Wagner Moura conquista Chicago com ‘O Agente Secreto’

Por - 25/10/2025 - 11:33

Wagner Moura em 'O Agente SecretoWagner Moura em 'O Agente Secreto" - Foto: Divulgação

O ator brasileiro Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Chicago, na sexta-feira, 24 de outubro. A honraria se deu por sua atuação no filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Filme de Wagner Moura representará o Brasil no Oscar

O júri logo destacou sua performance como “fresca, empática, frequentemente hipnótica e nunca exagerada”, ressaltando sua habilidade em personificar um personagem em todas as suas nuances e ao longo de todo o arco narrativo.

Ambientado no Brasil de 1977, o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife na tentativa de escapar de um passado violento e acima de tudo, misterioso.

Chegando na semana do Carnaval, ele logo percebe que atraiu para si o caos do qual sempre quis fugir. A cidade que ele acreditava ser um refúgio, logo se revela um lugar de vigilância constante, onde ele começa a ser espionado pelos vizinhos.

Reconhecimento internacional e corrida ao Oscar

“O Agente Secreto” teve sua estreia mundial no Festival de Cannes em maio de 2025, onde Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Diretor e Wagner Moura conquistou a Palma de Ouro de Melhor Ator. Além disso, o filme foi premiado com o Prêmio FIPRESCI e o Prix des Cinémas d’Art et Essai.

Agora, o longa-metragem representa o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O filme estreia nos cinemas brasileiros em 6 de novembro de 2025, com distribuição da Vitrine Filmes. A expectativa é que “O Agente Secreto” continue a acumular prêmios e reconhecimento internacional, consolidando-se como uma das produções cinematográficas mais importantes do Brasil na atualidade.

Vencedores do Festival Internacional de Cinema de Chicago

  • Melhor filme: “Sirât”
  • Prêmio do júri: “A voz de Hind Rajab”
  • Melhor direção: Mascha Schilinski, “O som da queda”
  • Melhor ator: Wagner Moura, “O agente secreto”
  • Melhor atriz: Eszter Tompa, “Kontinental’25”
  • Melhor roteiro: Paolo Sorrentino, “La Grazia”
  • Melhor fotografia: Gergely Pálos, “Silent friend”
  • Melhor som: “O som da queda”

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino