Eliminação no judô nas Olimpíadas deixa Brasil indignado
Por Raphael Araujo - 31/07/24 às 14:00
As Olimpíadas de Paris de 2024 continuam a todo vapor, e nesta quarta-feira, 31 de julho, o judoca Rafael Macedo trouxe muitas emoções. Muito por conta disso foi o fato de ele participar da repescagem, ganhar algumas lutas e chegar a competir pela medalha de bronze na categoria até 90 kg.
Olimpíadas 2024: Marta é expulsa e sai chorando de campo
Porém, justo na briga pela medalha de terceiro lugar, ele perdeu a luta para o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou. Porém, a eliminação não ocorreu por pontos, e sim por punição, com o paulista recebendo três punições e sendo desclassificado, dando vitória no judô ao atleta da casa.
Como foi a luta de Rafael Macedo?
Rafael Macedo iniciou o combate com determinação, buscando firmemente a pegada. Hambou, seu adversário francês, lutava para evitar o controle das mãos pelo brasileiro. Em menos de um minuto, os dois receberam shido, punição por falta de combatividade.
Hambou tentou uma entrada, prontamente defendida por Macedo, que buscou uma chave de braço sem sucesso. Em seguida, Macedo derrubou Hambou com um o-uchi-gari, mas o árbitro não pontuou a queda. Ambos receberam outra punição, ficando pendurados com dois minutos restantes.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Macedo conseguiu encaixar um uchi-mata, mas Hambou caiu de frente e tentou uma técnica de sacrifício, bem defendida pelo brasileiro. Em mais uma tentativa, Macedo projetou Hambou, que evitou a pontuação no último instante. O paulista ainda aplicou outra queda, mas Hambou novamente evitou tocar as costas no chão. Ao tentar uma chave de braço, Macedo cometeu uma penalidade ao pegar por dentro da gola do adversário.
O treinador do judoca expressou sua frustração: “É uma vergonha!”. O próprio Rafael Macedo comentou depois: “É a segunda vez que venho a uma Olimpíada, é um sonho estar aqui. Fiz um dia muito bom, poderia sair com uma medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo, faz parte. A decisão dos árbitros foi essa e acredito que vai ser a correta”.
Brasileiros revoltados
A eliminação de Rafael Macedo no judô por punição deixou os internautas revoltados nas redes sociais, reclamando de como o Brasil foi injustiçado na luta e que estão sabotando o país em diversas modalidades, mas que essa foi a gota d’água.
Pedro Scooby faz denúncia grave contra jurado olímpico
“QUEREMOS JUSTIÇA! Rafael Macedo é DESCLASSIFICADO na disputa para a medalha de BRONZE para o Brasil no Judô Masculino”, “Pratico judô desde os 12 anos de idade. Nunca vi uma roubalheira tão grande quanto essa hoje. Uma das maiores vergonhas da história da modalidade nas Olimpíadas”, “Não aguento mais ser ROUBADO nessas olimpíadas. Inacreditável o que acabou de acontecer no judô!”, foram algumas das declarações revoltadas, em suma.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.