Prefeitura de São Paulo anuncia cancelamento do Réveillon

Por - 02/12/21 às 14:33

Cancelamento do ReveillonFoto: Marcelo Pereira/Secom/Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o Réveillon 2022 na capital paulista. A medida foi anunciada em entrevista coletiva pelo prefeito da cidade Ricardo Nunes, direto de Nova York, pois está em uma viagem, acompanhado do governador João Doria. A recomendação da vigilância sanitária foi acatada pela prefeitura, após o órgão sanitário realizar um estudo para avaliar a situação epidemiológica da cidade.

O prefeito de São Paulo se pronunciou sobre a decisão e sobre o estudo. “Evidentemente o que pesou muito [na decisão] foi a questão da nova variante, que no atual momento é necessário que os técnicos de vigilância sanitária acompanhem e atuem em relação a essa variante”, disse Ricardo Nunes

“É importante enfatizar que não é por conta de ter sido detectado algo grave, mas é necessário que se faca um monitoramento, e o prazo ficaria muito curto”, afirmou o prefeito sobre o Réveillon. O mandatário também disse que ainda não há definições sobre o carnaval, e as recomendações da Vigilância Sanitária também serão acatadas neste caso.

“Para o Carnaval, tomaremos a decisão mais adiante, enfatizando muito claramente: baseado nas decisões da vigilância sanitária. A Prefeitura não fará ação ou comunicação que seja por pressões adversas aos estudos da vigilância, afirmou Ricardo Nunes.

INTERIOR JÁ CANCELOU CARNAVAL

Mesmo com o avanço da vacinação, ao menos 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram o carnaval de 2022. As prefeituras alegam o risco de um aumento nas infecções pelo novo coronavírus, por causa do fluxo de pessoas e aglomerações, e ainda o respeito às famílias que perderam entes queridos. Há casos também de prefeituras sem recursos para bancar a festa, por terem investido no controle da doença.

Em algumas regiões do interior, como na de Jundiaí, as decisões foram conjuntas, envolvendo todas as cidades do polo regional. Isso aconteceu também no Vale do Paraíba, onde 13 cidades decidiram suspender a festa, entre elas a turística Cunha e a litorânea Ubatuba. Na região de Franca, 26 municípios tomaram a decisão de evitar a folia. Outros municípios alegaram, além da pandemia, a situação financeira. Em Sorocaba, a prefeitura comunicou as escolas de samba de que não disponibilizaria recursos públicos para a festa. A Associação Cultural do Samba, no entanto, foi autorizada a fazer um Carnaval paralelo, com recursos da iniciativa privada.

CARNAVAL NO RIO

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, garantiu que há na cidade segurança sanitária para a realização do carnaval de 2022, cujo calendário está mantido. No último dia 19 de novembro foi listado em estudo da Fiocruz e da UFRJ apresentado à Comissão Especial de Carnaval da Câmara dos Vereadores do Rio, que a cidade já atingiu praticamente todos os indicadores necessários para a festa.

Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro tem apenas 3% de resultados positivos para a Covid-19 no total de testes realizados. A meta a ser conquistada era 5%. A taxa de contágio, que deveria estar abaixo de 1, é hoje de 0,76.

A capital também conseguiu zerar a fila de internação para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. O percentual de vacinados, que deve estar em 80%, está atualmente em 76%. A perspectiva é que a meta será alcançada bem antes do carnaval.

Veja +: As quadras á estão a todo vapor, Viviane Araújo que o diga!

Especialistas que participam da comissão da Câmara dos Vereadores, entretanto, chamaram a atenção para o descompasso da cobertura vacinal do Rio de Janeiro para o restante do Estado e do Brasil e também de alguns países. Eles recomendaram que a Prefeitura cobre o passaporte vacinal para turistas.

O desfile das escolas de samba está confirmado. O trabalho nos barracões já é acelerado. Os ensaios técnicos, no Sambódromo, estão previstos para a segunda semana de janeiro.

Segundo a Riotur, 506 blocos estão inscritos para fazer 620 desfiles na cidade, durante o Carnaval, entre eles os chamados megablocos de AnittaLudmilla e Preta Gil. A lista final será divulgada no final de dezembro.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Morre Noemi Gerbelli, atriz de ‘Carrossel’
Thayla Ayala dá à luz a Francisco, seu filho com Renato Góes
A Fazenda 13: Fazendeiro da semana, Rico diz que está exausto do reality

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.