Esgrimista do Brasil compete nas Olimpíadas com tumor e fará cirurgia
Por Raphael Araujo - 27/07/24 às 16:04
Nathalie Moellhausen, destaque do Time Brasil, preocupou torcedores e comissão técnica em sua estreia na esgrima nas Olimpíadas de Paris. Aos 38 anos, a atleta passou mal durante o terceiro tempo do combate, necessitando de atendimento médico. O duelo foi interrompido por alguns minutos para que ela pudesse ser atendida.
Climão em transmissão das Olimpíadas: Foi verdade ou armado?
Anteriormente, em fevereiro deste ano, Nathalie descobriu um tumor benigno na região do cóccix e vem sofrendo com dores crônicas no local, segundo o GE Globo. Aliás, na véspera de sua estreia em Paris, ela revelou que lida com esse problema de saúde e que havia ficado internada recentemente, sem especificar o motivo da hospitalização.
Interrupção no duelo contra Ruien Xiao
Durante o combate contra a canadense Ruien Xiao, de 16 anos, Nathalie passou mal na reta final. Faltando um minuto e meio para o término da terceira rodada, ela pediu atendimento e precisou de ajuda para se recuperar. Após alguns minutos, retornou ao duelo e conseguiu tirar três pontos de desvantagem antes de sofrer o 15º e último ponto, resultando em sua derrota.
Posteriormente, Nathalie informou à TV Globo que não tinha condições de falar com a imprensa e que se pronunciaria após um procedimento médico. Em seguida, a esgrimista deixou o Grand Palais e foi para um hospital. Moradora de Paris, Nathalie contou com seu médico particular na cidade. Independentemente do resultado nas Olimpíadas, ela já tinha uma cirurgia marcada para o dia 29 de julho.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Condição de saúde de Nathalie Moellhausen
Nathalie compartilhou em suas redes sociais os desafios que enfrentou nos dias de preparação para as Olimpíadas. Ela ficou cinco dias internada devido a fortes dores nas costas, precisando de morfina para alívio. A atleta foi liberada do hospital poucos dias antes da competição.
Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Nathalie sofreu uma crise de lombalgia durante a preparação, o que levou à sua hospitalização. Após exames e um tratamento com analgesia, os médicos a liberaram para competir, mantendo a cirurgia agendada.
“Nathalie passou por uma crise de lombalgia na reta final da preparação para os Jogos e chegou a ser hospitalizada. Após a realização de uma ressonância magnética, os médicos da atleta realizaram uma biópsia e identificaram um tumor, com aspectos de benignidade, na coluna da esgrimista. Os médicos trataram a atleta com analgesia, liberaram-na para a competição e marcaram uma cirurgia para esta segunda-feira, dia 29, quando será feita a retirada do tumor e descompressão do local”, disse em suma o COB em comunicado.
Anitta relembra abertura das Olimpíadas de 2016 no Rio
“Após a competição, ela optou em voltar ao hospital para ser reavaliada por seu médico, já que é moradora de Paris. Integrantes da área de saúde do COB foram ao hospital durante a internação da Nathalie na semana passada, estiveram em contato com o médico particular da atleta e a própria Nathalie e têm monitorado toda a situação de perto. Os médicos do COB acompanharam a esgrimista durante a competição neste sábado e também se encaminharam para o hospital após a disputa”, concluiu, por fim, o comunicado do COB.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.