João Côrtes sobre trabalho atrás das câmeras: “Me apaixonei por dirigir”

Por - 08/01/22 às 11:00 - Última Atualização: 7 janeiro 2022

João Côrtes em ensaio fotográficoFoto: Marcos Duarte

Com exibição especial na TV Globo, a minissérie “Passaporte para Liberdade” já está disponível para os assinantes do Globoplay e foi um dos trabalhos mais desafiadores para João Côrtes. Na trama, o ator vive o militar nazista Wilfried Schwartz, um “inimigo” de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), a protagonista da história baseada em fatos reais.

“Eu fiquei super emocionado lendo o roteiro, orgulhoso demais de fazer parte do projeto! É fundamental que as pessoas reconheçam a história da Aracy, que saibam quem ela foi e o que ela foi capaz de fazer”, afirmou o artista. “Essa mulher é uma heroína brasileira, uma jornada fantástica, de muita coragem, bravura, e profunda generosidade e humanidade.”

Centenas de famílias judias brasileiras hoje sobrevivem por conta disso. Espero que essa série possa emocionar a quem assistir da mesma maneira que emocionou a nós, que fizemos.

Veja+: Rebelde chega ao topo da Netflix Brasil em 24 horas no ar

Um trabalho entre TV Globo, Sony Pictures Television e a produtora Floresta, o projeto foi todo filmado em inglês com a intenção de ser distribuído internacionalmente. No Brasil, ganhou uma versão dublada exclusiva.

O intuito era mostrar o trabalho de Aracy, que se casou com o famoso escritor Guimarães Rosa, durante a Segunda Guerra Mundial. Ilegalmente, ela salvou diversos judeus em um período muito triste da história, assinando passaportes e dando autorização para que essas pessoas pudessem viajar para terras brasileiras e conseguissem fugir de um governo genocida na Alemanha.

“A intensidade e a carga dramática das cenas, e o sotaque alemão nativo foram meus dois maiores desafios. Eu sabia desde o início do processo de preparação que esses seriam meus maiores desafios”, detalhou.

Fiquei meses praticando o sotaque, com a ajuda de uma coach – a Bárbara – até conseguir soar como um alemão, ouvindo gravações, pedindo para amigos alemães falarem o texto para mim, assistindo todos os documentários possíveis… Queria muito me aprofundar naquele universo e naquele período. Todo esse aprofundamento no estudo me levou a um estado muito preenchido, que me permitiu trazer uma potência e visceralidade para a cena.

Veja+: The CW será vendida pela Warner e ViacomCBS? Entenda!

PROJETOS FUTUROS

Gravando a série “Rio Connection”, outra parceria da Globo com a Sony, e confirmado nas séries “Sala dos Professores”, do CineBrasil TV, e “The Journey”, coprodução Brasil – Estados Unidos, gravada para plataforma de streaming a ser definida, ele pode ser visto atualmente na série “O Hóspede Americano” disponível na HBO MAX. 

Porém, a agenda não para e o currículo do rapaz, hoje com 26 anos, já acumula ainda mais trabalhos, incluindo por trás das câmeras. Marcando a estreia dele como roteirista e diretor, o longa “Nas mãos de quem me leva”, lançado dia 8 de julho de 2021 direto nas plataformas digitais iTunes, Google Play, Youtube Play, Net NOW, Looke, Vivo Play e AppleTV+, já venceu nas categorias “Melhor Diretor” e “Melhor Filme” no “New Cinema Film Festival”, em Portugal, por exemplo.

“Me apaixonei por dirigir, e já era apaixonado pelo ofício da escrita, tanto de textos quanto de roteiros. Quero cada vez mais colocar lenha nesse meu lado cineasta. Estou trabalhando em mais um curta-metragem como roteirista, e mais um roteiro de longa-metragem, que quero dirigir em algum futuro próximo.”

O longa também trouxe a ele sentimentos de orgulho e gratidão, principalmente pelo reconhecimento do esforço de toda a equipe envolvida.

Veja+: Billie Eilish e Finneas escrevem juntos temas da nova animação da Disney Pixar

E não, não esperava receber tantos prêmios, tanto reconhecimento! Principalmente de uma produção 100% independente. Mas a verdade é que todos os artistas e profissionais que trabalharam nesse projeto se entregaram de corpo e alma, colocando seus corações em cada frame. A gente suou e se dedicou pra fazer acontecer e nosso motor foi justamente o amor pela arte, pelo cinema. Foi desafiador em muitos sentidos, mas valeu a pena. 

Mas será que Côrtes tem algum campo preferido? “Nesse momento minha energia está mais concentrada em atuar, mas tento não escolher um só. Acredito muito que podemos fazer várias coisas juntas. Quero poder seguir potencializando esses três [atuação, direção e roteirização] ofícios juntos!”

E pode surgir, no futuro, um João Côrtes astro da música. Em 2018, lembrando, ele participou do programa “Superstar”, também da TV Globo.

Sendo sincero, ainda tenho muito o que aprender e construir nesses campos da TV, Cinema e Teatro. Mas posso dizer que o meu lado musical merece muito mais energia e iluminação. Quero cantar mais, tocar mais, fazer shows, turnês, clipes… Quero também fazer teatro-musical, é algo que eu sempre amei muito. Aos poucos com o retorno dos teatros, as produções devem voltar e quero estar envolvido com isso, sem dúvida. Fora isso, tenho me conectado cada vez mais com o universo da moda, dado mais atenção às roupas que uso, ao meu estilo… Esse também é um lugar que me interessa muito! 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
BBB22: ‘Irei revelar quem são os dummies’, Rafael Portugal tira sarro
Gil do Vigor diz que “nunca deveria ter voltado ao Brasil”
Paulo Vieira cita fala polêmica de Tiago Leifert e agita web

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---