Copa do Mundo: Milionário ou minimalista? Fique por dentro dos estádios
Por Luigi Civalli - 24/07/22 às 11:00
Além dos jogos em si, os jogadores, as convocações e toda a festa que engloba uma Copa do Mundo – que promete ser um pouco mais contida diante das leis e culturas do Catar – uma coisa que chama a atenção dos fanáticos por futebol e apaixonados por Copa do Mundo são os estádios.
E, em uma Copa do Mundo que chega a ter custos de US$ 220 bilhões, que ultrapassa R$ 1 trilhão, e com o evento acontecendo pela primeira vez no Oriente Médio, é óbvio que os organizadores não fariam feio e construíram verdadeiros monumentos para receber as partidas.
Leia+: Copa do Mundo: Brasil enfrenta Sérvia, Suíça e Camarões. Veja os grupos!
Com isso, o OFuxico resolveu mostrar um pouquinho da história dos oito estádios, que vão desde formatos surpreendentes até projetos de sustentabilidade após o final da Copa do Mundo. Confira!
Leia+: Copa do Mundo 2022: Homossexuais estarão seguros no Catar?
- Estádio Ahmad Bin Ali (Al Rayyan)
A arena, que receberá jogos até às quartas-de-final, tem capacidade para 40 mil torcedores e incorpora símbolos da cultura do Catar em sua fachada ondulada. As instalações ao redor do estádio também refletem o país, com estruturas em forma de dunas de areia que lembram as terras locais.
A capacidade de assentos pós-Copa do Mundo será reduzida pela metade, ficando apenas para 20 mil torcedores, onde o restante dos assentos será doado para projetos de desenvolvimento do futebol no exterior.
Leia+: Fifa exclui oficialmente a Rússia da Copa do Mundo 2022
Além do estádio em si, o complexo do Ahmed Bin Ali conta com seis campos de treino de futebol, campo de críquete, pista de equitação, pistas de ciclismo e jogging, equipamento de ginástica e pista de atletismo são apenas algumas das facilidades que a comunidade da cidade de Al Rayyan poderá usufruir.
- Estádio Al Bayt (cidade de Al Khor)
Inspirado no povo nômade, principalmente pela espécie de tenda na parte superior do estádio, o Al Bayt tem capacidade para 60 mil torcedores. A camada superior de assentos de design modular será removida após a Copa do Mundo e entregue a países em desenvolvimento que precisam de infraestrutura esportiva.
A sombra proporcionada pela estrutura da tenda e seu sistema de teto retrátil complementam as tecnologias de refrigeração do estádio, ajudando a manter uma temperatura confortável no interior sem o uso de energia extra.
Depois que o torneio acabar, a parte superior do estádio será convertido em um hotel de 5 estrelas, além da construção de um shopping center, praça de alimentação, academia e salão polivalente, proporcionando aos visitantes e moradores locais uma variedade de comodidades.
Ao redor do local, pistas para corrida, ciclismo e passeios a cavalo/camelo estimularão o condicionamento físico da população local e até visitantes.
- Estádio Al Janoub (Al Wakrah)
Localizado na cidade de Al Wakrah, no sul, o Estádio Al Janoub tem capacidade para 40 mil pessoas e foi inaugurado no 16 de maio de 2019 com a final da Copa Amir. Com um dos design mais marcantes, sua construção foi inspirada nos barcos dhow, tradicionais nas águas do Catar.
Junto com um sistema de refrigeração inovador, o design futurista contribui para manter os torcedores, jogadores e árbitros confortáveis
Além do estádio em si, há projetos para a construção de uma escola, salão de festas, pistas de ciclismo, equitação e corrida, sem falar em restaurantes, mercados, academias e parques como novas comodidades que estão sendo desenvolvidas.
Assim como outros estádio da Copa do Mundo, os organizadores doarão 20 mil assentos para países que estejam desenvolvendo o futebol, algo que reduzirá a capacidade do local pela metade, após a Copa do Mundo.
- Estádio Al Thumama (Doha)
O estádio Al Thumama, localizado em Doha, é uma verdadeira homenagem ao povo e à cultura árabe. Seu design circular e cheio de detalhes remete ao Gahfiya – uma espécie de boné tradicional usado por homens e meninos em todo o Oriente Médio. Isso é algo intrínseco à cultura familiar árabe, já que o Gahfiya simboliza dignidade e independência, marcando o caminho de cada menino para a idade adulta.
Assim como vem sendo tradicional na cultura do Catar na construção dos estádios, seu legado repetirá o de tantos outros. Após a Copa do Mundo, a capacidade será reduzida de 40 mil para 20 mil. Os assentos retirados do estádio serão doados a países que precisam de infraestrutura, mas, mesmo assim, continuará recebendo eventos esportivos.
A tecnologia e toda a área verde ao redor faz uma economia de 40% a mais de água doce quando comparado a um estádio convencional. A água reciclada ainda é usada para irrigar as áreas verdes no entorno do estádio.
Após a competição, tudo ao redor do Al Thumama se tornará um centro comunitário com instalações para vários esportes, incluindo handebol, vôlei, basquete, natação, corrida e ciclismo. Além disso, uma mesquita, tradicional da religião muçulmana, e um hotel boutique, dentro do estádio, serão os atrativos.
- Estádio Cidade da Educação (Al Rayyan)
A paisagem ao redor do Estádio Cidade da Educação é rodeada pelas principais universidades do Catar. Toda a área é sede da Fundação Qatar para Educação, Ciência e Desenvolvimento Comunitário.
A contribuição mais direta do estádio para o desenvolvimento local virá depois de receber os jogos das quartas-de-final da Copa do Mundo, quando a capacidade da arena será reduzida pela metade e 20 mil assentos serão doados para construir estádios em países em desenvolvimento.
A fachada apresenta triângulos que formam padrões geométricos complexos, em forma de diamante, parecendo mudar de cor com o movimento do sol no céu. À noite, a fachada dá um show de luzes coloridas, já as laterais do estádio se estendem e envolvem o campo – ajudando o sistema de refrigeração avançado a operar.
- Estádio Internacional Khalifa (Doha)
Construído em 1976 em Al Rayyan, o Khalifa International Stadium, que tem capacidade para 40 mil lugares, passou por algumas mudanças. Agora, se tornou uma arena ultramoderna com arcos duplos que representam a continuidade para “abraçar” os fãs de todo o mundo. Um novo nível adicionou 12 mil assentos e todo o estádio tem uma bela fachada nova. Enquanto a iluminação de campo de LED e os holofotes digitais trazem uma dimensão totalmente nova à experiência dos fãs.
Os assentos são protegidos das mudanças climáticas por conta de um sistema instalado com tecnologias avançadas de refrigeração.
Ao lado do estádio, está o Museu Olímpico e do Esporte do Qatar, que pode fazer os fãs entrarem ainda mais na atmosfera imposta pela Copa do Mundo.
- Estádio Lusail (Doha)
O Estádio Lusail tem 80 mil lugares e deve ser o que ficará mais marcado na memória do público. Isso porque é nele que vai acontecer a final da Copa do Mundo Qatar 2022. O design é inspirado na interação de luz e sombra que caracteriza a lanterna fanar. Sua forma e é similar às tigelas, vasos e peças de arte encontradas em todo o mundo árabe e islâmico.
Assim que a Copa do Mundo terminar, o estádio Lusail será transformado em um espaço comunitário, que incluirá escolas, lojas, cafés, instalações esportivas e clínicas de saúde.
Além disso, metade dos assentos do estádio serão removidos e doados para projetos esportivos, levando o legado da arena para locais ao redor do mundo.
- Estádio 974 (Doha)
Com capacidade para 40 mil lugares, o mais inovador dos oito estádios da Copa do Mundo FIFA 2022, com certeza, é o 974, conhecido anteriormente como Ras Abu Aboud. Criado a partir de contêineres que também transportariam os materiais adicionais para construção, o 974 teve esse nome por dois motivos: é o número exato de contêineres usados na construção e o código de discagem internacional para o Catar.
O 974 promete marcar história em eventos FIFA, já que será o primeiro estádio da história totalmente desmontável, que é o que promete acontecer assim que a Copa do Mundo terminar, dando lugar a um empreendimento voltado à sociedade local.
Segundo os organizadores, o principal intuito com o 974 é mandar um recado aos organizadores de eventos, inclusive, das próximas Copas do Mundo, que até a construção de um estádio por ser completamente sustentável, uma das marcas do evento deste ano.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais