‘The Marvels’ amarga e aponta grande problema para a Marvel
Por Murilo Rocha - 28/10/23 às 08:00 - Última Atualização: 27 outubro 2023
Desde que “Endgame” (Ou “Ultimato”) encerrou a fase da saga das joias do infinito, a Marvel tinha um desafio principal: Manter o nível e os recordes que estavam fazendo com que filmes de super-heróis voltassem ao foco. Não é bem o que aconteceu. Com as fases 4 e 5 ainda em andamento, pouquíssimos filmes foram bem avaliados ou entendidos como parte dos acontecimentos principais.
As últimas vezes que Kevin Feige viu grandes números foi com o fan service de “Homem Aranha: Sem Volta Para Casa” e o final da saga dos “Guardiões da Galáxia”. Entre os lançamentos, os filmes foram caindo aqui e ali, tendo pontos positivos e negativos até que chegamos em um calendário de lançamentos mais do que apertado: Após “Homem Formiga”, veio na sequência a terceira aventura dos Guardiões e o ano cinematográfico fecha com “The Marvels”, a aventura que une três super-heroínas.
Ainda tivemos as séries, como a segunda temporada de “Loki” e a pífia “Invasão Secreta”. Com algum respiro, “Ms Marvel” e “She Hulk” conseguiram manter vivo a graça e a vontade de ver uma nova saga.
Mas, parece que chegou o temido momento de dizer que saturou: Capitã Marvel (Brie Larson), Monica Rambeau (Teyona Parris) e Kamala Khan (Iman Vellani) chegam em dezembro, mas não estão conseguindo alçar grandes voos. A pré-venda do filme, segundo o BoxOffice, registrou 49 ingressos vendidos em sua pré-venda no México em 12 horas, com um total de 12 mil bilhetes disponíveis. O México é uma das potências cinematográficas, ficando atrás apenas dos locais Norte Americanos em número de salas.
- Gen V: Marco Pigossi tem papel fundamental na série
- Branca de Neve: Quais as polêmicas do live action?
Dito isto: O auge dos super-heróis aconteceu e agora está em declínio? Pode existir N respostas e opiniões, mas o fato é que voltou a ser um local nichado. Se grandes eventos da linha do tempo de Thanos foram acompanhados quebrando recordes de público, desta vez chegou o momento de dizer que eles saturaram o formato. O motivo? Mesmo tendo um público X, esse dá um retorno rápido para a indústria, que vem lutando com força contra crises e mais crises, junto da greve dos atores, que já ultrapassou os 100 dias.
Ainda há uma coisa factual para ser pontuada: É fato que o meio é um tanto quanto (muito) machista, logo uma aventura estrelada por três mulheres é um ponto que deve ser pontuado. Mas, também vale sempre dizer que as últimas produções da Marvel têm se perdido entre lançamentos confusos e perdendo parte do público com a necessidade de ver 4 eventos (filmes, séries, quadrinhos) antes de assistir ao longa. Isso afasta, e muito, as pessoas das telonas.
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha