Draft 2003: uma das melhores classes da história da NBA

Por - 08/07/2025 - 16:04

Draft 2003: uma das melhores classes da história da NBA

Relembre o draft de 2003 da NBA, considerado um dos melhores da história

O draft da NBA é um importante evento na liga de basquete americano, onde as equipes escolhem jovens para fazer parte do time. Portanto, o sonho de muitos garotos é chegar até ele e, quanto mais rápido for escolhido, mais valorizado inicialmente o atleta é.

A expectativa em torno dos novos talentos do basquete americano vai além das quadras, já que o draft da NBA aquece palpites em plataformas como a Superbet. Jogue com responsabilidade.

Através do draft várias estrelas surgiram para o basquete, inclusive, as chamadas classes de draft apresentam muitas curiosidades, com casos de jogadores que confirmaram as expectativas, mas outros que decepcionaram.

Uma das edições mais famosas é o draft de 2003, que revelou para o mundo do basquete várias estrelas que criaram os seus legados na NBA.

O lendário draft de 2003

Muitos apontam a classe de draft de 2003 como a melhor da história. Na ocasião, vários jovens despontavam como promessas e, com isso, as equipes se movimentaram para selecionar os jogadores que vinham de bons números no basquete universitário.

Deste draft, saíram nomes como: LeBron James, Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade. Além disso, o brasileiro Leandrinho esteve presente, selecionado na 28ª posição pelo San Antonio Spurs, mas negociado em seguida com o Phoenix Suns.

O dono da primeira escolha foi o Cleveland Cavaliers, que selecionou LeBron James. Considerado um dos melhores da história, o King mostrou em quadra o motivo de ser pick 1, inclusive, levou os Cavs até o primeiro e único título da história da franquia.

Ele ainda foi campeão pelo Miami Heat e pelo Los Angeles Lakers, quebrando vários recordes da liga e rivalizando com Michael Jordan pelo posto de melhor jogador da história. Aos 40 anos, ele é o único da classe de draft de 2003 que segue em atividade.

Na segunda escolha, o Detroit Pistons optou por Darko Miličić, na frente de vários jovens que se tornaram lendas. O sérvio teve apenas 96 jogos na equipe, com 1,6 pontos e 5,8 minutos por jogo de média e, dois anos depois, acabou indo para o Orlando Magic.

Fechado o Top 3, o Denver Nuggets selecionou Carmelo Anthony. Com ele, a equipe mudou de patamar e, apesar de não chegar aos títulos, foi importante para mudar a mentalidade da franquia. Individualmente, Melo ganhou muito destaque, inclusive, pela seleção dos Estados Unidos, com direito a três medalhas de ouro e um bronze em Olimpíadas.

Selecionado em quarto pelo Toronto Raptors, Chris Bosh é outro que se tornou lenda. Ele venceu dois títulos pelo Miami Heat e foi selecionado 11 vezes para o All-Star da NBA. Curiosamente, a quinta escolha foi Dwyane Wade, também bicampeão com o Heat, no mesmo time.

Ambos formaram um trio de peso com LeBron James, levando o título da NBA em 2012 e 2013 para o Miami Heat, um bicampeonato moldado pela classe de draft de 2003, já que contou com três jogadores entre os cinco primeiros.

As escolhas no Draft 2003

Confira abaixo a primeira rodada completa do draft de 2003:

  1. Cleveland Cavaliers – LeBron James (St. Vincent–St. Mary HS)
  2. Detroit Pistons – Darko Miličić (Hemofarm, Sérvia)
  3. Denver Nuggets – Carmelo Anthony (Syracuse)
  4. Toronto Raptors – Chris Bosh (Georgia Tech)
  5. Miami Heat – Dwyane Wade (Marquette)
  6. Los Angeles Clippers – Chris Kaman (Central Michigan)
  7. Chicago Bulls – Kirk Hinrich (Kansas)
  8. Milwaukee Bucks – T.J. Ford (Texas)
  9. New York Knicks – Mike Sweetney (Georgetown)
  10. Washington Wizards – Jarvis Hayes (Georgia)
  11. Golden State Warriors – Mickaël Piétrus (França)
  12. Seattle SuperSonics – Nick Collison (Kansas)
  13. Memphis Grizzlies – Marcus Banks (UNLV)
  14. Seattle SuperSonics – Luke Ridnour (Oregon)
  15. Orlando Magic – Reece Gaines (Louisville)
  16. Boston Celtics – Troy Bell (Boston College)
  17. Phoenix Suns – Žarko Čabarkapa (Budućnost Podgorica, Montenegro)
  18. New Orleans Hornets – David West (Xavier)
  19. Utah Jazz – Aleksandar Pavlović (Budućnost Podgorica, Montenegro)
  20. Boston Celtics – Dahntay Jones (Duke)
  21. Atlanta Hawks – Boris Diaw (Pau-Orthez, França)
  22. New Jersey Nets – Zoran Planinić (Cibona Zagreb, Croácia)
  23. Portland Trail Blazers – Travis Outlaw (Starkville HS, Mississippi)
  24. Los Angeles Lakers – Brian Cook (Illinois)
  25. Detroit Pistons – Carlos Delfino (Argentina)
  26. Minnesota Timberwolves – Ndudi Ebi (Westbury Christian HS)
  27. Memphis Grizzlies – Kendrick Perkins (Ozen HS, Texas)
  28. San Antonio Spurs – Leandro Barbosa (Brasil)
  29. Dallas Mavericks – Josh Howard (Wake Forest)

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.