‘Fui para o parto me sentindo poderosa’, relembra Shantal Verdelho sobre terceiro filho

Por - 24/06/24 às 14:22

Shantal VerdelhoReprodução/Instagram

Em 1º de julho, Shantal e Mateus Verdelho deram às boas vindas ao terceiro filho, Giuseppe. Eles já são papais de Filippo, de cinco anos, e Domenica, de dois. Totalmente envolvida com a maternidade, a influenciadora acaba de virar a nova parceira da Linha de Cuidados Pampers.

Shantal Verdelho deixa maternidade com terceiro filho

Em conversa exclusiva com a reportagem de OFuxico, Shantal comentou sobre a gestação de Giuseppe e todo o processo dois anos após ela ter sofrido uma violência obstétrica. Sincera, ela ainda falou da alegria em poder ter contato com inúmeras mães que vêem nela garra e amor pela maternidade.

Confira:

OFuxico: O nascimento de Giuseppe foi um marco na sua vida. Dois anos após você ter sofrido uma violência obstétrica, você deu um exemplo de força e alegria à muitas mães que te acompanharam na terceira gestação. Como você tem processado tudo isso?
Shantal Verdelho:
“Até me emociona! Realmente, as mulheres que buscam informação ficam muito poderosas para esse momento porque já sabem tudo que o corpo delas vai passar. Elas sabem o que podem e conseguem fazer e sentir. E é muito louco porque eu realmente fui para esse parto me sentindo muito poderosa, dona de mim, do meu corpo, protetora do meu filho. Me senti muito forte, muito preparada. Foi uma experiência mágica.”

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

OFuxico: Em algum momento na gestação de Giuseppe você sentiu medo por conta do trauma?
Shantal Verdelho:
“Não tive medo esse medo, mas me senti perdida no momento em que descobri que estava grávida. Sou muito organizada e, geralmente, programo ter um filho. Como engravidei sem querer, eu não sabia nem para onde correr. Eu tinha dois médicos em mente e acabei gostando do primeiro que fui. Eu sabia que escolheria alguém que, com certeza, não me deixaria passar pelo que passei antes. Eu sabia que seria alguém que me deixaria liderar o meu parto, que o parto seria meu, do meu filho e do Mateus, e não do médico. O médico está ali para auxiliar, mas o parto é da mulher, o corpo é perfeito, a natureza é perfeita. Eu já estava com outra cabeça.“

OFuxico: Como tem sido o apoio de Matheus ao longo da gestação e agora com o nascimento do terceiro filho?
Shantal Verdelho:
“Nós dividimos as tarefas. Como eu amamento e em vários momentos do dia, eu acabei ficando nessa função com o Giuseppe. Enquanto isso, o Mateus ficou responsável nas atividades das outras crianças. Ele que vem à comida, leva para a escola, coloca para dormir. E isso tudo foi bem explicado para as crianças, que todo o carinho e atenção que eu dei para eles quando precisavam, eu também preciso dar para o bebê. Além do apoio que o Mateus me dá, temos um outro aliado importantíssimo na hora de cuidar do bebê. A Nova Linha de Cuidados Pampers tem nos ajudado muito nessa parte de manter o bem-estar do Giuseppe em dia.“

OFuxico: Você se considera com a missão de ajudar outras mulheres quanto ao assunto tão importante que é o parto?
Shantal Verdelho:
Acho que meu papel é fazer com que as mulheres busquem informação. Buscar informação está além de buscar a equipe correta. As duas coisas têm de ser feitas, mas a sua informação não tem que vir da equipe que você escolheu para o seu parto porque, se essa equipe passa uma informação errada, você tem isso como verdade. Se essa equipe, por exemplo, indicar uma cesárea que não teria indicação real, você, sem informação, vai acreditar naquela desculpa que deram para justificar a necessidade da cirurgia e vai acabar aceitando, ainda que seu desejo fosse ter um parto normal. Hoje, digo que não quero ter outro filho. Gosto de me entregar muito para os meus filhos e acho que se tivesse mais, não conseguiria fazer isso do jeito que gosto. Claro, cada mulher tem uma rotina. Amo trabalhar, tenho muito trabalho, graças a Deus, então, me divido entre o trabalho e as crianças. Hoje, acho que estou em um número ideal, mas nunca dá para dizer ‘nunca’”.

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×