calçada da fama

Por - 16/08/24 às 19:47

Sophie Charlotte carimbando a mão na calçada da fama no Festival e GramadoSophie Charlotte carimbando a mão na calçada da fama no Festival e Gramado (Foto: Lucas Ramos/Brazil News)

Novo longa-metragem dirigido por Yasmin Thayná e Jorge Furtado, “Virgínia e Adelaide” tem cartaz e teaser divulgados na semana da estreia em Gramado. O pôster bordado a mão é um trabalho de Mitti Mendonça, artista gaúcha residente de Porto Alegre. O filme terá sua première mundial na 52ª edição do festival, após a homenagem a Jorge Furtado, que completa 40 anos de carreira.

Sophie Charlotte divulga música de Xamã em clique agarradinho

A sessão hors concours, escolhida para encerrar o evento cinematográfico, aconteceu nesta sexta-feira, 16 de agosto, às 18h, no Palácio dos Festivais. Além dos diretores, as protagonistas Sophie Charlotte e Gabriela Correa e a produtora Nora Goulart também estarão presentes. O longa foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com coprodução da Globo Filmes e GloboNews, e distribuição da H2O Films.

Porém, momentos antes dessa sessão especial acntecer, Sophie Charlotte e Jorge Furtado carimbaram a mão na calçada da fama no evento. Os dois foram clicados coloando sua mão na argila dentro do pedaço que vai compor a tão sonhada estrutura que consagra artistas no país.

Bastante sorridente, Sophie Charlotte usava um vestido todo preto de mangas, enquanto Jorge Furtado usava uma camiseta preta estampada com uma jaqueta a mesma cor por cima cobrindo.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Detalhes de “Virgínia e Adelaide”

Através de uma linguagem ficcional, ilustrada por arquivos documentais, “Virgínia e Adelaide” narra o encontro de duas mulheres que inauguraram a psicanálise no Brasil. Em 1936, a psicanalista alemã Adelaide Koch, interpretada por Sophie Charlotte, escapa da perseguição nazista aos judeus fugindo para o Brasil.

No ano seguinte, conhece Virgínia Bicudo, jovem pesquisadora negra vivida por Gabriela Correa, que se tornaria sua primeira paciente e a primeira psicanalista brasileira. A entrega das protagonistas foi exaltada por ambos os diretores.

“Não canso de me espantar com o trabalho da Gabriela e da Sophie no filme, é comovente ver duas grandes atrizes em ação. ‘Não há paisagem como o rosto humano’”, comenta Furtado, que também assina o roteiro do filme, com a colaboração de Thayná. A codiretora complementa: “Foi muito gratificante estar diante de uma dramaturgia muito bem escrita ganhando vida por meio dessas atrizes. Uma oportunidade gigante para mim ter dirigido elas”.

Xamã não sente ciúmes da amizade entre Sophie Charlotte e o ex

Furtado já tem uma extensa trajetória profissional consolidada. Ao longo de duas décadas de carreira, assinou a direção e roteiro de trabalhos reconhecidos internacionalmente. Suas obras já passaram por mostras de retrospectiva na Alemanha, Holanda, Japão, Portugal, França, Inglaterra e Estados Unidos. Nesta edição do Festival de Gramado, o cineasta inclui mais uma homenagem em seu currículo, com o Troféu Eduardo Abelin, que será entregue ao diretor antes da exibição de seu novo longa-metragem.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.