Copa do Mundo feminina: Quem é Debinha, autora do único gol contra a França

Por - 29/07/23 às 09:08

DebinhaDebinha defende a Seleção Brasileira desde 2011 - Foto: Thaís Magalhães/ CBF

Apesar da derrota de 2×1 para a seleção francesa, as meninas do Brasil tiveram a oportunidade de comemorar um gol na segunda partida na Copa do Mundo Feminina, na manhã deste sábado, 29 de julho, no Estádio Brisbane, na Austrália.

A França saiu na frente, aos 16 do primeiro tempo. Após cruzamento de Karchaoui, Diani cabeceou para o meio da área, e Le Sommer colocou para dentro. Mas a seleção brasileira empatou no início do segundo tempo, aos 12, com gol de Debinha.

Kerolin bateu da entrada da área, mas foi travada. A bola sobrou para a camisa nove que, cara a cara com a goleira Peyraud-Magnin, bateu no cantinho e deixou tudo igual.

As francesas voltaram à frente no placar aos 37 do segundo tempo. Após escanteio, Renard ganhou pelo alto na segunda trave e deslocou a goleira brasileira.

Ao final do jogo, Debinha comentou a derrota: “Elas tiveram as oportunidades que procuraram e acabaram tendo sucesso. temos que fazer pressão em pequenos detalhes”, destacou.

Vale destacar que o Brasil nunca venceu a França no futebol feminino. Na última Copa a seleção canarinho foi eliminada pelas europeias nas oitavas de final após derrota por 2 a 1.

O próximo jogo do Brasil será contra a seleção da Jamaica, na quarta-feira, 02 de agosto, às 07h, no horário de Brasília.

SAIBA MAIS SOBRE DEBINHA

Débora Cristiane de Oliveira, a Debinha, é uma das “xodós” da Seleção Brasileira feminina. A atacante defende a Amarelinha desde 2011 e é consolidada como uma das veteranas do elenco.

Nascida em Brazópolis, Minas Gerais, Debinha iniciou sua carreira no Deportivo Lorena. A atacante, que costuma atuar pelos lados ou até mesmo centralizada, passou por Saad São Caetano, Portuguesa, Centro Olímpico, Foz Cataratas e São José no futebol brasileiro. No exterior, vestiu as camisas de North Carolina Courage, dos EUA, pelo Dalian Quanjian, da China e pelo Alvdsnes IL, da Noruega.

Atualmente, Debinha defende o Kansas City Current, equipe da NWSL (National Women’s Soccer League), a divisão de elite do futebol feminino dos Estados Unidos. Pela Seleção Brasileira, marcou 57 gols em 133 partidas desde sua primeira convocação, em 2011.

Aos 31 anos, a camisa nove, apesar de ter uma longa carreira defendendo o Brasil, está em sua segunda participação em Mundiais, sendo a primeira na Copa do Mundo de 2019, na França. A atacante representou a Seleção também em duas edições de Copa América (2018 e 2022) e ajudou o time a conquistar ambas.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino