Especialista explica o que é assexualidade, tema abordado em ‘Travessia’

Por - 31/10/22 às 14:45

Rudá (Guilherme Cabral) sentado em uma mureta, em cena de TravessiaRudá (Guilherme Cabral) sentado em uma mureta, em cena de Travessia - Foto: Divulgação TV Globo/Adriano Fagundes

A novela “Travessia”, de Glória Perez, traz um assunto para reflexão: a assexualidade restrita. Na trama, Rudá (Guilherme Cabral) é um assexual estrito, que não sente qualquer tipo de atração ou desejo sexual por ninguém.
A história da novela mostra também um lado perigoso sobre o assunto: a pressão da família e pessoas próximas, que acreditam que ele é homossexual e o forçam a namorar garotas.

Leia+: Travessia: Brisa e Ari se entregam à paixão e ignoram Chiara

OFuxico conversou com o psicólogo, especialista em Relacionamentos, Alexander Bez, para esclarecer o assunto e saber mais sobre o que significa ser assexuado restrito. Confira a entrevista:

OFuxico – Doutor, o que é assexual estrito?

Alexander Bez – Primeiro é importante entender que o universo da sexualidade é imensamente amplo. O assexuado estrito é aquela pessoa que não sente nenhum tipo de atração por ninguém e nem sente vontade de fazer sexo.

OFuxico – Existe assexual e assexual estrito?

Alexander Bez – Cada pessoa manifestará sua sexualidade de uma forma única, então dentro da sexualidade, tudo acaba dependendo de uma pessoa para outra. O assexual é definido como alguém que tem ausência de interesse e vontade de sexo, mas existe um espectro dentro dessa sexualidade que vai definir melhor. O assexual estrito, que é a pessoa que não tem nenhum desejo de fazer sexo com alguém, sob nenhuma circunstância, está dentro do espectro, mas existem vários outros como o demissexual ou o assexual romântico.

Leia +: Jade Picon comenta cenas de sexo com Chay Suede, em ‘Travessia’

OFuxico – Isso seria uma condição, opção sexual ou um transtorno no emocional do indivíduo?

Alexander Bez – Na verdade, é uma condição que essa pessoa vive, assim como em outras orientações sexuais, você nasce com a heterossexualidade, com a bissexualidade ou homossexualidade. Não é um transtorno emocional ou uma doença.

OFuxico – Como se descobre ser assexual estrito?

Alexander Bez – A descoberta vai depender da observação de si próprio. Observar seu próprio comportamento, seu desejo e vontades sexuais. Caso você perceba que não tem o desejo por sexo ou por relações sexuais tradicionais, é possível que você seja assexual.

OFuxico – Assexual seria igual ao celibato então?

Leia+: Travessia traz cena de sexo na água com Brisa e Ari e web pega fogo

Alexander Bez – Não. Ser assexual não tem nada a ver com celibato. Os celibatários escolhem não transar por uma questão religiosa, que pode ser eterna ou temporária, dependendo das normas de cada religião.

OFuxico – Há uma espécie de tratamento, ou acompanhamento psicológico para o assexual?

Alexander Bez – Não há tratamento, visto que não é um transtorno emocional ou uma doença. Mas, da mesma forma que pessoas de outras orientações sexuais fazem acompanhamento com psicólogos, o assexual também pode. O profissional poderá auxiliar essa pessoa com tudo que a assexualidade pode gerar e seus questionamentos.

OFuxico – Ele não sente atração sexual, mas sente carinho pelas pessoas?

Alexander Bez – Isso vai depender do espectro em que a pessoa se encontra, ela pode sentir carinho, sem sentir atração sexual. Pode sentir carinho por alguém, ter algum tipo de cumplicidade, uma parceria de vida, sem que necessariamente você mantenha uma atração sexual por essa pessoa. Mas a sexualidade humana é fluida e ela pode em algum momento começar a sentir desejo sexual.

Leia+: Travessia: Rudá, depois de prejudicar Brisa, fará mais uma vítima de fake news

OFuxico – Existem casos de pessoas assexuais que, com o tempo, conseguiu se relacionar sexualmente com alguém?

Alexander Bez – Sim, mas vai depender de cada indivíduo. Como a sexualidade é fluida, a assexualidade não será a mesma em todos os momentos da vida. A pessoa pode ou não, se interessar posteriormente por alguém, querer estar próximo fisicamente, ou até mesmo deseje dar prazer ao parceiro(a), existem níveis de desejos e conforto.

Alexander Bez é Psicólogo, Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM), Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA).

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.