Leka Begliomini reflete sobre traumas da bulimia em livro: ‘Quero tirar as pessoas dessa prisão’

Por - 31/10/22 às 15:40

Leka Bigliomini com a mão na cabeça, sorridenteLeka Bigliomini com a mão na cabeça, sorridente - Foto: Divulgação

Lembra dela? No “Big Brother Brasil 1”, Leka Begliomini passou tempos vigiada pelas câmeras do reality. Por lá, ela expôs um tema muito sério e pertinente, que afeta muitas pessoas e a gente acaba nem sabendo: a bulimia.

Leka mostrou, em rede nacional, que há que se ficar alerta com a saúde e cuidados para não ser vencida pelo transtorno. Aliás, ela foi uma das primeiras a experimentar as consequências do confinamento e da exposição proporcionada pelo reality. Na casa, flagras mostravam momentos em que ela induzia o vômito para manter a forma física.

Leia+: Especialista explica o que é assexualidade, tema abordado em ‘Travessia’

Agora, após 20 anos, a atriz e empresária lançou o livro “Loka, Eu? Minha História de Pesos, Limites e Big Compulsões”, pela Matrix Editora , arrebentando com uma forma de declaração contra os padrões de beleza inalcançáveis.

OFuxico conversou com Leka, para saber um pouco mais deste lindo projeto que, certamente, já está fazendo o maior sucesso. Confira:

Leka lança livro e reflete sobre o drama da bulimia – Foto: Divulgação

OFuxico – De onde partiu a ideia escrever este livro?

Leka Begliomini – Quando a minha filha entrou na adolescência, comecei a observar nela e em seu grupo de amigas, as insatisfações que cresciam na mesma medida em que o mundo digital virava a única forma de comunicação com a chegada da pandemia. Vi em várias delas um lugar de dor que me era bem familiar. Nessa altura da vida, já havia passado por vários tipos de terapia e comecei a notar que a vida parecia me jogar na cara que eu teria que encarar minha relação com os transtornos alimentares e de imagem. Comecei a pesquisar o tema. Tempo eu tinha em plena pandemia. E fui descobrindo tantas coisas… Fiz uma viagem em busca da resposta pra pergunta “de onde nasceu o desejo da magreza” e a partir daí fui fazendo tantas descobertas sobre a interferência política, social, cultural e religiosa até, na construção desse valor, que escrever, foi um passo natural.

Leia+: Após fake news, Erasmo Carlos tem previsão de alta nos próximos dias

OFuxico – A Leka mulher, mãe, traz nessas páginas esse assunto bastante relevante, de que maneira?

Leka Begliomini – Quero que o livro leve uma reflexão a todas as pessoas que, de alguma forma, se sentem aprisionadas por uma dor que as tomam num ponto inconsciente, que a razão por si só não consegue explicar. Com as pessoas que são dominadas pela própria imagem nesse lugar de dor e prisão, seja essa dor o peso, o cabelo, a idade…

OFuxico – Qual público principal quer atingir?

Leka Begliomini – Quando essa é a força maior da vida, o que rege seus dias, é com essa pessoa que eu quero falar. E como muitas dessas sensações acontecem na adolescência, quero também falar com esses adolescentes que sofrem, porque se sentem inadequados fisicamente e que não sabem como lidar com essa dor e muitas vezes prejudicam sua saúde física e mental, além de diminuírem todos os seus potenciais, em busca de algo impossível que simplesmente foi criado como forma de manipulação. 

Leia+: Luisa Mell sofre convulsão, é internada e não consegue votar nas eleições

OFuxico – Acha que isso é uma colaboração às pessoas, desde as mais jovens, até as mais maduras, hoje em dia?

Leka Begliomini – Não tenho a pretensão de mudar o mundo. Mas acho que o que muda o mundo é a reflexão. E dar a minha contribuição, nesse sentido de trazer a minha história pra fazer refletir através dos meus erros e acertos, os atos e consequências desse carrossel todo, fez muito da dor e da privação que vivi tantas vezes, fazer sentido.

OFuxico – Depois desse lançamento, quais são seus próximos planos?

Leka Begliomini – Tenho muitos planos para o “Loka,Eu?…”. O texto já está sendo adaptado para o teatro que, depois da minha família, sempre foi e sempre será meu maior lugar de acolhimento.

Leia+: Ana Maria Braga revela que enfrentou câncer de mama no passado

FICHA TÉCNICA

Título: Loka, Eu? Minha história de pesos, limites e big compulsões
Autora: Leka Begliomini
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-274-4
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 208
Preço sugerido: R$ 47,00

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!  

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.