A Caverna Encantada: OFuxico entrevista Mel Summers
Por Andreia Takano - 06/08/24 às 13:16 - Última Atualização: 7 agosto 2024
O SBT acaba de estrear a novela “A Caverna Encantada” e tem recebido elogios pela escalação de Mel Summers como a personagem Anna Salvatore.
Aos oito anos de idade, a atriz mirim é natural de Salvador na Bahia e ama ser soteropolitana. Vive entre Rio e São Paulo. Mas, por conta da novela, ela está morando e estudando com sua família em São Paulo.
Confira a entrevista exclusiva de Mel concedida ao OFuxico:
OFuxico: O Brasil está encantado com sua atuação em A Caverna Encantada. Como você avalia a oportunidade de estar na produção?
Mel Summers: É uma oportunidade extraordinária protagonizar uma superprodução histórica dessa dimensão e com um elenco tão incrível. Entre os grandes ícones da TV, eu já havia contracenado com Arlete Salles na Globo, agora contraceno com Rosi Campos, Clarice Niskier, Luíza Tomé, Magali Biff e Théo Werneck, dentre outros, só para ficar nos nomes históricos. Na Globo (Família é Tudo) e na Record (Até Onde Ela Vai) vivi protagonistas, mas em suas versões criança. Em A Caverna Encantada interpreto, pela primeira vez, uma protagonista de toda a obra. Somente o SBT dá esse espaço a crianças, ainda assim as últimas protagonistas foram adolescentes. Vinha me preparando há três anos. Apenas em 2023, além de seis meses de teatro, trabalhei com três coaches diferentes de atuação para as câmeras, um por dois meses, outro por sete meses e o norte-americano Bruce Ducat por dez meses, mas nunca imaginei que o SBT daria uma protagonista a uma menina de 7 anos. É muito mais que um sonho, mas é também uma responsabilidade enorme que exige muita dedicação. Estou muito grata e muito feliz.
Elenco de A Caverna Encantada se diverte com Patricia Abravanel
OFuxico: O que mais te chama atenção na personalidade de Anna?
Mel Summers: A Anna é uma menina de valores e princípios, muito forte, generosa, destemida, que não aceita injustiças e que adora uma aventura. A identificação com a personagem foi imediata. Até o amor dela pelo pai me lembra o meu amor pelo meu pai, aí ficou fácil entrar na emoção da personagem.
OFuxico: O que é mais difícil de interpretar neste personagem?
Mel Summers: O mais difícil é alcançar e manter uma qualidade na atuação diante do volume de texto e da quantidade de cenas que gravamos por dia, de segunda a sábado. É um ritmo industrial, muito diferente do que vivi anteriormente. Chego a gravar até 15 cenas por dia. Sou muito exigente comigo mesma e, para dar verdade às cenas, preciso, antes, dominar o texto e planejar cada emoção e as variações das emoções de cada cena.
OFuxico: Você já fez cinema e televisão. Quais desses trabalhos mais te encanta?
Mel Summers: Eu me encontro atuando para as câmeras. Faço isso desde os 5 anos de idade. Não tenho preferência entre cinema e televisão. No cinema podemos gravar várias soluções diferentes para a mesma cena e aperfeiçoar cada detalhe da atuação. Já a televisão permite alcançar o grande público e nos desafia a ter qualidade num ritmo acelerado. O desafio é fazer televisão com a qualidade de cinema e, assim como a Anna, gosto de desafios.
Protagonista de ‘A Caverna Encantada’ cai no choro com estreia
OFuxico: Como você tem dividido seu tempo com estudos e novela?
Mel Summers: Tenho conseguido conciliar a escola com a novela, estou até um ano adiantada. Precisei me abdicar de algumas brincadeiras, mas minha maior diversão é atuar no set. É uma brincadeira muito séria. Também precisei mudar de escola por causa do horário das gravações, mas fui muito bem acolhida na minha nova escola.