Manoel Soares avalia: ‘Em 2023 aconteceram muitas mágoas’
Por Redação - 06/12/23 às 12:00
O ano de 2023 ficará marcado na vida de Manoel Soares. Em junho deste ano, o apresentador do “Encontro” deixou a TV Globo e iniciou uma nova fase na carreira. Em conversa exclusiva com OFuxico, Manoel avaliou o ano e comentou sobre 2024. Confira:
OFuxico: Como avalia seu 2023?
M.S: “2023 foi um ano de completo aprendizado. Eu já estava com uma sensação que precisava de uma virada, obviamente que essa virada não precisava ser tão brusca, mas fiquei muito feliz com o resultado de tudo. Primeiro porque estou tendo a oportunidade de começar a rever a maneira como produzo meu trabalho, como construo as minhas ideias e me conectar com a juventude, acima de tudo. Eu acho que estava conectado a ideias de 1990 a 2000, e o que aconteceu esse ano me empurrou pra 2050! Então, pra mim está sendo muito estimulante tudo o que está acontecendo. Há muito tempo eu não me sentia tão desafiado e o desafio me move. “
OFuxico: Quais foram suas grandes realizações em 2023?
M.S: “A minha maior realização em 2023 foi a conexão que consegui estabelecer com os meus filhos. A minha relação, apesar de ser muito afetiva e construída com respeito, ainda era muito verticalizada, hoje isso está mais horizontalizado. Hoje meus filhos tomam decisões sobre a nossa vida e essas decisões, certas ou erradas, fazem parte do nosso cotidiano. Então, a nossa vida está mais pedagógica e pra mim isso está sendo desafiador, pois sempre fui o chefe de família. 2023 me ensinou a ser um membro da família e a chefia vai transitando, isso é muito saudável.”
OFuxico: Qual foi o grande aprendizado de 2023?
M.S: “O maior aprendizado foi que nem sempre aquelas pessoas que estiveram na sua vida no começo da sua trajetória serão as ideais para os próximos anos que virão. Eu acho que muitas vezes nós temos um compromisso de lealdade com essas pessoas que nos acompanharam no começo e, mesmo você sendo um vendedor de cachorro quente na rua, motorista de aplicativo, que trabalha em construção civil ou CEO de uma grande empresa, elas acabam te referenciando em um período da vida que não é mais quem você é hoje. Por isso, saber fazer a triagem das relações que você vai ter na vida para que você possa se transformar é um aprendizado muito importante. Esse momento da minha vida, esse ano de 2023, me ensinou a exatamente escolher quem são as 5 pessoas que estarão comigo para poder formar a nova lógica do Manoel. Isso não significa que vou renunciar meus amigos de outrora, mas significa que se eles não estiverem na mesma agenda de evolução, na mesma agenda de amadurecimento que eu estou, aí eu lamento, vou seguir a vida.”
OFuxico: O que você não quer levar para 2024?
M.S. “Em 2023 aconteceram muitas mágoas, pessoas que eu admirava vacilaram feio comigo, deram um mole sem tamanho, pessoas que, inclusive, pertenciam ao meu imaginário social, cometeram algumas atrocidades morais que machucaram meu coração e que em alguns momentos despertaram uma versão do Manoel que não gosto de ver. Então, o que eu não quero levar para 2024 é esse sentimento e, graças a Deus, isso está cada vez mais ficando em 2023.”
OFuxico: Qual será sua grande meta para 2024?
M.S: “A minha grande meta para 2024 é conseguir trabalhar menos e me divertir mais. Passei boa parte da minha vida entendendo que a minha função era trabalhar e construir. Assim, eu me diverti, sorri e brinquei muito pouco. Em 2024 estou disposto a me divertir mais. Imagina que estou casado há 18 anos e nunca fiz uma viagem internacional com a minha esposa, nunca fiz uma viagem com a minha família. Isso, enquanto chefe de família e pai, é uma falha muito grande. Por isso, em 2024 a minha meta é colocar mais sorrisos no rosto da minha família, porque eu acho que os sorrisos que eles têm hoje não vem de mim, mas da interação e construção deles. Quando eles olham pra mim enxergam responsabilidade e disciplina, mas talvez eles não vejam humor e alegria. Eu quero que os meus filhos me vejam com essa referência também.”
OFuxico: Qual viagem você planeja fazer em 2024 e por que?
M.S: “Em 2024 eu pretendo viajar para Gana, um país do continente africano. Gana tem sido uma referência muito grande em termos de desenvolvimento, de qualidade de vida. Quero ir também pra Ruanda, outro país africano que me chama muita atenção, porque durante muito tempo ele foi marcado por conflitos e eles conseguiram sair dessa agenda de rivalidade para se tornar um dos países com melhor desenvolvimento e com um IDH super interessante no continente. Eu realmente quero entender como eles fizeram esse processo, só consigo isso quando ficar lá 10 ou 12 dias, comendo na casa das pessoas, conversando, participando de atividades comunitárias.”
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.